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Julgue o item seguinte, referente a competição e cooperação no esporte.
As atividades e os esportes se distinguem por características específicas: se individuais, como o alpinismo, enfatiza-se a competição entre os participantes; se coletivos, como o remo, com duas ou mais pessoas em uma mesma embarcação, a ênfase recai sobre a cooperação.
Ao adotar regras esportivas institucionalizadas durante as aulas de educação física, o professor estará impondo uma vivência competitiva e desatrelada de valores éticos e morais.
Nas aulas de educação física, os esportes coletivos levam os alunos a vivenciar situações de competição e de cooperação, quando há interação com os adversários da equipe oposta e integração com os companheiros da mesma equipe.
O esporte não possui nenhuma virtude mágica. Ele não é, em si mesmo, nem socializante nem antissocializante. É conforme aquilo que se fizer dele. A prática esportiva pode formar tanto patifes quanto pessoas preocupadas com o fair play.
P. Parlebas. In: M. Betti. Educação e sociedade. São Paulo: Movimento, 1991 (com adaptações).
Considerando as ideias desse texto, julgue o próximo item.
Depreende-se da afirmação de que o esporte pode formar pessoas preocupadas com o fair play uma clara crítica à sociedade capitalista.
Conforme a perspectiva de pensamento apresentada no texto, é imperiosa a eliminação da competitividade nos esportes, para que eles se tornem mais cooperativos.
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