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Acerca dos processos de gestão de pessoas nas organizações, julgue o item subsequente.O processo de treinamento nas organizações é composto das seguintes etapas: avaliação de necessidades de treinamento, definição de objetivos e avaliação do treinamento. Tais etapas, que ocorrem de forma independente, permitem o desenvolvimento de ações de capacitação.
Quanto à educação corporativa e à educação a distância, julgue o item.
Educação corporativa é o conjunto de práticas educacionais planejadas para promover oportunidades de desenvolvimento do funcionário, com a finalidade de ajudá‐lo a atuar mais efetiva e eficazmente em sua vida institucional.
A respeito de desenvolvimento e capacitação de pessoas, julgue os item.Os objetivos instrucionais de um treinamento são definidos para estabelecer os conhecimentos, habilidades e/ou atitudes que precisam ser modificados ou adquiridos por parte dos treinandos.
A respeito de desenvolvimento e capacitação de pessoas, julgue os item.Questões como políticas públicas, políticas econômicas e valores sociais influenciam as necessidades de treinamento, uma vez que a análise do ambiente externo, das estratégias organizacionais e dos recursos disponíveis contribui para a definição do foco do treinamento.
A respeito de desenvolvimento e capacitação de pessoas, julgue os item.A transferência de treinamento ocorre quando o treinando aplica efetivamente em seu cotidiano de trabalho o que aprendeu no treinamento, garantindo, dessa forma, que as condições de suporte material e gerencial sejam ofertadas pelas organizações.
No que diz respeito ao desenvolvimento e à capacitação de pessoal, julgue o item subsecutivo.Treinamentos são eventos formais de aprendizagem aplicados para tornar os indivíduos e os grupos mais motivados para o trabalho.
A gestão de pessoas em organizações bem-sucedidas passou a ser tratada como uma parceira do negócio. Tal mudança repercute em novos processos de avaliação de desempenho de empregados e colaboradores. Considerando tais circunstâncias, julgue o item a seguir.As medidas de desempenho são consideradas relativas, pois só têm sentido se comparadas com outras medidas, como período ou dado de referência.
A gestão de pessoas em organizações bem-sucedidas passou a ser tratada como uma parceira do negócio. Tal mudança repercute em novos processos de avaliação de desempenho de empregados e colaboradores. Considerando tais circunstâncias, julgue o item a seguir.Desempenho é uma ação (ou conjunto de ações) de uma pessoa, dirigida à obtenção de um resultado específico (ou conjunto de resultados), que tem lugar em um momento particular e está condicionada por um conjunto de fatores que formam seu contexto.
Julgue o item, acerca de aprendizagem organizacional.A organização que pretenda utilizar o ensino a distância como forma de desenvolvimento de aprendizagem organizacional deve desenvolver um modelo que proporcione, ao mesmo tempo, comunicações massivas e estudo individualizado.
Julgue o item que se segue, relativo à gestão de pessoas.Nas organizações, ações de treinamento, desenvolvimento e educação devem estar em contínua mudança, a fim de atender às demandas de diferentes contextos e modelos de administração
A respeito da gestão por competências, julgue o item.Os processos para desenvolver pessoas envolvem treinamento e desenvolvimento de pessoas, gestão do conhecimento, gestão de competências, aprendizagem corporativa, programas de mudanças e desenvolvimento de carreiras e programas de comunicação e consonância.
Em relação à aprendizagem nas organizações contemporâneas, julgue o item a seguir.As ações organizacionais que objetivam o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes para suprir lacunas de desempenho humano correspondem às tecnologias instrucionais presentes nas organizações contemporâneas.
Julgue o item.
Os processos de gestão de pessoas devem se basear em dois pilares fundamentais: as políticas e as práticas.
O departamento de recursos humanos, para suprir as necessidades atuais, vem se transformando em gestão de pessoas. Com relação a esse tema, julgue o item subsequente.
A escola de relações humanas foi responsável pela exclusão do fator humano na análise organizacional.
Vantagem competitiva, treinamento e desenvolvimento, política ética e gerenciamento de mudanças são exemplos de funções da gestão de pessoas.
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