(1,0)
Em relação à norma sobre a demonstração do valor adicionado, assinale a opção CORRETA.
A Demonstração do Valor Adicionado (DVA) de que trata a Lei nº. 11.638/07 e a Resolução nº. 1.010/05:
Qual a opção abaixo que NÃO se aplica à elaboração da Demonstração do Valor Adicionado - DVA, conforme Resolução n.º 1.138/08, que aprovou a NBC T 3.7, na construção de ativos dentro da própria empresa, para o uso próprio.
Com base na Lei n.º 11.638/07, assinale a opção INCORRETA.
Conforme a Lei nº 6.404/76 e suas alterações, ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:
Nas afirmações abaixo, assinale (V) se forem verdadeiras e (F) se forem falsas, e em seguida marque a alternativa com a sequência CORRETA:( ) A Demonstração do Valor Adicionado, apesar de poder integrar o Balanço Social, carece ainda de uma fonte suficiente de informações que apresente um conjunto de elementos para permitir a análise do desempenho econômico da empresa, evidenciando ou não a geração de riqueza, assim como dos efeitos sociais produzidos pela distribuição dessa riqueza. ( ) A utilização do DVA - Demonstração do Valor Adicionado como ferramenta gerencial pode ser resumida como índice de avaliação do desempenho na geração da riqueza, ao medir a eficiência da empresa na utilização dos fatores de produção, comparando o valor das saídas com o valor das entradas. ( ) O DVA - Demonstração do Valor Adicionado ainda não demonstra a efetiva contribuição da empresa, dentro de uma visão global de desempenho, para a geração de riqueza da economia na qual está inserida. ( ) O índice de avaliação do desempenho social à medida que demonstra, na distribuição da riqueza gerada, a participação dos empregados, do Governo, dos Agentes Financiadores e dos Acionistas, comprova a utilidade e eficiência da utilização do DVA - Demonstração do Valor Adicionado como ferramenta gerencial.
A Companhia Fechada, ao fim de cada exercício social, com base na escrituração mercantil da companhia, deverá elaboras as seguintes demonstrações financeiras, EXCETO:
Demonstração que apresenta as variações ocorridas nas Atividades Operacionais de empresas comerciais, industriais, prestadoras de serviços e entidades públicas.
A Lei nº 11.638 alterou a Lei nº 6.404/1976, tornando obrigatória a elaboração da DVA. A respeito dessa alteração legal, julgue V (Verdadeiro) ou F (Falso) os itens a seguir:
I. A elaboração da DVA é obrigatória para todas as companhias, sejam elas de capital aberto ou de capital fechado;
II. A DVA tem a função de evidenciar aos usuários das informações contábeis o valor da riqueza gerada pela companhia, a sua distribuição entre os elementos que contribuíram para a geração dessa riqueza, tais como empregados, financiadores, acionistas, governo e outros, bem como a parcela da riqueza não distribuída;
III. De modo subsidiário, a DVA pode ser utilizada pelas companhias para apuração mensal do valor do imposto de renda devido.
A opção CORRETA é:
A demonstração do valor adicionado divide-se em duas partes: a demonstração da geração do valor adicionado bruto gerado pela empresa e a segunda parte do modelo de distribuição do valor adicionado, ou seja, apresenta a forma como a riqueza gerada está sendo distribuída pelos agentes econômicos. A demonstração do valor adicionado é composta pelas seguintes informações; analise-as. I. Provisão para devedores duvidosos – reversão / constituição – exceto os valores relativos à constituição e baixa de provisão para devedores duvidosos. II. Valores considerados fora das atividades principais da empresa, tais como: ganhos ou perdas na baixa de imobilizados, ganhos ou perdas na baixa de investimentos. III. Insumos adquiridos de terceiros como matérias-primas consumidas (incluídas nos Custos de Produtos Vendidos). IV. Insumos adquiridos de terceiros como materiais, energias de terceiros e outros (excluídos os valores relativos às despesas originadas da utilização desses bens, utilidades e serviços adquiridos junto a terceiros). V. Vendas de mercadorias, produtos e serviços – com os valores do ICMS e IPI incidentes sobre essas receitas incluídos, ou seja, correspondentes à receita bruta ou faturamento bruto. Estão corretas apenas as afirmativas
Recuperar senha