(1,0)
Analise as seguintes afirmações relativas ao esquema de codificação criptográfica ou criptosistema:
I. Se em um criptosistema a chave de codificação criptográfica "e" é sempre igual à chave de decodificação criptográfica, então o criptosistema é chamado simétrico.
II. Se uma pessoa A deseja receber mensagens criptografadas utilizando um criptosistema assimétrico, ela publica uma chave de codificação criptográfica "e" e mantém secreta a correspondente chave "d" de decodificação criptográfica. Outras pessoas podem usar "e" para cifrar mensagens e enviá-las para a pessoa A.
III. Nos criptosistemas assimétricos, as chaves "d" e "e" são distintas e qualquer mensagem cifrada com a chave "e" pode ser decifrada utilizando- se tanto a chave "d" como a chave "e", da mesma forma que qualquer mensagem cifrada com a chave "d" pode ser decifrada utilizando-se tanto a chave "e" como a chave "d".
IV. Os criptosistemas simétricos também são chamados de criptosistemas de chave pública.
Estão corretos os itens:
Sejam:
H1 o algoritmo SHA-256H2 o algoritmo MD5E1 a String "Prova"E2 a String "Cesgranrio"S1 a saída de H1 com entrada E1S2 a saída de H1 com entrada E2M1 a saída de H2 com entrada E1M2 a saída de H2 com entrada E2
Observe as seguintes afirmativas:
I - S2 possui 5 bytes a mais do que S1;II - H1 com entrada S1 gera E1;III - M1 e M2 têm o mesmo tamanho.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
João utiliza um forte algoritmo de chave simétrica para encriptar um documento D, gerando o resultado E. Ele acessa o webmail de sua empresa, via HTTP, para enviar o documento E à Maria. Além disso, para que a destinatária resgate o documento original D, João envia, por meio de seu cliente de correio eletrônico e não mais pelo webmail, uma mensagem à Maria, via SMTP, contendo a chave secreta C utilizada na encriptação. A falha de segurança cometida no processo foi na(o):
Que algoritmo de criptografia simétrica foi escolhido como padrão AES (Advanced Encryption Standard)?
No que se refere à criptografia, assinale a opção correta.
A criptografia moderna tem três tipos de ferramentas básicas: algoritmos criptográficos simétricos e assimétricos e as funções de resumo de mensagem. Acerca dos principais algoritmos para esses tipos de ferramenta criptográfica, julgue os itens subseqüentes.
O algoritmo criptográfico RC4 tem como princípio de funcionamento o segredo criptográfico perfeito, em que a chave criptográfica deve ter o mesmo tamanho que a mensagem. Desse modo, no RC4, a chave de criptografia é a semente de uma seqüência pseudo-aleatória que é usada para chavear os bytes cifrados em uma operação linear. A mensagem cifrada pode ser tão longa quanto o período da seqüência gerada.
A criptografia moderna tem três tipos de ferramentas básicas: algoritmos criptográficos simétricos e assimétricos e as funções de resumo de mensagem. Acerca dos principais algoritmos para esses tipos de ferramenta criptográfica, julgue os itens subseqüentes.MD5 e SHA-1 são funções de resumo de mensagem (funções hash).
Esses algoritmos têm a finalidade de garantir a integridade e a autenticidade para mensagens de tamanho arbitrário.
O DES e o seu sucessor como padrão de criptografia do governo norte-americano, o AES, são cifradores de bloco que obedecem o esquema geral de cifradores de Feistel. Nesses cifradores, os blocos cifrados são divididos em metades (lado esquerdo e lado direito) de mesmo tamanho, que são processadas independentemente, a cada rodada de cifração. Esse processo faz que apenas metade dos bits do bloco cifrado sofra influência da chave, em cada rodada, introduzindo confusão no processo criptográfico.
O algoritmo criptográfico DES é uma cifra de substituição que mapeia um bloco de texto claro de 64 bits em um outro bloco de criptograma de 64 bits.
Cada uma das chaves pública e privada de um criptossistema RSA são formadas por dois números inteiros denominados expoente e módulo, ambos devendo ser números primos.
Recuperar senha