(1,0)
O prurido na ausência de erupções pode ser devido a várias doenças sistêmicas. O manejo mais adequado possível de um caso clínico resulta do uso racional de uma medicação através do entendimento de fisiopatogenia e a compreensão dos mediadores que provocam o prurido em cada situação. São causas mais comuns de prurido de origem não cutânea em cuidados paliativos, EXCETO:
Coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso:São direitos da pessoa em fase terminal. ( ) Ser tratado como um ser humano vivo até que morra. ( ) Participar nas decisões relativas ao seu cuidado. ( ) Ficar sem dor. ( ) Não ser enganado. ( ) Esperar que a santidade do corpo humano seja respeitada depois da morte.A sequência CORRETAé:
Os cuidados paliativos fazem parte de um contexto de práticas de humanização nos serviços de saúde, principalmente domiciliares e hospitalares. Um dos princípios básicos desse modelo é o alívio e controle da dor. É essencial que o técnico de enfermagem conheça as medicações e os princípios de alívio da dor no ser humano, para colaborar com o conforto do paciente, considerando a Lei do Exercício Profissional no que diz respeito à administração de medicamentos.
Dessa forma, qual dos medicamentos abaixo não serve para alívio direto da dor?
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações sobre cuidados paliativos. ( ) O cuidado paliativo dos pacientes, além de basear-se em protocolos, baseia-se também em princípios religiosos, em crenças, em estrutura familiar e em seu universo cultural. ( ) Não se fala mais em terminalidade, mas em doença fatal. Na abordagem ao paciente, leva-se em consideração a espiritualidade e o contexto social. ( ) A família é lembrada dentro do processo de cuidados paliativos; portanto, deve-se acompanhá-la após a morte do paciente, durante o período de seis meses de luto. ( ) Os cuidados paliativos baseiam-se em conhecimentos inerentes às diversas especialidades, possibilidades de intervenção clínica e terapêutica, nas diversas áreas de conhecimento da ciência médica e de conhecimentos específicos. ( ) A qualidade de vida e bem-estar implicam observar vários aspectos da vida. Problemas sociais, dificuldades de acesso a serviços, medicamentos e outros recursos podem ser, também, motivos de sofrimento e devem ser incluídos entre os aspectos a serem abordados pela equipe multiprofissional. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Em relação aos cuidados paliativos em idosos, é correto afirmar:
Sobre a abordagem da dor nos cuidados paliativos, assinale a afirmativa CORRETA.
Ao paciente cuja doença não responde ao tratamento curativo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) define cuidados paliativos como os cuidados ativos e totais. A meta dos cuidados paliativos é alcançar o máximo possível da qualidade de
A prática dos cuidados paliativos baseia-se no controle impecável dos sintomas de natureza física, psicológica, social e espiritual. Os princípios do controle destes sintomas se baseiam em, EXCETO:
Os sintomas de um paciente em tratamento paliativo devem ser avaliados periodicamente e registrados de forma acessível para todos os integrantes da equipe. Algumas escalas foram criadas com tal objetivo e a avaliação, através de uma pontuação de zero a dez, é possível de ser utilizada para avaliar vários sintomas, sendo acessível para toda a equipe. Pensando nisso, o serviço de Cuidados Paliativos de Edmonton, no Canadá, elaborou um quadro de avaliação dos seguintes sintomas, EXCETO:
O processo de informação ao paciente com qualquer enfermidade severa ou incapacitante é extremamente complexo e se compõe de uma multiplicidade de fatores, destacando-se: a informação oferecida pelo médico, a informação retida pelo paciente, o conhecimento sobre a enfermidade, o desejo de ter a informação e a satisfação com a informação recebida. Em pacientes com enfermidade severa recém-diagnosticada, assinale a alternativa que apresenta a pessoa mais indicada para receber o diagnóstico dado pelo médico assistente.
“Cuidado paliativo é a abordagem que promove qualidade de vida de pacientes e seus familiares diante de doenças que ameaçam a continuidade da vida, através de prevenção e alívio do sofrimento. Requer a identificação precoce, avaliação e tratamento impecável da dor e outros problemas de natureza física, psicossocial e espiritual.” (OMS, 2002.)
Sobre os cuidados paliativos, é INCORRETO afirmar que
Sobre a avaliação da dor em enfermidades terminais graves, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A experiência dolorosa é regulada por uma série de fatores biológicos, emocionais, sociais e até culturais.
( ) Para algumas culturas, sentir dor pode estar relacionado à expiação de culpa ou ser parte natural do processo de ficar doente.
( ) Atenção especial deve ser dada ao paciente idoso e aos portadores de demência em qualquer grau.
( ) A dor deve ser avaliada detalhadamente quanto à sua intensidade, duração, características físicas, ritmo, fatores desencadeantes e atenuantes. A avaliação é esporádica, definida de acordo com a disponibilidade do profissional de saúde.
A sequência está correta em
Sobre o cuidado paliativo da dispneia em pacientes terminais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Foram publicados dados que não apoiam o uso de O2 para dispneia relacionada à atividade física em pacientes com câncer que não têm hipoxemia.
( ) Nos pacientes em cuidados paliativos, o uso intermitente de O2 durante atividades que causam dispneia pode ser mais aceitável do que a terapia contínua com O2.
( ) Quando não há hipoxemia (e mesmo quando há), o simples uso de um ventilador ou a abertura de uma janela para ventilar o ambiente pode trazer conforto ao paciente.
( ) Não há evidências de boa qualidade que mostram benefícios dos beta-agonistas de ação longa no tratamento da dispneia nos pacientes com DPOC.
( ) Os opioides não representam um tratamento muito eficaz para a dispneia nos pacientes em cuidados paliativos. Os efeitos colaterais são um empecilho na utilização destas drogas nos pacientes com desconforto respiratório.
A sudorese excessiva pode ser um sintoma muito desgastante e de difícil controle para o paciente em cuidados paliativos. Muitas vezes, a sudorese é pior e limitada ao período noturno, causando distúrbios do sono. São recomendações gerais no manejo da sudorese em cuidados paliativos, EXCETO:
Recuperar senha