(1,0)
É um processo investigativo que propicia o aprendizado ativo, independente e contextualizado; o pensamento reflexivo e o aprender a aprender ao longo da vida. Neste processo, as pessoas têm capacidade de tomar melhores decisões por saberem selecionar e avaliar as informações e transformá-las em conhecimento aplicável. O conceito apresentado por Gasgue (2013) é o de
Processo de aprendizagem voltado para o desenvolvimento de competências para buscar e usar a informação na resolução de problemas ou tomada de decisões. Segundo Kelley Gasque, essa definição caracteriza:
Estado ou condição de quem não apenas sabe ler e escrever, mas cultiva e exerce as práticas sociais que usam a escrita. Esta definição de Magda
Soares refere-se:
Edson Nery da Fonseca, no livro Introdução à Biblioteconomia, apresenta aspectos da leitura e divide esta atividade em diferentes tipos, ainda que não autoexcludentes. Considerando os tipos de leitura a seguir,
I. leitura informativa
II. leitura técnica
III. leitura formativa
IV. leitura recreativa
verifica-se que aquele(s) proposto por Fonseca é(são)
A produção sistemática de listas descritivas de registros do conhecimento – principalmente livros, artigos de periódicos e capítulos de livros –, editadas como publicação autônoma, é característica de um
Em um documento, o esquema que traz os capítulos e seções do livro com seus títulos e respectivas páginas correspondentes e localiza-se na parte pré-textual é denominado:
Considerando os elementos pós-textuais da estrutura do livro, “a lista em ordem alfabética de palavras ou expressões técnicas de uso restrito ou de sentido obscuro acompanhada das respectivas definições” denomina-se:
Em relação à tipologia documental, assinale a opção que corresponde a um tipo de documento físico iconográfico bidimensional.
A literacia digital constitui-se na “extensão da lógica da própria literacia, da mesma forma que o hipertexto é uma extensão da experiência da leitura tradicional”.
FONTE: PASSARELLI, Brasilina; SILVA, Armando M. da; RAMOS, Fernando (org.). e-Infocomunicação: estratégias e aplicações. São Paulo: Ed. SENAC, 2014. p.99-100.
Sobre a literacia digital, é CORRETO afirmar que
Um livro é dividido em partes para facilitar a leitura técnica. Externamente, suas partes dizem respeito à sua condição física e, internamente, mais ao conteúdo, sendo dividido em pré-textual, textual e pós-textual. Assinale a opção que apresenta apenas itens da parte pré-textual de um livro:
Em arquivo é possível encontrar documentos com variadas características. Com relação a classificação dos documentos no que diz respeito a gênero, escolha a resposta que apresenta exemplo de documento iconográfico:
Fonseca (2007) distingue 3 tipos de leitura, realizadas em uma biblioteca: formativa, informativa e recreativa. “Leitura informativa” é a
Segundo o Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia (CUNHA e CAVALCANTI. Briquet de Lemos, 2008): “Coleção de material impresso ou manuscrito, ordenado e organizado com o propósito de estudo e pesquisa ou de leitura geral ou ambos. Muitas bibliotecas também incluem coleções de filmes, microfilmes, discos, vídeos e semelhantes que escapam à expressão “material manuscrito ou impresso”. A palavra biblioteca é a junção dos radicais:
Os textos literários são importantes por apresentar características estéticas peculiares, devendo, então ocupar um lugar especial no acervo.São gêneros literários de linguagem escrita, EXCETO:
Empresas especializadas em mobiliários e acessórios de escritórios e bibliotecas, podem oferecer vários modelos e opções, além de orientar quanto ao espaço e arranjo interno da biblioteca.A função do bibliocanto é
Recuperar senha