(1,0)
Antes de propor um programa de exercícios para determinado indivíduo, é necessário compreender suas necessidades e limitações. Assinale a alternativa que apresenta a melhor opção de exercício, em um primeiro momento, para um indivíduo saudável, porém sedentário, que deseje melhorar seu condicionamento cardiovascular.
É na fase escolar que jovens vivenciam um conjunto significativo de mudanças, principalmente na questão corporal, em que as influências culturais e sociais em relação à padronização do corpo produzem prejuízos na formação desses jovens. Nesse aspecto, a educação física pode tanto aprofundar tais crises quanto pode auxiliar em sua superação. Nesse sentido, Chaves (in Pereira e Souza, 2011) analisa a importância da educação física como promotora da superação a partir de ações como:
Enquanto função psicomotora, o tônus interfere significativamente não só nos aspectos afetivos, como também no diálogo corporal que o indivíduo estabelece com o mundo. Contudo, Fonseca (2009) admite que o estudo da função tônica se situa no estudo do sistema nervoso central, tratando-se de um dos mais vastos e complexos da neurofisiologia. Isso refere-se a um dos conceitos mais caros para o ensino da Educação Física, pois segundo esse autor a função tônica:
Uma alimentação inadequada pode interromper o processo de crescimento físico em qualquer período entre a infância e a adolescência. A falta de vitamina D na dieta da criança está associada à incidência de qual doença?
São considerados componentes da aptidão física relacionados à saúde, EXCETO:
São exemplos de alimentos ricos em proteínas e gorduras, EXCETO os(as):
Qual o componente da aptidão física relacionado à saúde que pode ser avaliado com a utilização do estadiômetro e da balança?
Sobre a prescrição de atividade física para a melhoria e manutenção da saúde, analise as afirmativas a seguir.I. Uma atividade como a corrida não deve ser praticada diariamente, como forma de prevenir lesões por estresse repetitivo.II. Indivíduos hipertensos não devem realizar treinamento de força.III. A prática da atividade física aumenta o risco de lesão musculoesquelética.Assinale:
A respeito dos benefícios da atividade física para a saúde, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.( ) O treinamento de força auxilia no controle da insulina pelo diabético.( ) O treinamento aeróbico reduz a frequência cardíaca de repouso e a máxima.( ) A prática regular da flexibilidade previne lesões musculares.As afirmativas são, respectivamente,
Para compreender como emagrecemos, é preciso conhecer o conceito de balanço calórico, que por sua vez envolve os conceitos sobre valor energético dos alimentos, calorias e valor do gasto energético das atividades físicas. Sobre esse tema, são feitas as afirmativas abaixo. Classifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).( ) Em termos de energia de alimentos utilizamos uma unidade de energia que é denominada caloria. Uma caloria é a energia necessária para aquecer um litro de água de 14,5ºC para 15,5°C. Assim sendo, um Kcal define a caloria com exatidão. ( ) Os alimentos são compostos basicamente por três elementos: Carbono, Hidrogênio e Oxigênio (CHO). A união entre as moléculas desses elementos forma as substâncias que nos dão energia, que são os lipídeos, os carboidratos e as proteínas. ( ) Se a quantidade de energia for menor do que a que se gastou, esse déficit é retirado da gordura de reserva, o que significa que, se a ingestão for igual à demanda, a massa corporal permanece constante. ( ) Se as calorias totais provenientes dos alimentos ultrapassam o dispêndio diário de energia, as calorias excessivas acumulam-se em forma de reservas de gorduras no tecido adiposo. ( ) Um grama de carboidrato nos fornece 5,6 kcal; um grama de lipídeo 4,2 kcal e um grama de proteína 9,4 kcal. Todos eles têm energia potencial nas ligações entre suas moléculas e, ao quebrarmos essas ligações, liberamos essa energia.A sequência correta dessa classificação, de cima para baixo, é:
Existe um número cada vez maior de estudos que demonstram que tanto a atividade física quanto a aptidão física são associados a indicadores de saúde. Dada a alta prevalência de sedentarismo na sociedade contemporânea, o incremento da atividade física de uma população contribui decisivamente para a saúde pública. A respeito desse assunto e dos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item a seguir.
O sedentarismo aumenta substancialmente a incidência relativa de doença arterial coronariana, infarto agudo do miocárdio, hipertensão arterial e diabetes melito tipo 1.
Para um indivíduo hipertenso de cinquenta anos de idade que apresente frequência cardíaca máxima de 170 bpm e frequência cardíaca de repouso de 70 bpm, a zona de treinamento de 50% a 60% calculada por meio da frequência cardíaca de reserva se situa entre 120 bpm e 130 bpm.
Aptidão física está relacionada à habilidade do corpo em responder às demandas de determinada atividade física. As aptidões físicas relacionadas à saúde são aptidão cardiorrespiratória, força e resistência muscular, flexibilidade e agilidade.
A conhecida associação entre o consumo máximo de oxigênio e a prevalência de doenças cardiovasculares é um clássico exemplo da relação entre atividade física e saúde.
Existe um número cada vez maior de estudos que demonstram que tanto a atividade física quanto a aptidão física são associados a indicadores de saúde. Dada a alta prevalência de sedentarismo na sociedade contemporânea, o incremento da atividade física de uma população contribui decisivamente para a saúde pública. A respeito desse assunto e dos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item a seguir.Define-se atividade física como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que resulte em gasto energético de no mínimo 60% da capacidade individual máxima.
Recuperar senha