Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Matéria: Currículo (Teoria e Prática) x
#243620
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Currículo (Teoria e Prática)
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Julgue o item que se segue.

O currículo escolar é a base da prática pedagógica, que envolve os conteúdos que serão estudados, as atividades realizadas e as competências a serem desenvolvidas, com o objetivo da formação plena dos estudantes.

#243619
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Currículo (Teoria e Prática)
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Julgue o item que se segue.

Um o currículo multifacetado tem como prioridade conhecer os contextos em que surgem as teorias educacionais tradicionais e manter inalteradas as práticas educativas no ambiente escolar.

#243618
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Currículo (Teoria e Prática)
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Considerando a concepção de currículo como uma práxis, isto é, expressão da função socializadora e cultural da educação, julgue o item subsecutivo. 

O currículo emancipador promove a transgressão consciente do estudante.

#243617
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Currículo (Teoria e Prática)
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Considerando a concepção de currículo como uma práxis, isto é, expressão da função socializadora e cultural da educação, julgue o item subsecutivo.

O conceito de currículo ligado à grade curricular não pode ser entendido como currículo emancipador.

#243616
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Currículo (Teoria e Prática)
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

No que diz respeito à relação professor-aluno e à aprendizagem, julgue o item seguinte.

Currículos elaborados com base no princípio de que a função da educação é a formação do homem devem contemplar a aprendizagem de conteúdos importantes para assegurar a inserção do educando no mercado de trabalho.

#220506
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Currículo (Teoria e Prática)
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

“Os currículos não são apenas o que é elaborado e prescrito, mas o que é adotado e implementado. Elaborar e implementar novas formas de currículos, baseadas em conhecimento aberto e compartilhado, depende muito do trabalho dos professores. Embora a tecnologia digital ofereça um mundo de possibilidades, as inovações têm maior probabilidade de serem bem-sucedidas quando são elaboradas para atender às necessidades e características particulares dos estudantes em contextos específicos. Os professores têm um papel importante a desempenhar na personalização da aprendizagem para que seja autêntica e relevante. Eles precisam de liberdade, preparação adequada, recursos instrucionais e suporte para adaptar, construir, elaborar e criar as melhores oportunidades de aprendizagem para seus estudantes. Os currículos do futuro devem proporcionar aos professores uma ampla margem de autonomia, complementada com fortes apoios, incluindo o que é oferecido pela tecnologia, e o que vem de uma rica colaboração com seus pares e de parcerias com especialistas no assunto, como professores universitários e cientistas.”
Comissão Internacional sobre os futuros da educação. Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação. Brasília: UNESCO e Fundação SM, 2022, p. 81.

De acordo com o texto, no que diz respeito ao currículo, é possível afirmar que o papel do professor

#220505
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Currículo (Teoria e Prática)
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Segundo o documento do MEC Indagações sobre currículo: currículo e avaliação, “avaliar, para o senso comum, aparece como sinônimo de medida, de atribuição de um valor em forma de nota ou conceito. Porém, nós, professores, temos o compromisso de ir além do senso comum e não confundir avaliar com medir” (MEC, 2007, p. 19).
Assinale a alternativa correta com base na concepção de avaliação expressa no documento mencionado.

#220504
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Currículo (Teoria e Prática)
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Leia a seguinte reflexão sobre currículo escolar:

Pode-se dizer que, na atualidade, as pedagogias chamadas de novas, alternativas ou críticas rejeitam um currículo centrado apenas em habilidades cognitivas. Defendem a ideia de que o currículo escolar deve incluir outros conteúdos como: as artes, a cultura corporal, as novas áreas dos conhecimentos e saberes práticos. Insistem em que o currículo busque a integração de conteúdos de diferentes campos, rompendo com a organização disciplinar. Enfatizam, ainda, a importância de o currículo estar centrado em problemas da vida cotidiana, buscando formas de trabalho que permitam ao aluno construir conhecimento, bem como diferentes habilidades intelectuais, formas de conduta e valores.

(SANTOS, Lucíola. A construção do currículo. IN:MEC. Currículo: conhecimento e cultura. Programa Salto para o Futuro. Secretaria de Educação a Distância: MEC, 2009. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.g....)

Com base na concepção de currículo apresentada, assinale a alternativa correta.

#220503
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Currículo (Teoria e Prática)
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos. Nesse sentido, assinale a afirmativa CORRETA.

#220502
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Currículo (Teoria e Prática)
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

De acordo com estudos contemporâneos sobre currículo, é correto afirmar:
1. O currículo revela aspectos relacionados a relações de poder, o que caracteriza o contexto educacional como um espaço político.
2. O currículo representa propósitos ou atividades que sejam neutras no que diz respeito à formação e informação.
3. O currículo produz sentidos e significados, possui intencionalidades, e esses componentes são materializados na prática pedagógica.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

#220501
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Currículo (Teoria e Prática)
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

De acordo com Tomaz Tadeu da Silva (2010, p. 21-22), “as teorias educacionais e pedagógicas não são, estritamente falando, teorias sobre o currículo”. Apenas no início do século XX, especificamente em 1918, publica-se “o livro que iria ser considerado o marco no estabelecimento do currículo como campo especializado de estudos”.
A proposição dessa obra era de que a escola funcionasse da mesma forma que uma empresa, que os resultados esperados fossem especificados, os métodos para alcançá-los precisos, bem como os meios de mensurar os resultados, desenhando-se um modelo claramente voltado para a economia.
Esse livro inaugural das teorias do currículo foi escrito por qual autor?

#220500
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Currículo (Teoria e Prática)
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Segundo Tomaz Tadeu da Silva (2010), talvez seja mais importante e interessante saber quais questões uma teoria do currículo ou discurso curricular procura responder, do que buscar uma definição propriamente dita de currículo.
Analise as afirmativas abaixo, à luz das discussões propostas pelo autor.

1. O currículo é a especificação precisa de conhecimentos, objetivos, procedimentos e métodos para a obtenção de resultados que possam ser mensurados. Portanto, as teorias do currículo são neutras, científicas e desinteressadas.
2. A questão central que serve de pano de fundo para qualquer teoria do currículo é a de saber qual conhecimento deve ser ensinado.
3. O currículo é sempre o resultado de uma seleção: de um universo mais amplo de conhecimentos e saberes seleciona-se aquela parte que vai constituir, precisamente, o currículo.
4. As teorias do currículo também se ocupam em responder à questão: o que eles ou elas devem se tornar? Afinal, um currículo busca precisamente modificar as pessoas que vão “seguir” aquele currículo.
5. As teorias do currículo estão situadas num campo puramente epistemológico, de competição entre teorias no sentido clássico, ou seja, de teorias isentas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

#220499
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Currículo (Teoria e Prática)
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

O currículo visto como um simples processo de racionalização de resultados educacionais que se dá através da especificação precisa de objetivos, procedimentos e métodos para a obtenção de resultados que possam ser precisamente mensurados é uma perspectiva de quais teorias sobre o currículo?

#220498
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Currículo (Teoria e Prática)
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

O teórico norte-americano Henry Giroux é conhecido pela sua abordagem crítica do modelo curricular tradicional.
A principal crítica de Giroux a esse modelo é que ele:

#220497
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Currículo (Teoria e Prática)
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

As teorias curriculares versam sobre a função e as perspectivas do currículo no contexto educacional. Elas dividem-se em tradicionais, críticas e pós-críticas. Maria do Socorro é pedagoga em uma escola que fica na região de Vitória. Para preparar a discussão sobre práticas curriculares que fará com os professores, ela analisou planejamentos de aula elaborados na escola e percebeu certa diversidade nas teorias curriculares que informam a prática dos professores:

1. No planejamento do professor de História, havia uma forte preocupação com a compreensão de que os interesses das classes dominantes influenciam os acontecimentos históricos. 2. A professora de Língua Portuguesa do EFI procurava ampliar o repertório literário dos estudantes, incluindo livros de literatura afrodescendente e de literatura indígena no canto da leitura. 3. A professora de Matemática focava em listas de exercícios e no trabalho com todos os conteúdos consolidados da área, atenta à cobertura curricular e à garantia de que todos os estudantes tivessem acesso aos conteúdos consagrados da Matemática.

A pedagoga concluiu que os professores, ao proporem suas atividades, estavam embasados (em 1, 2 e 3), respectivamente, pelas seguintes teorias curriculares: