Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Matéria: Educação Física x
#123675
Concurso
SEDUC-MT
Cargo
Professor de Educação Básica - Educação Física
Banca
IBFC
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

De acordo com os PCN´s, em relação ao âmbito escolar, a partir do Decreto nº 69.450, de 1971, a Educação Física passou a ser considerada como “____________________________”. O decreto deu ênfase à aptidão física, tanto na organização das atividades como no seu controle e avaliação, e a iniciação esportiva, a partir da quinta série, se tornou um dos eixos fundamentais de ensino, buscava-se a descoberta de novos talentos que pudessem participar de competições internacionais, representando a pátria. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

#123674
Concurso
SEDUC-MT
Cargo
Professor de Educação Básica - Educação Física
Banca
IBFC
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

De acordo com Nascimento (1984), o domínio da ética ou da moral é constituído pela investigação a respeito das noções de bem e mal, justo e injusto, do conjunto de valores que os homens admitem por tradição, por hábito ou pela adesão a um conjunto de crenças. Neste contexto, nas aulas de Educação Física os jogos representam excelentes oportunidades para a experiência de valores como: I. respeito mútuo II. solidariedade, justiça e o diálogo III. princípios em relação aos temas transversais IV. a importância de seguir padrões impostos pela sociedade
Assinale a alternativa CORRETA:

#123673
Concurso
SEDUC-MT
Cargo
Professor de Educação Básica - Educação Física
Banca
IBFC
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

De acordo com os PCN´s (BRASIL, 1998b), o desenvolvimento do principio da solidariedade na escola deve passar pela _______________ e ________________. Os alunos devem ser levados a _________________ e __________________ sobre ela juntamente com os outros valores. Só conhecendo, vivenciando situações concretas e refletindo sobre elas o aluno pode construir uma postura solidária. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.

#123672
Concurso
SEDUC-MT
Cargo
Professor de Educação Básica - Educação Física
Banca
IBFC
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Os PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (BRASIL/ 1997) apresentam os objetivos gerais para o ensino fundamental, esperando que, ao final do ensino fundamental os alunos sejam capazes de: Assinale a alternativa INCORRETA.

#123671
Concurso
SEDUC-MT
Cargo
Professor de Educação Básica - Educação Física
Banca
IBFC
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Compreende-se que as Atividades Rítmicas e Expressivas enquanto conhecimento da Educação Física deve enfatizar movimento com sons e música, para inspirar vivencias e experiências diversas, no sentido de possibilitar a ________________________ e a ____________________________, desenvolvendo de forma simultânea o domínio motor, cognitivo e afetivo-social. (PIZZATO s/d). Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.

#123670
Concurso
SEDUC-MT
Cargo
Professor de Educação Básica - Educação Física
Banca
IBFC
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A temática das atividades de aventura constitui um conjunto de praticas recentes dentro da área da Educação Física e podem acontecer sem diferenciação de gênero, habilidades motoras, questões culturais e/ou interesses competitivos. Tal temática pode constituir-se como praticas de elevado poder formativo e, se tratadas de forma pedagógica, podem: Assinale a alternativa CORRETA

    #123669
    Concurso
    SEDUC-MT
    Cargo
    Professor de Educação Básica - Educação Física
    Banca
    IBFC
    Matéria
    Educação Física
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Ao desenvolver atividades de aventura nas aulas de Educação Física, devem apresentar uma didática e pedagogicamente com a parte teórica e prática, sendo que o espaço adequado e equipamento específico não necessariamente a escola precisa oferecer e ter, pois a ação da educação não se restringe a uma prática pela prática, mas a vivência oferece inúmeros conhecimentos, tanto esportivo, cultural, social. (CASSÁRIO/2011). Neste contexto, de acordo com o autor, as aulas de Educação Física devem: Assinale a alternativa correta.

    #123668
    Concurso
    SEDUC-MT
    Cargo
    Professor de Educação Básica - Educação Física
    Banca
    IBFC
    Matéria
    Educação Física
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Para Guimarães et al (2007), atividades de aventura por proporcionarem uma fuga da rotina e diversas emoções peculiares, poder ser fator de motivação e interesse dos alunos nas aulas de Educação Física, além da interação dos mesmos com a natureza, partindo do principio de que o homem deve: Assinale a alternativa correta

    #123667
    Concurso
    SEDUC-MT
    Cargo
    Professor de Educação Básica - Educação Física
    Banca
    IBFC
    Matéria
    Educação Física
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    A expectativa da Educação Física escolar, que tem como objeto a reflexão sobre a cultura corporal, contribui para a afirmação dos interesses de classe das camadas populares, na medida em que desenvolve uma reflexão pedagógica sobre valores como: I. Solidariedade substituindo individualismo II. Cooperação confrontando a disputa III. Distribuição em confronto com apropriação IV. Liberdade de expressão dos movimentos - a emancipação
    Assinale a alternativa CORRETA:

    #123666
    Concurso
    SEDUC-MT
    Cargo
    Professor de Educação Básica - Educação Física
    Banca
    IBFC
    Matéria
    Educação Física
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    .De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (1998) “Em relação ao âmbito escolar, a partir do Decreto no 69.450, de 1971, a Educação Física passou a ser considerada como a atividade que, por seus meios, processos e técnicas, desenvolve e aprimora forças físicas, morais, cívicas, psíquicas e sociais do educando. O decreto deu ênfase à aptidão física, tanto na organização das atividades como no seu controle e avaliação, e a iniciação esportiva, a partir da quinta série, se tornou um dos eixos fundamentais de ensino; buscava-se a descoberta de novos talentos que pudessem participar de competições internacionais, representando a pátria. Nesse período, o chamado modelo piramidal norteou as diretrizes políticas para a Educação Física: a Educação Física escolar e o desporto estudantil seriam a base da pirâmide; a melhoria da aptidão física da população urbana e o empreendimento da iniciativa privada na organização desportiva para a comunidade comporiam o desporto de massa, o segundo nível da pirâmide”. Neste contexto, podemos afirmar que o objetivo do modelo piramidal era... Assinale a alternativa CORRETA.

    #123665
    Concurso
    SEDUC-MT
    Cargo
    Professor de Educação Básica - Educação Física
    Banca
    IBFC
    Matéria
    Educação Física
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Estruturar um programa de Educação Física ou de outra disciplina e selecionar os seus conteúdos é um problema metodológico básico, uma vez que, quando se aponta o conhecimento e os métodos para sua assimilação, se evidencia a natureza do pensamento teórico que se pretende desenvolver nos alunos. Podemos dizer que o programa é o pilar da disciplina e que seus elementos principais são: (COLETIVO DE AUTORES. 1992). I. O conhecimento de que trata a disciplina, sistematizado e distribuído, que geralmente se denomina de conteúdos de ensino; II. O tempo pedagogicamente necessário para o processo de apropriação do conhecimento; III. Os procedimentos didático-metodológicos para ensiná-lo.
    Assinale a alternativa correta:

    #123664
    Concurso
    SEDUC-MT
    Cargo
    Professor de Educação Básica - Educação Física
    Banca
    IBFC
    Matéria
    Educação Física
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    A Educação Física é uma disciplina que trata, pedagogicamente, na escola, do conhecimento de uma área denominada cultura corporal, configurada com temas ou formas de atividades, particularmente corporais, como jogo, esporte, ginástica, dança ou outras, que constituirão seu conteúdo. (COLETIVO DE AUTORES, 1992). Neste contexto, o estudo desse conhecimento visa apreender a: Assinale a alternativa correta.

    #123663
    Concurso
    SEDUC-MT
    Cargo
    Professor de Educação Básica - Educação Física
    Banca
    IBFC
    Matéria
    Educação Física
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    O jogo satisfaz necessidades das crianças, especialmente as necessidades de “ação”. Para entender o avanço da criança no seu desenvolvimento, o professor dever conhecer quais as motivações, tendências e incentivos que a colocam em ação. Não sendo o jogo aspecto dominante da consciência, ele deve ser entendido como “_____________________________” por estimular a criança no exercício do pensamento, que pode desvincular-se das situações reais e levá-la a agir independentemente do que ela vê. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

    #123662
    Concurso
    SEDUC-MT
    Cargo
    Professor de Educação Básica - Educação Física
    Banca
    IBFC
    Matéria
    Educação Física
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    A Educação Física, dentro da sua especialidade, deverá abordar os temas transversais apontados como temas de urgência para o país como um todo, além de poder tratar outros relacionados às necessidades especificas de cada região, com a intenção de ampliar o olhar sobre a pratica cotidiana e, ao mesmo tempo, estimular a reflexão para a construção de novas formas de abordagem de conteúdo. Neste contexto, os temas a serem desenvolvidos nas aulas de Educação Física são (BRASIL, 1998): Assinale a alternativa correta:

    #123661
    Concurso
    SEDUC-MT
    Cargo
    Professor de Educação Básica - Educação Física
    Banca
    IBFC
    Matéria
    Educação Física
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    De acordo com os PCN´s, um dos temas transversais a serem desenvolvidos nas aulas de Educação Física é a Pluralidade Cultural. Neste contexto, as interseções da Educação Física para este tema, permite ... Assinale a alternativa correta: