Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Matéria: Educação Física x
#123660
Concurso
SEDUC-MT
Cargo
Professor de Educação Básica - Educação Física
Banca
IBFC
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A seleção dos conteúdos e a distribuição das atividades desenvolvidas pela área da Educação Física, para o curso noturno em função das características do curso e do grupo, devem receber uma atenção especial. Mas do que qualquer outro contexto, cabe em relação aos cursos noturnos um esforço para a otimização na transmissão dos conteúdos listados como relevantes. Cabe, no momento, uma reflexão sobre o papel social da Educação Física. Assinale a alternativa INCORRETA.

#123463
Concurso
SEDUC-RJ
Cargo
Professor - Educação Físca
Banca
CEPERJ
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Gallahue e Ozmun (2003) afirmam que um auto conceito negativo ou deficiente pode resultar em problemas de comportamento, dificuldade de aprendizagem e delinquência. Segundo os autores, a percepção que o estudante tem de si afeta o nível de desempenho acadêmico. E os educadores precisam saber utilizar as atividades motoras para encorajar a formação de auto conceitos positivos e estáveis.

Ainda de acordo com os autores citados, é muito importante que as experiências motoras dos educandos sejam orientadas para o êxito, pois assim auxiliariam na melhora do auto conceito. E para que isso aconteça, Gallahue e Ozmun sugerem que os educadores usem métodos de abordagens:

#123461
Concurso
SEDUC-RJ
Cargo
Professor - Educação Físca
Banca
CEPERJ
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

O professor Nando trabalhou Jogos Populares com os alunos do 7º ano. Ao final de seis semanas, quando concluiu o que havia planejado, elaborou um instrumento capaz de avaliar o final desse processo de aquisição de conteúdo por parte dos alunos. De acordo com os PCNs, essa fase da avaliação contínua denomina-se:

#123459
Concurso
SEDUC-RJ
Cargo
Professor - Educação Físca
Banca
CEPERJ
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Um planejamento de ensino eficaz em educação física escolar requer, dentre outras ações, que o professor vá além da condição de ministrador de atividades físicas e que desenvolva reflexões, pesquisas e ações contextualizadas com a realidade social e cultural, ligados ao movimento humano. Campos (2011) desenvolve tais ideias e propõe que, para elaboração do planejamento de ensino, é necessário que o professor observe também os seguintes requisitos:

#123443
Concurso
Prefeitura do Rio Pardo-RS
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
OBJETIVA
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Sobre a articulação do joelho, sendo essa uma das mais importantes do corpo, analisar a sentença abaixo:
A extensão é o retorno do segmento de qualquer grau de flexão até a posição ortostática (1ª parte). Na postura ereta, o joelho já está em extensão total, e qualquer excesso desse limite é patológico (2ª parte).
A sentença está:

#123442
Concurso
Prefeitura do Rio Pardo-RS
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
OBJETIVA
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Em relação à capacidade aeróbica, assinalar a alternativa CORRETA:

#123441
Concurso
Prefeitura do Rio Pardo-RS
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
OBJETIVA
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

“Concepção da Educação Física que, contribuindo com a formação da personalidade e das habilidades motoras dos alunos, tem como premissa principal a tentativa de fazer com que haja uma adaptação adequada destes perante as exigências sociais. Essa mesma concepção busca possibilitar que o próprio aluno possa organizar ludicamente seu tempo livre.” O trecho acima refere-se a qual concepção de Educação Física?

#123440
Concurso
Prefeitura do Rio Pardo-RS
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
OBJETIVA
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

De acordo com SOLER, sobre Educação Física Inclusiva, analisar os itens abaixo:
I. Na inclusão, a escola tem que ser transformada, ressignificada, e o aluno necessita adaptar-se às suas necessidades. II. O principal desafio da escola inclusiva é desenvolver uma pedagogia centrada na criança, capaz de educar a todos, sem discriminação. III. Deve-se lembrar que inclusão é o mesmo que integração, e a permanência da criança é condicionada às suas possibilidades.
Está(ão) CORRETO(S):

#123439
Concurso
Prefeitura do Rio Pardo-RS
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
OBJETIVA
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Considerando-se a síntese dos fatores específicos do educador físico, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Conhecimento biológico. (2) Conhecimento técnico. (3) Conhecimento psicopedagógico.
( ) Dominar os métodos que fundamentam as práticas corporais e orientá-las através de procedimentos apropriados às atividades e às exigências biopsicossociais dos educandos. ( ) Compreender as leis inerentes à corporeidade humana e aplicar cargas de trabalho compatíveis com os níveis de desenvolvimento e características dos educandos. ( ) Possuir sensibilidade e competência para conduzir o processo ensino-aprendizagem em um clima propício, favorecendo o adequado desenvolvimento de todas as etapas da ação educativa.

#123438
Concurso
Prefeitura do Rio Pardo-RS
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
OBJETIVA
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

O esporte institucionalizado, geralmente, acaba por apoiar especialmente algumas tendências: para a seleção, para a especialização e para a instrumentalização. Ou seja, ao se considerar a utilização desse conteúdo em ambiente escolar sem uma reflexão didática, acaba-se por reproduzir essas tendências. Sobre elas, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Tendência para a seleção. (2) Tendência para a especialização. (3) Tendência para a instrumentalização.
( ) Os padrões de rendimento no esporte de alto nível criam a necessidade de concentrar todos os esforços em uma só prova esportiva. Desta forma, criam-se condições para que somente o progresso de rendimento seja conseguido. ( ) O esporte orientado para o alto rendimento corporal tem feito esforços para conseguir conhecimentos biológicos fundamentais com o objetivo de alcançar um aumento de rendimento na função do corpo. Assim, se desenvolveu um grande arsenal de métodos de treinamento que prometem este êxito. ( ) O esporte institucionalizado organiza-se em classes particulares de rendimento: a diferenciação segue, primeiramente, o nível de rendimento. Com isso, relacionam-se também a idade e o sexo.

#123437
Concurso
Prefeitura do Rio Pardo-RS
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
OBJETIVA
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Em sua obra, DAIOLO faz referência a um autor que faz profunda discussão sobre o movimento humano, criticando a visão que o concebe apenas como fenômeno físico que pode ser reconhecido e esclarecido de forma muito simples e objetiva, independentemente do próprio ser humano que o realiza. Segundo esse autor, essas análises que tratam o movimento como acontecimento espaço-temporal não dão conta da complexidade que envolve o ser humano em movimento, sendo necessária uma análise integral. Considerando-se isso, assinalar a alternativa que apresenta, respectivamente, a abordagem e o autor da Educação Física ao qual DAIOLO se refere:

    #123426
    Concurso
    SEDUC-RJ
    Cargo
    Professor - Educação Físca
    Banca
    CEPERJ
    Matéria
    Educação Física
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    A aprendizagem de habilidades motoras progride sequencialmente de forma previsível e independente da idade do aprendiz. Gallahue e Ozmun (2003) classificam o desenvolvimento dessa aprendizagem nos níveis inicial, intermediário e avançado, caracterizados respectivamente por movimentos:

    #123425
    Concurso
    SEDUC-RJ
    Cargo
    Professor - Educação Físca
    Banca
    CEPERJ
    Matéria
    Educação Física
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Na semana de planejamento, a equipe de professores de Educação Física discute sobre os conteúdos a serem selecionados para o ano letivo:

    Professor 1- “Temos que fazer com que os alunos vivenciem o jogo.”
    Professor 2- “Nada disso! Vamos trabalhar o desenvolvimento motor dessa garotada!”
    Professor 3- “Gente! Vamos valorizar o saber do aluno! Vamos trazer para a escola as brincadeiras deles! As brincadeiras populares.”
    Professor 4- “Minha gente... Esse pessoal precisa conhecer sobre o jogo que jogam!”

    De acordo com os estudos apresentados por Darido (2003), os professores do diálogo reproduzido acima são adeptos, respectivamente, das seguintes abordagens:

    #123424
    Concurso
    SEDUC-RJ
    Cargo
    Professor - Educação Físca
    Banca
    CEPERJ
    Matéria
    Educação Física
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Uma questão polêmica na educação física escolar é a avaliação. Tal problema é detectado ainda na formação de professores dentro das universidades, como afirma a pesquisa de Paiva e Souza (in Monteiro e Cupollilo, 2011), em que aponta que o ensino sobre a avaliação ainda possui características conservadoras e limitadas. Portanto, a hipótese da pesquisa demonstra que professores avaliam de acordo com a forma denominada “tendência clássica de avaliação". Tal tendência expressa uma avaliação centrada nos seguintes fatores:

    #123423
    Concurso
    SEDUC-RJ
    Cargo
    Professor - Educação Físca
    Banca
    CEPERJ
    Matéria
    Educação Física
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Enquanto função psicomotora, o tônus interfere significativamente não só nos aspectos afetivos, como também no diálogo corporal que o indivíduo estabelece com o mundo. Contudo, Fonseca (2009) admite que o estudo da função tônica se situa no estudo do sistema nervoso central, tratando-se de um dos mais vastos e complexos da neurofisiologia. Isso refere-se a um dos conceitos mais caros para o ensino da Educação Física, pois segundo esse autor a função tônica: