(1,0)
Quanto ao Modelo de Entidade‐Relacionamento (MER) acima, julgue o item.
LABORATÓRIO é uma entidade associativa.
Um paciente pode ser atendido por diversos dentistas.
No que diz respeito a banco de dados, julgue o item.
Em um modelo entidade‐relacionamento (MER), diz‐se que, em um relacionamento 1..1 – um para um, cada entidade pode referenciar múltiplas unidades daquele com o qual se relaciona.
Acerca da elaboração de banco de dados, julgue o item que se segue.
O relacionamento entre as tabelas a seguir necessita de uma tabela associativa.
Chave primária composta é aquela formada por mais de um atributo, em que a combinação dos valores de cada atributo pode se repetir.
Considerando a figura acima, que apresenta um diagrama entidade-relacionamento (ER) para o banco de dados de uma empresa, julgue o item seguinte, a respeito de modelagem ER e seu mapeamento para modelo relacional.No diagrama ER apresentado, DEPARTAMENTO é uma entidade que possui dois atributos-chave; TRABALHA_EM é um relacionamento binário que requer, no modelo relacional, a criação de uma entidade associativa com pelo menos um atributo.
Considerando a figura acima, que apresenta um diagrama entidade-relacionamento (ER) para o banco de dados de uma empresa, julgue o item seguinte, a respeito de modelagem ER e seu mapeamento para modelo relacional.No diagrama ER apresentado, pela restrição de integridade da entidade PROJETO, uma chave estrangeira oriunda da relação CONTROLA não pode ser null na entidade PROJETO, porque essa chave é usada para identificar tuplas individuais na entidade DEPARTAMENTO.
Considerando a figura acima, que apresenta um diagrama entidade-relacionamento (ER) para o banco de dados de uma empresa, julgue o item seguinte, a respeito de modelagem ER e seu mapeamento para modelo relacional.No diagrama ER apresentado, NumerodeEmpregados é um atributo abstrato; Localizacoes é um atributo multivalorado; DEPENDENTE é uma entidade fraca; Nome é atributo-chave na entidade PROJETO; SUPERVISAO é um autorrelacionamento; e a ligação entre a relação GERENCIA e a entidade DEPARTAMENTO indica participação total de DEPARTAMENTO em GERENCIA.
De acordo com Avi Silberschatz, um importante objetivo da modelagem conceitual em bancos de dados é o de representar a semântica da informação, independentemente de considerações de implementação e eficiência. O modelo entidade-relacionamento (ER) é uma notação para modelagem conceitual de bancos de dados cujas principais características são: utilização de poucos conceitos, boa representação gráfica e facilidade de compreensão. Acerca do projeto conceitual de banco de dados e do modelo ER, julgue o item abaixo.Agregação é uma abstração por meio da qual um conjunto de relacionamentos é tratado como uma entidade de nível superior. A agregação permite que um conjunto de relacionamentos seja relacionado a um novo conjunto de entidades.
De acordo com Avi Silberschatz, um importante objetivo da modelagem conceitual em bancos de dados é o de representar a semântica da informação, independentemente de considerações de implementação e eficiência. O modelo entidade-relacionamento (ER) é uma notação para modelagem conceitual de bancos de dados cujas principais características são: utilização de poucos conceitos, boa representação gráfica e facilidade de compreensão. Acerca do projeto conceitual de banco de dados e do modelo ER, julgue o item abaixo.Uma entidade é representada por um conjunto de atributos, e estes são propriedades descritivas de cada membro de um conjunto de entidades.
De acordo com Avi Silberschatz, um importante objetivo da modelagem conceitual em bancos de dados é o de representar a semântica da informação, independentemente de considerações de implementação e eficiência. O modelo entidade-relacionamento (ER) é uma notação para modelagem conceitual de bancos de dados cujas principais características são: utilização de poucos conceitos, boa representação gráfica e facilidade de compreensão. Acerca do projeto conceitual de banco de dados e do modelo ER, julgue o item abaixo.A única possibilidade de se realizar o mapeamento do modelo Entidade-Relacionamento para o modelo relacional de uma especialização é criar uma tabela para a entidade da superclasse e criar uma tabela para cada entidade subclasse com uma coluna para cada um de seus atributos, mais uma coluna para a chave primária da entidade representando a superclasse.
De acordo com Avi Silberschatz, um importante objetivo da modelagem conceitual em bancos de dados é o de representar a semântica da informação, independentemente de considerações de implementação e eficiência. O modelo entidade-relacionamento (ER) é uma notação para modelagem conceitual de bancos de dados cujas principais características são: utilização de poucos conceitos, boa representação gráfica e facilidade de compreensão. Acerca do projeto conceitual de banco de dados e do modelo ER, julgue o item abaixo.Uma entidade é um objeto que existe e é distinguível de outros objetos; e um conjunto de entidades é uma coleção de entidades do mesmo tipo que compartilham as mesmas propriedades.
De acordo com Avi Silberschatz, um importante objetivo da modelagem conceitual em bancos de dados é o de representar a semântica da informação, independentemente de considerações de implementação e eficiência. O modelo entidade-relacionamento (ER) é uma notação para modelagem conceitual de bancos de dados cujas principais características são: utilização de poucos conceitos, boa representação gráfica e facilidade de compreensão. Acerca do projeto conceitual de banco de dados e do modelo ER, julgue o item abaixo.A especialização é o processo de se designar subgrupos dentro de um conjunto de entidades que são distintas de outras entidades no conjunto; esse conjunto de entidades é chamado superclasse da especialização. O conjunto de subclasses que forma uma especialização é definido com base em algumas características das entidades da superclasse.
De acordo com Avi Silberschatz, um importante objetivo da modelagem conceitual em bancos de dados é o de representar a semântica da informação, independentemente de considerações de implementação e eficiência. O modelo entidade-relacionamento (ER) é uma notação para modelagem conceitual de bancos de dados cujas principais características são: utilização de poucos conceitos, boa representação gráfica e facilidade de compreensão. Acerca do projeto conceitual de banco de dados e do modelo ER, julgue o item abaixo.Um relacionamento é uma associação entre uma ou duas entidades e um conjunto de relacionamentos é uma relação matemática sobre exatamente dois conjuntos de entidades (podendo ser os mesmos conjuntos).
De acordo com Avi Silberschatz, um importante objetivo da modelagem conceitual em bancos de dados é o de representar a semântica da informação, independentemente de considerações de implementação e eficiência. O modelo entidade-relacionamento (ER) é uma notação para modelagem conceitual de bancos de dados cujas principais características são: utilização de poucos conceitos, boa representação gráfica e facilidade de compreensão. Acerca do projeto conceitual de banco de dados e do modelo ER, julgue o item abaixo.No mapeamento de um conjunto binário de relacionamentos, do tipo muitos-para-muitos, para o modelo relacional, a chave primária da relação correspondente pode ser a chave primária de qualquer uma das duas entidades.
Recuperar senha