(1,0)
O emprego do sinal indicativo de crase está correto na seguinte frase:
Assinale a opção abaixo em que houve uma troca indevida entre a / à.
Considerando o correto emprego da crase, analise as seguintes frases:
I. Voltei à loja e fui bem atendida.
II. À medida que o tempo passa, as amizades aumentam.
III. Termino meu trabalho às cinco horas da tarde.
Pode-se afirmar que:
Considere a passagem “À época, todas as crianças nascidas na Escócia em 1936 foram obrigadas a fazer uma bateria de testes.” (2º§). Nela, é possível notar a presença de duas preposições “a”. No entanto, há crase apenas na primeira ocorrência. Dentre as alternativas abaixo, assinale a que deveria ter, obrigatoriamente, o acento grave.
Assinale a frase em que há indicação correta da crase.
O acento indicativo de crase está empregado em conformidade com a norma culta da língua em:
Assinale a alternativa em que o uso do acento da crase está correto.
A alternativa que apresenta erro no emprego do acento grave, indicativo de crase, é:
Considere as palavras sublinhadas e assinale a alternativa em que UMA deveria ter sido escrita com o acento grave sinalizador de crase.
Quanto à necessidade ou não do sinal de crase, está inteiramente correto o que se lê em:
Marque a proposição que contém erro no uso ou não do acento indicativo de crase:
Em ...devido à proximidade com o Porto de Santos... (L.22-23), empregou-se corretamente o acento indicativo do fenômeno da crase. Assinale a alternativa em que isso NÃO tenha ocorrido.
Assinale a opção incorreta quanto ao emprego do acento indicativo da crase.
Em qual dos pares de frases abaixo o a destacado deve apresentar acento grave indicativo da crase?
Assinale a substituição necessária para que o texto fique gramaticalmente correto.O estudo da FGV atribuiu a queda da pobreza aocrescimento econômico do país e listou fatores comoestabilidade da infl ação, reajuste do salário mínimo,recuperação do mercado de trabalho, aumento dageração de empregos formais e, ainda, o aumentoda presença do Estado na economia, com umamaior transferência de renda para a sociedade. Oaumento da taxa de escolarização da população temsido fundamental para a redução da desigualdadeentre ricos e pobres. E há uma nova geração deprogramas sociais que está fazendo a sociedadebrasileira enxergar que é preciso dar mais à quem temmenos, e entre os exemplos estão o Programa Bolsa--Família e o Programa de Aposentadoria Rural. Acobertura desses dois programas alcança os bolsõesde pobreza das zonas mais distantes dos grandescentros, reduzindo bastante a miséria no país.(Trecho adaptado de Em Questão, Subsecretaria de ComunicaçãoInstitucional da Secretaria-Geral da Presidência da República,n. 379, Brasília, 30 de novembro de 2005)
Recuperar senha