(1,0)
De acordo com a Lei n.º 6.404/1976, suas atualizações e ospronunciamentos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, julgueos itens a seguir.Na demonstração do valor adicionado, no item relativo aos custos dos produtos e mercadorias vendidos, devem ser considerados os tributos incluídos no momento das compras.
Com base no disposto na Lei n.º 6.404/1976, alteradapela Lei n.º 11.638/2007, e nos pronunciamentos do Comitê dePronunciamentos Contábeis (CPC), julgue os itens que se seguem.A demonstração do valor adicionado expressa o valor da riqueza econômica gerada pela empresa e o valor adicionado transferido por terceiros à companhia.
As demonstrações contábeis são responsáveis pela evidenciaçãodas informações aos usuários internos e externos. Acerca desseassunto, julgue os itens a seguir.
A demonstração do valor adicionado apresentará o fluxo de recursos gerados pela companhia, a sua distribuição entre os elementos que contribuíram para a geração dessa riqueza, tais como empregados, financiadores, acionistas, governo e outros. A parcela da riqueza não distribuída poderá ser observada na demonstração dos fluxos de caixa.
Com relação aos princípios fundamentais da contabilidadee às demonstrações contábeis, julgue os próximos itens.Para efeito de elaboração da demonstração do valor adicionado, é preciso levar em conta as diferenças entre os critérios da economia e da contabilidade, que se baseiam, respectivamente, na produção e na realização da receita. Quanto mais próximos forem os estoques iniciais e finais, maiores serão as diferenças entre os critérios econômico e contábil.
A partir dos princípios fundamentais de contabilidade e das demonstrações contábeis exigidas pela legislação societária, julgue os seguintes itens.Fazem parte da distribuição do valor adicionado da empresa aos detentores do capital próprio tanto a distribuição direta do resultado, representada pelos dividendos e juros sobre o capital próprio, como a distribuição indireta, sob a forma de retenção dos lucros, inclusive a título de reservas de lucros.
A respeito da contabilidade geral, julgue o item.A demonstração do valor adicionado, fundamentada em conceitos macroeconômicos, apresenta diferenças entre os modelos econômico e contábil, mas, na inexistência de estoques inicial e final, os valores encontrados são os mesmos.
Julgue o próximo item, relativos às demonstrações contábeis e às regras legais e normativas a elas associadas.
A demonstração do valor adicionado apresenta a remuneração de capitais próprios como uma distribuição de valor adicionado.
Com base na Resolução CFC n.º 1.374/2011 – NBC TG Estrutura Conceitual, revogada pela Resolução CFC NBCTGEC de 21/11/2019, julgue o item.
Das demonstrações financeiras obrigatórias para as sociedades por ações, a única dispensável em função do valor de patrimônio líquido é a demonstração do valor adicionado.
Acerca das demonstrações contábeis previstas na legislação e na normatização contábeis brasileiras, julgue o item que se segue.Para fins de levantamento da demonstração do valor adicionado, o custo dos produtos vendidos inclui as matérias-primas e os serviços adquiridos de terceiros, sem incluir a mão de obra própria.
A Lei n.o 6.404/1976 é o marco regulatório da contabilidade societária no País, dispondo, entre outras coisas, sobre exercício social, demonstrações financeiras, critérios de avaliação dos elementos do ativo e do passivo e classificação de contas. Considerando as disposições dessa Lei, julgue o item.
Os dados utilizados para a elaboração da demonstração do valor adicionado são obtidos principalmente a partir da demonstração do resultado do exercício.
A respeito da contabilidade societária, regida no Brasil pelas disposições da Lei n.º 6.404/1976 e pelos pronunciamentos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), julgue o item.
A demonstração do valor adicionado é de elaboração e divulgação obrigatória para as sociedades anônimas de capital fechado que, na data do balanço, tenham patrimônio líquido igual ou superior a dois milhões de reais.
Quanto à elaboração de demonstrações contábeis, de acordo com os princípios de contabilidade e a legislação societária (Lei n.º 6.404/1976), julgue o item.
Os dados obtidos para a elaboração da Demonstração do Valor Adicionado são provenientes, em sua maioria, da Demonstração do Resultado do Exercício e observam o regime de competência.
A elaboração e a apresentação da demonstração do valor adicionado (DVA) são obrigatórias para as companhias de capital fechado com patrimônio líquido, na data do balanço, superior a R$ 2.000.000,00.
A respeito da contabilidade geral, julgue o item.
A demonstração do valor adicionado visa a apresentar a contribuição da empresa na formação do produto interno bruto (PIB). Diferentemente do critério contábil de apuração do resultado, com base no regime de competência, do ponto de vista econômico, o valor adicionado baseia-se no cálculo da produção, e não no da realização da receita.
A Lei n.º 6.404/1976 é o marco regulatório da contabilidade societária no País, dispondo sobre exercício social, critérios de elaboração das demonstrações financeiras e outros temas. Considerando suas disposições, julgue o item.
A elaboração da demonstração do valor adicionado é facultativa para as sociedades anônimas de capital fechado.
Recuperar senha