Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Matéria: Comunicação Social x
#49842
Concurso
IPHAN
Cargo
Analista - Comunicação Social
Banca
CESPE
Matéria
Comunicação Social
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

A visualização da informação e os infográficos são recursos amplamente utilizados na mídia impressa, visando-se à diminuição das barreiras de entendimento do conteúdo. Tal recurso mostra-se útil para tratar de tipografia, uma das áreas de conhecimento base da comunicação e do design visual que está relacionada tanto com o projeto quanto com o uso consciente de símbolos alfabéticos na construção da mensagem.

 

Uriá Fassina Firmino. A infografia como recurso comunicacional no processo de aquisição de informação e compreensão de tipografia. Internet: <www.uel.br> (com adaptações).

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item subsecutivo, relativo a propriedades de um projeto gráfico editorial.

O espacejamento positivo deve ser evitado se a finalidade for ajustar uma ou mais linhas de um texto justificado.

 

#49841
Concurso
IPHAN
Cargo
Analista - Comunicação Social
Banca
CESPE
Matéria
Comunicação Social
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

A visualização da informação e os infográficos são recursos amplamente utilizados na mídia impressa, visando-se à diminuição das barreiras de entendimento do conteúdo. Tal recurso mostra-se útil para tratar de tipografia, uma das áreas de conhecimento base da comunicação e do design visual que está relacionada tanto com o projeto quanto com o uso consciente de símbolos alfabéticos na construção da mensagem.

 

Uriá Fassina Firmino. A infografia como recurso comunicacional no processo de aquisição de informação e compreensão de tipografia. Internet: <www.uel.br> (com adaptações).

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item subsecutivo, relativo a propriedades de um projeto gráfico editorial.

Os três gêneros de comportamento para a tipografia são texto, informação e imagem, os quais apresentam em comum a legibilidade como fator crítico, uma vez que se relacionam igualmente à legibilidade de conteúdo e à intencionalidade da comunicação.

 

#49840
Concurso
IPHAN
Cargo
Analista - Comunicação Social
Banca
CESPE
Matéria
Comunicação Social
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Acerca do conceito de projeto gráfico, julgue o item subsequente.

 

Os principais elementos do trabalho gráfico são o branco do suporte e o preto do impresso.

 

#49839
Concurso
IPHAN
Cargo
Analista - Comunicação Social
Banca
CESPE
Matéria
Comunicação Social
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Acerca do conceito de projeto gráfico, julgue o item subsequente.

 

A composição visual moderna baseia-se no projeto vertical: as matérias são dispostas no sentido vertical, de cima para baixo, e ocupam somente uma coluna, o que facilita e dinamiza a leitura.

 

 

#49838
Concurso
IPHAN
Cargo
Analista - Comunicação Social
Banca
CESPE
Matéria
Comunicação Social
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Acerca do conceito de projeto gráfico, julgue o item subsequente.

 

O tamanho do corpo da letra determina o espacejamento natural entre uma linha e outra composição gráfica.

 

#49837
Concurso
IPHAN
Cargo
Analista - Comunicação Social
Banca
CESPE
Matéria
Comunicação Social
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Acerca do conceito de projeto gráfico, julgue o item subsequente.

 

Utilizado nas artes gráficas, o termo desktop publishing - editoração eletrônica - relaciona-se ao fluxo de trabalho em diagramação e na composição de textos.

 

 

#49836
Concurso
IPHAN
Cargo
Analista - Comunicação Social
Banca
CESPE
Matéria
Comunicação Social
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Acerca do conceito de projeto gráfico, julgue o item subsequente.

 

Enquanto ponto de apoio para uma página, uma fotografia constitui um elemento secundário no processo de diagramação.

 

#49835
Concurso
IPHAN
Cargo
Analista - Comunicação Social
Banca
CESPE
Matéria
Comunicação Social
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Acerca do conceito de projeto gráfico, julgue o item subsequente.

 

Destacam-se em uma página impressa os elementos e princípios básicos da Gestalt: suas leis de percepção das formas, da constância dos objetos, do princípio do isomorfismo e da teoria da dinâmica de campos.

 

#49834
Concurso
IPHAN
Cargo
Analista - Comunicação Social
Banca
CESPE
Matéria
Comunicação Social
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

A arte do planejamento gráfico de jornais e revistas sempre foi um tema amplamente admirado entre os profissionais da área. Apesar de alguns incautos ainda a considerarem uma atividade secundária, a reforma ou criação da estrutura que comportará o noticiário é tão importante quanto a própria notícia. Sem desmerecer o papel da notícia, que é elemento-chave de qualquer veículo de imprensa, de nada adianta um corpo editorial reluzente se o trabalho desses profissionais tiver sido prejudicado pela maneira como é apresentado e organizado.

André Abreu. O planejamento gráfico em tempos digitais. Internet: <http://webcache.googleusercontent.com> (com adaptações).
Considerando o assunto do texto apresentado, julgue o item seguinte.

 

A estipulação do número de páginas de uma publicação é feita em observância a um equilíbrio entre conteúdo editorial e finalidade comercial.

 

 

#49833
Concurso
IPHAN
Cargo
Analista - Comunicação Social
Banca
CESPE
Matéria
Comunicação Social
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Acerca do planejamento e da execução da comunicação nas organizações, julgue o item a seguir.

 

Em comunicação, um plano de gerenciamento de crises é um conjunto de medidas, posturas e consensos capazes de promover o sucesso de uma ação em um ambiente onde tenha ocorrido uma situação adversa.

 

 

#49832
Concurso
IPHAN
Cargo
Analista - Comunicação Social
Banca
CESPE
Matéria
Comunicação Social
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Acerca do planejamento e da execução da comunicação nas organizações, julgue o item a seguir.

Comunicação interna é aquela que se processa dentro da empresa e se restringe ao âmbito das funções administrativas, por meio de uma confluência de redes e fluxos que viabilizam todo o sistema organizacional.

 

#49831
Concurso
IPHAN
Cargo
Analista - Comunicação Social
Banca
CESPE
Matéria
Comunicação Social
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Acerca do planejamento e da execução da comunicação nas organizações, julgue o item a seguir.

A comunicação organizacional deve ser planejada, desenvolvida e implantada com vistas a atender os fluxos descendente, ascendente e lateral.

 

#49830
Concurso
IPHAN
Cargo
Analista - Comunicação Social
Banca
CESPE
Matéria
Comunicação Social
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

No que se refere à comunicação organizacional, julgue o item que segue.


A missão de uma organização apresenta a premissa que exprime como ela pretende ser vista futuramente por seus públicos.

 

#49829
Concurso
IPHAN
Cargo
Analista - Comunicação Social
Banca
CESPE
Matéria
Comunicação Social
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

No que se refere à comunicação organizacional, julgue o item que segue.

 

Conhecido também como jornal da empresa, o house-organ é um instrumento de comunicação escrita de custo inferior ao da revista, razão por que é uma ótima opção para divulgação das informações do ambiente organizacional.

 

#49828
Concurso
IPHAN
Cargo
Analista - Comunicação Social
Banca
CESPE
Matéria
Comunicação Social
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

No que se refere à comunicação organizacional, julgue o item que segue.

 

A identidade institucional consiste no resultado do balanço entre percepções positivas e negativas que a empresa transmite a determinado público.