(1,0)
A dependência química é definida pela 10a edição da Classificação Internacional de Doenças (CID-10) como um conjunto de fenômenos comportamentais, cognitivos e fisiológicos que se desenvolvem após o uso repetido de determinada substância. Conforme as definições da CID-10 sobre o uso prejudicial e a dependência de álcool e outras drogas, é INCORRETO afirmar que:
Sobre a CID-10 (Classificação Internacional de Doenças), NÃO é correto afirmar que:
Alguns conceitos-chave adotados pelo Programa Nacional de Segurança do Paciente seguem a Classificação Internacional de Segurança do Paciente da Organização Mundial de Saúde (OMS), que define evento adverso como:
Após atendimento a um trabalhador acidentado, utilizando os códigos da Classificação Internacional de Doenças, o técnico de enfermagem deve conferir o registro referente à data e hora do atendimento, ao local de ocorrência e à causa do atendimento, indicando se houve acidente do trabalho ou de trânsito.Essas informações, segundo Tabela-padrão estabelecida pelo Ministério da Saúde, correspondem a
Um cliente apresenta pensamentos, imagens ou impulsos que são desagradavelmente repetidos. De acordo com as Diretrizes Diagnósticas da CID (Classificação Internacional das Doenças) - 10, essa é uma das características clínica do transtorno
Segundo o CID-10 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde) e o DSM-V (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), os Transtornos de Personalidade podem ser agrupados da seguinte forma:
Com relação ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) é atribuição dos Municípios:
De acordo com dados epidemiológicos, no Brasil, estima-se que hajam de 6 a 8 mil novos casos por ano de traumas raquimedulares. Trata-se de uma condição com alto impacto negativo, tanto no âmbito pessoal quanto social, e que tem repercussões não só físicas, mas psicossociais importantes. Por isso, o processo de reabilitação integral do paciente lesado medular deve ser multiprofissional. Dentre as ferramentas de classificação e avaliação, AQUELA que pode ser aplicada para mensurar de FORMA PLURIDIMENSIONAL a evolução clínica do paciente é:
Para a prática clínica, é desejável que o psiquiatra utilize roteiro de avaliação padronizado de entrevista para diagnóstico psicopatológico. Dalgalarrondo (2019) sugere o uso de uma entrevista diagnóstica padronizada breve, compatível com diretrizes do Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DMS-IV) e da Classificação internacional de doenças e problemas relacionados à saúde (CID-10). O instrumento que tem por base perguntas-chaves no início de cada capítulo, que orientam a investigação mais aprofundada ou a mudança de capítulo, que proporciona entrevista diagnóstica rápida (25 a 45 minutos) e foi validado para a versão brasileira é o:
Julgue os itens a seguir, relativos às intervenções possíveis no caso de pacientes com transtorno decorrente do uso de álcool, considerando o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-5) e a Classificação Internacional das Doenças (CID-10).I O diagnóstico e o tratamento precoce da dependência de álcool têm efeitos no prognóstico de pacientes.II Não há evidência da necessidade de utilização da entrevista motivacional em casos de dependência de álcool.III As intervenções, no caso de transtorno decorrente do uso de álcool, devem priorizar confrontações diretas.Assinale a opção correta.
Um dos critérios tradicionalmente empregados para a elaboração das políticas públicas são as causas de mortalidade e a sua distribuição por faixas etárias. Quais são as duas principais causas de mortalidade, por capítulos da Classificação Internacional de Doenças (CID-10), da população residente no Rio Grande do Sul entre 10 e 49 anos de idade?
Segundo o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, no Brasil, em 2019 foram registrados 142.800 óbitos por causas externas (Capítulo XX da 10ª Revisão da Classificação Internacional de Doenças – CID-10).Entre os grupos de causas externas que provocaram óbitos no Brasil, o mais importante foi o de
Um dos critérios tradicionalmente empregados para a elaboração das políticas públicas são as causas de mortalidade e a sua distribuição por faixas etárias. Qual a principal causa de mortalidade, por capítulo da Classificação Internacional de Doenças (CID-10), da população residente no Rio Grande do Sul com 60 ou mais anos de idade?
O grupo de causas, segundo os Capítulos da 10ª Revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-10), que teve maior peso em relação ao total de óbitos no Brasil no ano de 2020 foi o de
Recuperar senha