(1,0)
Em geral, a estrutura de uma demonstração contábil contém informações, em um nível de detalhamento relevante, para atingir os objetivos da demonstração.Tendo em vista a ampliação da compreensão das demonstrações contábeis a seus diversos usuários, estas são complementadas por informações adicionais dispostas em notas explicativas.O Balanço Orçamentário de uma entidade pública, ao final de um dado exercício, apresentou déficit orçamentário expressivo, decorrente do volume de despesas executadas significativamente superior às receitas arrecadadas. Esse fato, em princípio, pode representar uma irregularidade.Uma informação que pode ser apresentada em nota explicativa pela entidade para auxiliar na análise e compreensão desse cenário se refere a:
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, considerando as demonstrações contábeis aplicadas ao setor público:Coluna 11. Balanço Orçamentário. 2. Balanço Patrimonial. 3. Balanço Financeiro. 4. Demonstração do Fluxo de Caixa. 5. Demonstração das Variações PatrimoniaisColuna 2 ( ) O ativo não financeiro compõe o balanço patrimonial, cuja mobilização depende de autorização legislativa.( ) Demonstra a execução da Lei do Orçamento Anual, considerando a eficiência da arrecadação da receita prevista e a realização da despesa utilizada na administração pública.( ) Apresenta os recebimentos e os pagamentos extraorçamentários, como, por exemplo, os restos a pagar.( ) Evidencia as modificações ocorridas no patrimônio público.( ) Compõe-se das atividades operacionais, de investimentos e financeiras.A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Um ente público concedeu determinado serviço para a exploração de um particular, o qual realizou melhorias nos ativos públicos, para poder prestar um serviço de qualidade. O concedente comprometeu-se a pagar pelas melhorias, parte com recursos financeiros e parte com concessão de novos direitos ao concessionário.Nessas condições, o concedente deve reconhecer contabilmente, para com o concessionário,
São características do registro e da informação contábil no setor público, devendo observância aos princípios e às normas brasileiras aplicadas ao setor público, EXCETO:
"Os serviços de contabilidade serão organizados de forma a permitirem o acompanhamento da execução orçamentária, o conhecimento da composição patrimonial, a determinação dos custos dos serviços industriais, o levantamento dos balanços gerais, a análise e a interpretação dos resultados econômicos e financeiros." (Artigo 85, da Lei Federal nº 4.320/64).Assinale a alternativa do sistema que não pertence ao campo de atuação da Contabilidade Pública:
Sobre Contabilidade Pública, assinale a alternativa correta:
O sistema de custos do governo federal é um mecanismo de fomento à transparência pública. O gestor público, ao utilizar as informações geradas pelo sistema de custos, tem subsídios para tomar decisões a respeito deI produzir ou terceirizar. II descontinuar ou permanecer com as atividades. III comprar ou alugar bens. IV contratar ou demitir servidores. V comparar custo realizado com custo orçado.Estão certos apenas os itens
A contabilidade pública é um ramo da ciência contábil que aplica no processo gerador de informações
I. os princípios fundamentais do orçamento público e as normas constitucionais relativas ao equilíbrio fiscal.
II. os Princípios Fundamentais de Contabilidade e as normas contábeis direcionados ao controle patrimonial de entidades do setor público.
III. seus próprios Princípios Fundamentais e normas específicas voltadas ao controle orçamentário das entidades do setor público.
Está correto o que se afirma APENAS em
Indique a opção que representa o lançamento a seguir:
D – IPTU a Receber
C – Variação Ativa
Sobre o passivo em uma entidade do setor público, assinale a afirmativa correta.
Contabilidade orçamentária no momento do empenho é fato que denota o regime
Com base nas disposições legais a eles aplicáveis, os créditos suplementaresI devem ser abertos por meio de decreto do Poder Executivo e dependem de prévia autorização legislativa.II podem ter como fonte de recurso o superávit financeiro apurado em balanço patrimonial do exercício anterior.III podem ser destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica.IV terão sua vigência restrita ao exercício financeiro em que forem autorizados.Assinale a opção correta.
No caso de uma entidade da Administração Pública federal direta, com orçamento autorizado e empenhado superior a R$ 100 milhões em um dado exercício, no que tange à definição de materialidade para identificação de irregularidades ou conjunto de irregularidades como relevantes, o parâmetro estabelecido na IN-TCU nº 84, de 22 de abril de 2020, é o valor correspondente a:
O princípio da universalidade preconiza que o orçamento deve conter todas as receitas e todas as despesas do Estado, o que inclui todos os poderes e órgãos cujos gastos são custeados com recursos orçamentários. No Brasil, além do orçamento propriamente dito, os entes públicos elaboram o plano plurianual e as diretrizes orçamentárias.No que diz respeito aos órgãos do Poder Judiciário, como um tribunal de justiça, uma informação a ser apresentada na Lei de Diretrizes Orçamentárias se refere à definição de:
Recuperar senha