(1,0)
Os contrastes utilizados atualmente são compostos por iodo orgânico que absorve raio-X. Em relação aos meios de contraste utilizados no laboratório de hemodinâmica, assinale a alternativa correta.
A intervenção coronária percutânea (ICP) pode se associar a potenciais complicações que cursam com significativa morbimortalidade.Em relação ao assunto, afirma-se que
As complicações vasculares relacionadas às vias de acesso são as mais prevalentes após a realização dos procedimentos cardiovasculares percutâneos. Diante desse cenário, o enfermeiro tem papel fundamental na avaliação e identificação precoce dessas complicações.De acordo com as afirmações a seguir, assinale a alternativa correta.I. Equimose é a presença de uma tumefação local não pulsátil, visível e palpável, podendo ser ao redor do sítio de punção ou uma abrangência maior da área. II. Múltiplas punções no mesmo local em um curto período de tempo, tempo de permanência aumentado do introdutor e procedimentos extensos são fatores que predispõem à infecção no sítio de punção. III. Pseudoaneurisma é uma complicação vascular grave e rara, com sinais de palidez, dor lombar, distensão abdominal, dormência no membro adjacente e hipotensão. IV. A fístula arteriovenosa caracteriza-se pela comunicação entre a artéria e veia femoral. Pode apresentar sopro e, se palpável, frêmito e edema de extremidade.Estão corretos apenas
Apesar da evolução dos materiais utilizados, como introdutores e cateteres de fino calibre, evolução dos meios de contraste, sistema de aquisição de imagem digital e o aprimoramento técnico, o cateterismo cardíaco e a intervenção coronária percutânea não estão isentos de complicações, sendo as complicações mais comuns:
O Ministério da Saúde informa que a diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo acerca da Diabetes Mellitus:I. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional. II. O diabetes tipo 1 aparece geralmente na infância ou adolescência, mas pode ser diagnosticado em adultos também. Pessoas com parentes próximos que têm ou tiveram a doença devem fazer exames regularmente para acompanhar a glicose no sangue. III. O diabetes tipo 2 ocorre quando o corpo não aproveita adequadamente a insulina produzida. A causa do diabetes tipo 2 está diretamente relacionado o sobrepeso, sedentarismo, triglicerídeos elevados, hipertensão e hábitos alimentares inadequados. IV. O Pré-diabetes é quando os níveis de glicose no sangue estão mais altos do que o normal, mas ainda não estão elevados o suficiente para caracterizar um Diabetes Tipo 1 ou Tipo 2. É um sinal de alerta do corpo, que normalmente aparece em obesos, hipertensos e/ou pessoas com alterações nos lipídios. V. A melhor forma de prevenir o diabetes e diversas outras doenças é a prática de hábitos saudáveis.Está(ao) corretas as afirmativas:
Pedro, Técnico de Enfermagem foi chamado na Unidade Básica de Saúde para verificar a pressão arterial de Rosângela, sendo constatado que a cliente apresentava-se com a pressão arterial 140x 80 mmHg. Nessa situação, é INCORRETO afirmar que:
É uma disfunção causada pela deficiência total ou parcial da produção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas. Tal conceito refere-se a qual doença?
Observe o caso:Paciente feminino, 42 anos, comparece ao pronto socorro com queixa de cefaleia, visão turva, boca seca e palpitações. Apresenta sudorese intensa e espasmos em MMSS e MMII. Acompanhante não sabe relatar antecedentes prévios. Realizada gasometria que indica os seguintes valores: pH= 7,54; pCO2 = 31 mmHg; HCO3- = 24 mEq/ l. Com base nestes resultados, observe as afirmativas a seguir e marque a resposta CORRETA com relação ao distúrbio respiratório identificado.
Recuperar senha