(1,0)
Julgue o próximo item, com base em uma perspectiva crítica de educação física e a respeito de seus aspectos didático-pedagógicos para a efetivação dos processos de ensino-aprendizagem na escola.
A educação física é um componente curricular da escola que trata pedagogicamente os conteúdos da cultura corporal.
No âmbito do planejamento das ações pedagógicas das aulas, a divisão de grupos por gênero visa garantir a integridade física das alunas.
Os alunos devem compreender os conteúdos da educação física como conhecimentos sócio-históricos das práticas corporais e que possuem sentido e significado a partir da cultura.
A participação dos alunos em jogos esportivos é recomendada como forma de desenvolver uma competitividade que os levará a “vencer na vida”.
Ao abordar as diversas práticas corporais, a inclusão é um princípio norteador do trabalho pedagógico da educação física.
Julgue o item a seguir, com relação aos acontecimentos históricos da educação física.
A gênese da educação física brasileira está relacionada com as instituições médicas e militares.
A concepção de higienismo na educação física compreende a valorização de hábitos de higiene, eugenismo, saúde e desenvolvimento físico e moral por meio do exercício físico.
O movimento renovador da educação física brasileira corresponde à passagem dos métodos ginásticos para o contexto esportivo na prática pedagógica da escola.
Nas primeiras tentativas de se fazer presente na escola brasileira, a educação física se valeu dos esportes e das competições recreativas.
A década de 1980 é reconhecida como paradigmática de uma educação física que se volta aos conhecimentos biológicos, em especial, da fisiologia do exercício.
As reações da glicólise formam relativamente pouco ATP. Consequentemente, o metabolismo aeróbio proporciona a maior parte da transferência de energia quando o exercício intenso dura mais de alguns minutos. Considerando esses aspectos, julgue o item. Ocorrem numerosas interconversões entre os nutrientes alimentares na produção de energia. Os ácidos graxos representam uma exceção notável, pois eles são incapazes de produzir proteínas consideradas não essenciais.
As reações da glicólise formam relativamente pouco ATP. Consequentemente, o metabolismo aeróbio proporciona a maior parte da transferência de energia quando o exercício intenso dura mais de alguns minutos. Considerando esses aspectos, julgue o item. A gordura armazenada representa a mais abundante fonte corporal de energia potencial, uma vez que a gordura corporal estoca mais que o dobro da energia por grama de substrato comparada ao glicogênio.
Considerando que a função primária dos carboidratos consiste em fornecer energia para o trabalho celular e o sistema de fornecimento de energia a curto prazo, julgue o próximo item.A concentração celular de ATP exerce papel regulador estimulante sobre as enzimas limitantes da velocidade que controlam o metabolismo energético dos carboidratos, das gorduras e das proteínas.
Considerando que a função primária dos carboidratos consiste em fornecer energia para o trabalho celular e o sistema de fornecimento de energia a curto prazo, julgue o próximo item.Durante a ressíntese anaeróbia do ATP, o oxigênio funciona como o recebedor final de elétrons na cadeia respiratória e combina-se com o hidrogênio para formar água, liberando grande quantidade de energia.
Considerando que a função primária dos carboidratos consiste em fornecer energia para o trabalho celular e o sistema de fornecimento de energia a curto prazo, julgue o próximo item.O transporte de elétrons por moléculas carreadoras específicas constitui a cadeia respiratória, que é a via final comum dos macronutrientes pela qual os elétrons extraídos do hidrogênio passam para o oxigênio. Para cada par de moléculas de hidrogênio oxidadas pela nicotinamida adenina dinucleotídeo (NAD), três moléculas de ATP são ressintetizadas como resultado das reações de fosforilação oxidativa acopladas.
Recuperar senha