(1,0)
O conceito de verdade talvez seja um dos conceitos mais importantes da história da filosofia. Vários são os questionamentos que se pode tecer a seu respeito. Qual é a sua natureza? Quem pode ser seu portador? Qual é o critério para verificarmos o que é ou não verdadeiro? Qual é a definição de verdade? Tais perguntas perpassam os campos da metafísica, da filosofia da linguagem, da estética, da epistemologia, da filosofia política, da lógica, entre tantos outros no escopo da filosofia. Tendo em vista esse conceito crucial para o pensamento filosófico, julgue o item. Wittgenstein, no seu Tractatus Logico-Philosophicus, defende uma teoria pragmática da verdade, ao argumentar que um enunciado será verdadeiro se existir o estado de coisas descrito por ele.
O conceito de verdade talvez seja um dos conceitos mais importantes da história da filosofia. Vários são os questionamentos que se pode tecer a seu respeito. Qual é a sua natureza? Quem pode ser seu portador? Qual é o critério para verificarmos o que é ou não verdadeiro? Qual é a definição de verdade? Tais perguntas perpassam os campos da metafísica, da filosofia da linguagem, da estética, da epistemologia, da filosofia política, da lógica, entre tantos outros no escopo da filosofia. Tendo em vista esse conceito crucial para o pensamento filosófico, julgue o item. O filósofo brasileiro Newton da Costa concebeu a sua teoria da quase-verdade influenciado pela dinâmica do pensamento científico, defendendo que teorias científicas não contêm conteúdos que dissertem sobre a realidade.
O conceito de verdade talvez seja um dos conceitos mais importantes da história da filosofia. Vários são os questionamentos que se pode tecer a seu respeito. Qual é a sua natureza? Quem pode ser seu portador? Qual é o critério para verificarmos o que é ou não verdadeiro? Qual é a definição de verdade? Tais perguntas perpassam os campos da metafísica, da filosofia da linguagem, da estética, da epistemologia, da filosofia política, da lógica, entre tantos outros no escopo da filosofia. Tendo em vista esse conceito crucial para o pensamento filosófico, julgue o item. O filósofo contemporâneo alemão Habermas, inspirado em Peirce, tecendo críticas aos positivistas, buscou elaborar uma teoria da verdade enquanto consenso, procurando considerar o conhecimento comunicativo.
O conceito de verdade talvez seja um dos conceitos mais importantes da história da filosofia. Vários são os questionamentos que se pode tecer a seu respeito. Qual é a sua natureza? Quem pode ser seu portador? Qual é o critério para verificarmos o que é ou não verdadeiro? Qual é a definição de verdade? Tais perguntas perpassam os campos da metafísica, da filosofia da linguagem, da estética, da epistemologia, da filosofia política, da lógica, entre tantos outros no escopo da filosofia. Tendo em vista esse conceito crucial para o pensamento filosófico, julgue o item. As teorias da verdade enquanto correspondência procuram evitar qualquer relação com a realidade.
O conceito de verdade talvez seja um dos conceitos mais importantes da história da filosofia. Vários são os questionamentos que se pode tecer a seu respeito. Qual é a sua natureza? Quem pode ser seu portador? Qual é o critério para verificarmos o que é ou não verdadeiro? Qual é a definição de verdade? Tais perguntas perpassam os campos da metafísica, da filosofia da linguagem, da estética, da epistemologia, da filosofia política, da lógica, entre tantos outros no escopo da filosofia. Tendo em vista esse conceito crucial para o pensamento filosófico, julgue o item. As teorias da verdade enquanto coerência repercutiram no idealismo, em filósofos como Fichte, Hegel e Bradley, e dependem profundamente do conceito de contradição.
Alguns dos desejos são naturais e necessários; outros, naturais e não necessários; outros, nem naturais nem necessários, mas nascidos de vã opinião. Os desejos que não nos trazem dor se não satisfeitos não são necessários, mas o seu impulso pode ser facilmente desfeito, quando é difícil obter sua satisfação ou parecem geradores de dano.EPICURO DE SAMOS. Doutrinas principais. In: SANSON, V. F. Textos de filosofia . Rio de Janeiro: Eduff, 1974No fragmento da obra filosófica de Epicuro, o homem tem como fim
Panayiotis Zavos “quebrou” o último tabu da clonagem humana — transferiu embriões para o útero de mulheres, que os gerariam. Esse procedimento é crime em inúmeros países. Aparentemente, o médico possuía um laboratório secreto, no qual fazia seus experimentos. “Não tenho nenhuma dúvida de que uma criança clonada irá aparecer em breve. Posso não ser eu o médico que irá criá-la, mas vai acontecer”, declarou Zavos. “Se nos esforçarmos, podemos ter um bebê clonado daqui a um ano, ou dois, mas não sei se é o caso. Não sofremos pressão para entregar um bebê clonado ao mundo. Sofremos pressão para entregar um bebê clonado saudável ao mundo.”CONNOR, S. Disponível em: www.independent.co.uk. Acesso em: 14 ago. 2012 (adaptado)A clonagem humana é um importante assunto de reflexão no campo da bioética que, entre outras questões, dedica-se a
É o caráter radical do que se procura que exige a radicalização do próprio processo de busca. Se todo o espaço for ocupado pela dúvida, qualquer certeza que aparecer a partir daí terá sido de alguma forma gerada pela própria dúvida, e não será seguramente nenhuma daquelas que foram anteriormente varridas por essa mesma dúvida.SILVA, F. L. Descartes: a metafísica da modernidade. São Paulo: Moderna, 2001 (adaptado).Apesar de questionar os conceitos da tradição, a dúvida radical da filosofia cartesiana tem caráter positivo por contribuir para o(a)
Até hoje admitia-se que nosso conhecimento se devia regular pelos abjetos; porém, todas as tentativas para descobrir, mediante conceitos, algo que ampliasse nosso conhecimento, malogravam-se com esse pressuposto. Tentemos, pois, uma vez, experimentar se não se resolverão melhor as tarefas da metafísica, admitindo que os objetos se deveriam regular pelo nosso conhecimento.KANT I Critica da razão pura, Lisboa: Calouste-Gulbenkían, 1994 (adaptado).O trecho em questão é uma referência ao que ficou conhecido como revolução copernicana na filosofia. Nele, confrontam-se duas posições filosóficas que
O acidente nuclear de Chernobyl revela brutalmente os limites dos poderes técnico-científicos da humanidade e as “marchas-à-ré” que a “natureza” nos pode reservar. É evidente que uma gestão mais coletiva se impõe para orientar as ciências e as técnicas em direção a finalidades mais humanas.GUATTARI, F. As três ecologias. São Paulo: Papirus, 1995 (adaptado).O texto trata do aparato técnico-científico e suas consequências para a humanidade, propondo que esse desenvolvimento
Vi os homens sumirem-se numa grande tristeza. Os melhores cansaram-se das suas obras. Proclamou-se uma doutrina e com ela circulou uma crença: Tudo é oco, tudo é igual, tudo passou! O nosso trabalho foi inútil; o nosso vinho tornou-se veneno; o mau olhado amareleceu-nos os campos e os corações. Secamos de todo, e se caísse fogo em cima de nós, as nossas cinzas voariam em pó. Sim; cansamos o próprio fogo. Todas as fontes secaram para nós, e o mar retirou-se. Todos os solos se querem abrir, mas os abismos não nos querem tragar!
NIETZSCHE, F Assim falou Zaratustra. Rio de Janeiro: Ediouro, 1977.
O texto exprime uma construção alegórica, que traduz um entendimento da doutrina niilista, uma vez que
O texto apresenta um discurso de disciplinarização dos corpos, que tem como consequência
A pintura rupestre acima, que é um patrimônio cultural brasileiro, expressa
Não só de aspectos físicos se constitui a cultura de um povo. Há muito mais, contido nas tradições, no folclore, nos saberes, nas línguas, nas festas e em diversos outros aspectos e manifestações transmitidos oral ou gestualmente, recriados coletivamente e modificados ao longo do tempo. A essa porção intangível da herança cultural dos povos dá-se o nome de patrimônio cultural imaterial.Internet: www.unesco.org.brQual das figuras abaixo retrata patrimônio imaterial da cultura de um povo?
William James Herschel, coletor do governo inglês, iniciou na Índia seus estudos sobre as impressões digitais ao tomar as impressões digitais dos nativos nos contratos que firmavam com o governo. Essas impressões serviam de assinatura. Aplicou-as, então, aos registros de falecimentos e usou esse processo nas prisões inglesas, na Índia, para reconhecimento dos fugitivos. Henry Faulds, outro inglês, médico de hospital em Tóquio, contribuiu para o estudo da datiloscopia. Examinando impressões digitais em peças de cerâmica pré-histórica japonesa, previu a possibilidade de se descobrir um criminoso pela identificação das linhas papilares e preconizou uma técnica para a tomada de impressões digitais, utilizando-se de uma placa de estanho e de tinta de imprensa.
Que tipo de relação orientava os esforços que levaram à descoberta das impressões digitais pelos ingleses e, posteriormente, à sua utilização nos dois países asiáticos?
Recuperar senha