(1,0)
Leia as afirmativas a seguir:I. O currículo escolar não deve ser uma construção colaborativa. II. A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho.Marque a alternativa CORRETA:
Uma das modalidades da educação básica é a educação básica do campo. A educação para a população rural está prevista com adequações necessárias às peculiaridades da vida no campo de cada região. Analisando as afirmativas abaixo, quais das orientações podemos afirmar que são aspectos essenciais à organização da ação pedagógica:I – Conteúdos curriculares e metodologias apropriadas às reais necessidades e interesses dos estudantes da zona rural. II – Organização escolar curricular estadual, seguindo o calendário escolar determinado. III – Adequação à natureza do trabalho urbano.Analise as afirmativas e assinale a alternativa CORRETA:
Um ponto importante a se considerar em relação à seleção de conteúdos é a adoção de critérios como elemento disciplinador desta complexa atividade. De acordo com Turra et al (1995) existem cinco critérios básicos que o professor deve utilizar ao fazer a seleção de conteúdos, EXCETO:
Segundo Morin (1992), não há sentido relevante se desenvolver um currículo de forma fragmentada, descontextualizado de seu meio ambiente, pois:
De acordo com Cesár Coll (1999), o currículo pode ser concebido como um elo que reúne diferentes elementos. Sendo assim, é INCORRETO afirmar que:
Depois das teorias críticas e pós-críticas do currículo, torna-se impossível pensar o currículo simplesmente através de conceitos técnicos como os de ensino e eficiência ou de categorias psicológicas como as de aprendizagem e desenvolvimento ou ainda de imagens estáticas como as de grade curricular e lista de conteúdos. Num cenário pós-crítico, o currículo pode ser todas essas coisas, pois ele é também aquilo que dele se faz. O currículo tem significados que vão muito além daqueles aos quais as teorias tradicionais nos confiaram. O currículo é lugar, espaço e território. O currículo é relação de poder. O currículo é trajetória, viagem e percurso. [...] O currículo é documento de identidade.SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias de currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2003 (Adaptação).Considerando a definição de currículo, avalie as afirmações a seguir.I. A construção do currículo constitui um processo de seleção cultural, o que pode colocar em desvantagem determinados grupos sociais e culturais.II. O sistema educativo confere ao currículo efetividade que envolve múltiplas relações, razão pela qual este deve ser considerado práxis e sua materialização corresponde à forma como foi idealizado.III. As teorias críticas reconhecem a estética de poderes diversos diluídos nas relações sociais, conferindo ao currículo a função de atuar em processos para a inclusão escolar.IV. É desafio da escola incluir no currículo experiências culturais diversificadas que não reproduzem estruturas de vida social em suas assimetrias e desigualdades.Estão corretas as afirmativas:
Recuperar senha