(1,0)
O enfermeiro, no cuidado à pessoa com doença crônica, apoiado numa relação de diálogo, deve estimular e empregar a prática do autocuidado, que implica emI. fazer uma avaliação detalhada das suas necessidades e prioridades e de sua condição crônica, com participação ativa do indivíduo. II. uma responsabilidade exclusiva do indivíduo e de sua família, que devem aprender a desenvolver atividades que competem somente a este raio de relação. III. compreender as diferentes vulnerabilidades da pessoa, conhecer o modelo explicativo da sua condição e estabelecer um horizonte comum de cuidados entre todos os atores envolvidos no processo.Está correto o que se afirma em
Sobre as ações estratégicas para enfrentamento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), leia as afirmativas abaixo:I. Uma das ações estratégicas para o diagnóstico precoce de câncer de mama é aumentar a cobertura de mamografia em mulheres entre 50 e 69 anos. II. Outra ação é ampliar a cobertura do exame preventivo do câncer de colo de útero em mulheres de 25 a 64 anos. III. O exame clínico anual das mamas (a partir de 40 anos) e a mamografia, a cada 2 anos, dos 50 aos 69 anos, são os métodos recomendados para a detecção precoce do câncer de mama no Brasil.Está CORRETO o que se afirma em
Programas para Gerenciamento de Crônicos têm a seguinte característica:
As doenças crônicas apresentam descompensações agudas que estão diretamente ligadas ao consumo excessivo de algumas substâncias, entre elas o álcool. Um paciente, portador de doença crônica, chega ao ambulatório de atendimento apresentando sinais de embriaguez. Diante deste quadro, é de total importância que o paciente seja avaliado pelo enfermeiro, pois pode ocorrer ou estar ocorrendo alterações significativas que necessitam de intervenções clínicas, são elas:
O governo federal lançou o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) no Brasil, 2011–2022. Entre as metas nacionais propostas e as principais ações destaca-se
Analise as afirmativas identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo. ( ) Um dos objetivos da organização da rede de atenção às pessoas com doenças crônicas consiste em garantir acesso ao cuidado integral. ( ) Apesar de haver adequada adesão aos tratamentos das doenças crônicas não transmissíveis, a preocupação mundial com essa temática deve-se ao número elevado de doentes na atenção básica, que onera o sistema de saúde. ( ) O objetivo do Plano de Enfrentamento de DCNT é o de promover o desenvolvimento e a implementação de políticas públicas efetivas, integradas, sustentáveis e baseadas em evidências para a prevenção e o controle das DCNT e seus fatores de risco e fortalecer os serviços de saúde voltados às doenças crônicas. ( ) O Plano de Enfrentamento de DCNT aborda os quatro principais grupos de doenças (circulatórias, câncer, respiratórias crônicas e diabetes) e seus fatores de risco em comum modificáveis (tabagismo, álcool, inatividade física, alimentação não saudável e obesidade).
Quanto aos cuidados de enfermagem no Edema Agudo de Pulmão, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.( ) Manter paciente sentado com as pernas fletidas. ( ) Administrar Oxigênio (O2), sob conduta médica. ( ) Verificar acesso venoso e puncionar veia calibrosa. ( ) Instalar oximetria de pulso e verificar sinais vitais. ( ) Não há necessidade de preparar material de entubação.
Constitui uma consequência da obesidade:
As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) são doenças multifatoriais que se desenvolvem no decorrer da vida e são de longa duração. As quatro DCNTs de maior impacto mundial são:
A Portaria MS/GM nº 252, de 19 de fevereiro de 2013, instituiu a Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas. Na atenção às condições crônicas, o Ministério da Saúde propõe identificar os grupos de pessoas com semelhantes necessidades, de acordo com dois critérios: a severidade da condição crônica estabelecida e a capacidade de autocuidado (MENDES, 2012). A severidade da condição crônica estabelecida é estratificada em graus que variam de 1 a 4. Assinale a alternativa que apresenta exemplos de severidade das condições crônicas cardiovasculares Grau 4, que é condição crônica muito complexa ou de altíssimo risco - complicação estabelecida com grande interferência na qualidade de vida.
Recuperar senha