(1,0)
O esporte competitivo tem fatores negativos quando nele se enfatiza o ganhar a qualquer preço e o individualismo exacerbado. Por outro lado, ele também apresenta fatores positivos. Ser competitivo pode ser um valioso recurso para atuar no mundo, pois o sentido de vencer, implícito na palavra competição, pode se referir também a superação de dificuldades, desenvolvimento da colaboração, enfim, o aprimoramento do potencial humano. A respeito do esporte competitivo, julgue o item subsequente.
Pelo seu nível de agressão, o boxe não apresenta fatores positivos.
O ser humano recebe um conjunto de benefícios quando pratica atividade física; essa ação produz efeitos positivos nos níveis fisiológico, comportamental e social. Quanto aos efeitos positivos da atividade física no nível fisiológico, julgue o seguinte item.
No cérebro, ela estimula a liberação de substâncias como a endorfma, que melhora o funcionamento do sistema nervoso central, proporcionando a sensação de bem-estar.
As raízes históricas da cultura corporal do ocidente estão inter-relacionadas aos ideais da formação do homem grego. Pensar o nosso passado é, ao mesmo tempo, pensar também a influência marcante da cultura grega. Com base nas ideias de Platão — um dos mais influentes filósofos dessa época — a respeito desse assunto, julgue o item a seguir.
A ginástica era dividida em: higiene corporal e regime dietético; atletismo; e jogos e danças.
A alma e o corpo tinham o mesmo valor na formação grega.
A aptidão física no contexto da qualidade de vida é definida como a capacidade de realizar atividades de movimento diárias com vigor, energia e competência, assim como a capacidade de diminuir o risco de desenvolvimento prematuro de doenças hipocinéticas. Considerando esse assunto, julgue os itens subsequentes.
São exemplos de doenças hipocinéticas: as cardiovasculares, as posturais e a obesidade.
A aptidão física no contexto da qualidade de vida é definida como a capacidade de realizar atividades de movimento diárias com vigor, energia e competência, assim como a capacidade de diminuir o risco de desenvolvimento prematuro de doenças hipocinéticas. Considerando esse assunto, julgue o item subsequente.
Componentes básicos relacionados à saúde incluem a capacidade cardiovascular, a flexibilidade, a força, a composição corporal e a resistência muscular localizada.
Existem três princípios básicos relacionados à aptidão física: da individualidade biológica, da sobrecarga crescente e da intensidade.
A partir do paradigma da complexidade, a compreensão do processo pelo qual se dá a tomada do poder sobre os corpos na escola deve ser uma inquietação importante em educação e, em especial, na educação física. Nas relações de poder que ali se transcorrem, muitas vezes o corpo tem sido usado para atender aos valores do poder dominante da ideologia de mercado. Assim, a educação é um processo que visa inculcar no indivíduo o disciplinamento do corpo que traz em si determinados valores e regras.
Tendo como referência o texto acima, julgue o item a seguir, de acordo com o paradigma da complexidade.
As ações educativas devem ser orientadas pelo respeito às diferenças e pela convivência com portadores de necessidades especiais, entre outros grupos minoritários.
A sociedade produz saberes que vão orientar a ação do indivíduo nas relações sociais democráticas.
A cerca das características da tendência pedagógica desenvolvimentista, também presente no variado universo da educação física escolar brasileira, julgue o item abaixo.
Deve-se priorizar a aquisição e execução de habilidades motoras básicas, específicas e aquelas determinadas culturalmente.
A cultura tradicional da dança no Brasil expressa a imensa riqueza do caráter multifacetado e único do país. A dança é bastante diversificada quanto à sua natureza geográfica, étnica, histórica e cultural, e esse caráter legitima a importância regional e nacional das suas várias manifestações. Quanto às manifestações da dança no Brasil, julgue o item seguinte.
A festa do boi-bumbá da região Norte, como a da cidade de Parintins, no Amazonas, contém os mesmos componentes das festas do boi da região Nordeste.
O homem era considerado holisticamente.
A prática da ginástica não era para todos.
Por meio do jogo, é possível manifestar sensivelmente ideias, valores, crenças e desejos que, muitas das vezes, seriam difíceis de serem expressos verbalmente. Nesse sentido, as atividades lúdicas podem também ser apropriadas como um componente importante dentro do processo
Huizinga, ao definir o homem como homo ludens, mostra que o jogo acompanha os humanos desde o surgimento da cultura. Quando o autor se refere às características formais do jogo, ele não apresenta somente uma possibilidade de conceituar-se o jogo, mas também tenta demarcar e diferenciar a noção de ludicidade do exercício forçado e do trabalho. Nesse contexto, o jogo, do ponto de vista formal, se define como um(a)
Recuperar senha