(1,0)
As porções mineralizadas dos dentes podem sofrer desgastes pela ação abrasiva de numerosas substâncias estranhas ou por forças mastigatórias anormais. Estes desgastes podem ser representados clinicamente pela atrição, abrasão e erosão. Assim, analise as afirmativas abaixo e assinale com V ou F:
( ) A atrição é o desgaste fisiológico que ocorre nos dentes durante a mastigação. É um desgaste lento, dando condições à polpa para formação de dentina reparativa. Quando presente nos dentes anteriores, conjugada com o desgaste incisal, pode ser registrada radiograficamente atresia pulpar.
( ) O desgaste provocado pela escovação inadequada culmina inicialmente com retração gengival. Expondo a porção cementária, de menor resistência ao ato mecânico abrasivo e, posteriormente podendo envolver o esmalte cervical com perdas em forma de cunha por solapagem dos prismas. Nos dentes anteriores, como os desgastes se manifestam rapidamente, não há tempo hábil para ocorrer atresia pulpar.
( ) A erosão é caracterizada pela aparência de cunhas limitadas à região cervical dos dentes. Os sinais para diagnóstico incluem defeitos que são profundos, estreitos e em forma de “V”.
( ) Na abfração, os locais predominantes de desgastes dentários são áreas desprotegidas pela secreção serosa das glândulas parótidas e submandibulares. As superfícies vestibulares e palatinas dos dentes superiores e as superfícies oclusais dos dentes posteriores inferiores são as mais afetadas.
O preenchimento CORRETO está na alternativa: