Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Matéria: Educação Física x
#128754
Concurso
Prefeitura de Vila Velha-ES
Cargo
Professor - Educação Física
Banca
IBADE
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Daolio (2007) no seu livro “Educação Física e conceito de cultura”, faz uma análise sobre a perspectiva da cultura na visão de outros autores como Go Tani, João Batista Freire, no Coletivo de Autores, Eleonor Kunz, Valter Bracht e Mauro Betti. O autor que fala de uma Educação Física da desordem, prega como prática metodológica a necessidade de se olhar para o ser de uma forma aspiralada e menos estanque de camadas que não se comunicam. Daolio sugere assim que as camadas estão dispostas em um formato de espiral, deixando claro que elas devem se comunicar. Segundo o autor, estas camadas passam pela organização do ser e devem se comunicar, passando pela organização de um ser:

#128753
Concurso
Prefeitura de Vila Velha-ES
Cargo
Professor - Educação Física
Banca
IBADE
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Soler, fala que é difícil entender como as pessoas gastam tanta energia tentando superar o outro e com medo de serem superadas. O mais aconselhável seria unir essas energias em busca de um bem comum. Para escola, a sugestão do autor é trabalhar com os jogos cooperativos. Esta proposta tem várias características libertadoras que são muito coerentes com o trabalho indicado. Soler fala de algumas libertações específicas promovidas pelos jogos cooperativos, que seriam:

#128752
Concurso
Prefeitura de Vila Velha-ES
Cargo
Professor - Educação Física
Banca
IBADE
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Tubino(1992), ao defender suas teses sobre o esporte moderno, ressalta que, ao considerar o esporte praticado na Grécia, na antiguidade clássica, foi a primeira manifestação do mesmo, mas numa perspectiva de "esporte antigo", enquanto que o "esporte moderno", nasceu com Thomas Arnold, no colégio Rugby, na Inglaterra. Segundo o autor, Arnold, sob influência de Darwin, tentou introduzir o utilitarismo no desenvolvimento do esporte moderno. Nesta direção, ele identificava no esporte, três características principais:

#128751
Concurso
Prefeitura de Vila Velha-ES
Cargo
Professor - Educação Física
Banca
IBADE
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

De origem inglesa, o Rúgbi ou Rugby é um esporte coletivo de intenso contato físico entre os jogadores. Concebido inicialmente como uma variação do futebol e é disputado atualmente em mais de 120 países espalhados pelo mundo, sobretudo nas Ilhas Britânicas, Austrália, Nova Zelândia, França e África de Sul. O campo consiste em uma área de 144 metros de comprimento por 70 metros de largura e a sua superfície deve ser de grama, areia, barro, grama artificial e, em casos especiais, até na neve. Tendo uma partida com duração de 1 hora e 20 minutos divididos em dois tempos de 40 minutos, a quantidade de jogadores titulares por cada equipe que inicia uma partida no Rugby tradicional é de:

#128750
Concurso
Prefeitura de Vila Velha-ES
Cargo
Professor - Educação Física
Banca
IBADE
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A maneira pela qual os esportes na natureza vêm sendo retratados pelos meios de comunicação, evidenciam sempre o caráter de excepcionalidade, sua dimensão fantástica e espetaculosa. São imagens acrobáticas, sensacionais, “de tirar o fôlego”, evocando certos caracteres comportamentais que o reforçam como algo além de um simples Esporte. Ao adaptar esse conteúdo para as aulas de Educação Física, há muitas razões para incluirmos os esportes de aventura na escola (Ferreira, 2016), sendo assim, a alternativa em que as atividades propostas tem relação com atividades de Esporte na Natureza é:

#128749
Concurso
Prefeitura de Vila Velha-ES
Cargo
Professor - Educação Física
Banca
IBADE
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Os princípios do treinamento desportivo são utilizados como norteadores para a prescrição do treinamento. De forma geral, servem como guias e diretrizes para que os profissionais e professores possam organizar as sessões de treinamento, respeitando esses princípios. Por isso, é importante que o profissional de Educação Física os conheça para garantir uma prescrição segura, eficiente e adequada. De acordo com Dantas (2014), os princípios do treinamento desportivo são:

#128746
Concurso
Prefeitura de Vila Velha-ES
Cargo
Professor - Educação Física
Banca
IBADE
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

O ponto de vista dos alunos, os significados e valores que eles vinculam às várias atividades do ensino devem ser considerados pelo professor, pois a alteridade é um dos princípios pedagógicos que deve orientar a Educação Física (BETTI, 1999). Para Ricouer (1991), a alteridade implica numa dialética entre o “si” e o “diverso de si”: o outro (o aluno) é constitutivo do si mesmo (o professor) – ou vice-versa. Em outras palavras, o professor constitui-se em função do aluno – e vice-versa. Todorov (1991) estabelece três níveis nesse relacionamento:

#128301
Concurso
Prefeitura de Vila Velha-ES
Cargo
Professor - Educação Física
Banca
IBADE
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Para Betti (1994 apud Ayala 2008), a Educação Física deve, progressiva e cuidadosamente, conduzir o aluno a uma reflexão crítica que o leve à autonomia no usufruto da cultura corporal do movimento. Formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, instrumentalizando exercício crítico da cidadania e da melhoria na qualidade de vida, direcionado por alguns princípios pedagógicos, tais como:

#128300
Concurso
Prefeitura de Vila Velha-ES
Cargo
Professor - Educação Física
Banca
IBADE
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A BNCC categoriza as práticas corporais em seis unidades temáticas que aparecem ao longo de todo Ensino Fundamental. Segundo a Base, é fundamental que os alunos tenham contato com o maior número possível de práticas e que todos estejam preparados para acolher a diversidade que representam. A partir dessas experiências, os alunos podem ressignificar a própria cultura. Outro aspecto importante é que os estudantes pensem sobre os valores inerentes às práticas e que possam desenvolver habilidades socioemocionais ao vivenciá-las. São as 6 unidades temáticas categorizadas pela BNCC:

#128299
Concurso
Prefeitura de Vila Velha-ES
Cargo
Professor - Educação Física
Banca
IBADE
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Na área de conhecimento da Educação Física, Adams et al. (1985) propõem que os objetivos da educação física devem envolver os aspectos social, emocional, interpretativo, orgânico e neuromuscular. Nesse sentido, a Educação Física pode se apropriar do conteúdo da natação para alcançar os objetivos propostos por Adams et al. (1985). Entre as diferentes metodologias para o ensino da natação, há o “conceito Halliwick”. Assinale a alternativa que corresponde à definição deste conceito.

#128298
Concurso
Prefeitura de Vila Velha-ES
Cargo
Professor - Educação Física
Banca
IBADE
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A natação foi inserida nos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, em 1896, e as provas disputadas foram os 100, 500 e 1200 metros livre. Durante as décadas seguintes, principalmente após a fundação da Federação Internacional de Natação - FINA - em 1908, outras provas foram incluídas junto ao processo de composição desta modalidade, tais como 50, 200, 400, 800 e 1500 metros livre, havendo também o processo de divisão de categorias etárias (COSTA et al., 2015). A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, fundada em 21 de outubro de 1977, filiada à Federação Internacional de Natação e ao Comitê Olímpico Brasileiro, segue as regras da FINA para as competições de natação, conforme a CBDA (2017). Sobre as regras para competição de natação, a idade máxima dos oficiais (juízes, juiz de partida e árbitro geral) quando atuarem em campeonatos ou competições da FINA, exceto os oficiais de master e polo aquático, é:

#124624
Concurso
Prefeitura de Santa Rita-PB
Cargo
Professor de Educação Física
Banca
FACET
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Atualmente coexistem na área várias concepções pedagógicas, todas elas tendo em comum a tentativa de romper com o modelo anterior, fruto de uma etapa recente da Educação Física. Estas abordagens resultam da articulação de diferentes teorias psicológicas, sociológicas e concepções filosóficas. Nesse sentido, qual ou quais autor(es) serve(em) de base para a Abordagem Crítico-emancipatória?

#124623
Concurso
Prefeitura de Santa Rita-PB
Cargo
Professor de Educação Física
Banca
FACET
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A Educação Física é uma disciplina que trata pedagogicamente, na escola, do conhecimento de uma área denominada de cultura corporal. O conteúdo jogo está presente nessa área de conhecimento e a sua abordagem no 2º ciclo de ensino implica em:

    #124619
    Concurso
    Prefeitura de Santa Rita-PB
    Cargo
    Professor de Educação Física
    Banca
    FACET
    Matéria
    Educação Física
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    “O jogo (brincar e jogar são sinônimos em diversas línguas) é uma invenção do homem, um ato em que sua intencionalidade e curiosidade resultam num processo criativo para modificar, imaginariamente, a realidade e o presente.” A respeito desse conteúdo, segundo o Coletivo de Autores (2012), é correto afirmar:
    I. O jogo deve ser entendido como “fator de desenvolvimento”, por estimular a criança no exercício do pensamento. II. O jogo satisfaz necessidades das crianças, especialmente a necessidade de “ação”. III. Quanto mais rígidas são as regras dos jogos, maior é a exigência de atenção da criança e de regulação da sua própria atividade, tornando o jogo tenso. IV. Ao selecionar os jogos a serem realizados é importante considerar a memória lúdica da comunidade em que o aluno vive.

    Está(ão) correta(s):

    #124617
    Concurso
    Prefeitura de Santa Rita-PB
    Cargo
    Professor de Educação Física
    Banca
    FACET
    Matéria
    Educação Física
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    “O jogo tem sido privilegiado nessa proposta, considerado seu principal conteúdo, porque, enquanto joga ou brinca, a criança aprende em um ambiente lúdico e prazeroso. Já a avaliação caminha no sentido de se evitar punições, com ênfase no processo de auto avaliação.” Na passagem acima, Darido (2011) refere-se a características centrais de qual abordagem pedagógica?