(1,0)
Em relação à clínica médica de doenças carências e metabólicas de equídeos é correto afirmar:
Em relação à clínica médica das afecções de pele e anexos de suínos, é correto afirmar:
A erisipela suína cujo agente etiológico e Erysipelothrix spp é uma doença infectocontagiosa do tipo hemorrágica. Analise as afirmativas a seguir que apresentam os sintomas típicos e achados de necropsia para animais portadores da doença nos diferentes tipos de fase que a caracterizam, quais seja aguda ou crônica.
I. Endocardite da válvula mitral.
II. Artrite.
III. Lesões de pele.
IV. Osteíte.
V. Aborto.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
Uma onça-parda (Puma concolor) adulta deve ser contida para um exame de imagem. Assinale a alternativa correta quanto à forma e via de aplicação, a droga e a respectiva dose adequada para o caso.
Ao realizar uma necropsia em coelhos, que tiveram morte súbita no biotério, foi detectado como achado constante a esplenomegalia, com hipertrofia da polpa branca sob a forma de nódulos esbranquiçados com 1 a 3 mm de diâmetro. Alguns fígados apresentavam pontos necróticos e em alguns animais havia focos pneumônicos, enterite catarral e catarro-hemorrágica. No inquérito epidemiológico constatou-se que a fonte de fornecimento da água aos animais ficava ao ar livre.Ante o exposto, o diagnóstico é de:
Em cães e gatos com vômito crônico, o desenvolvimento de hemetêmese e melena sugerem sangramento em decorrência de doença gástrica erosivo-ulcerativa. Enquanto a causa primária é investigada deve-se implementar tratamento sintomático. Sobre protocolo terapêutico desta condição clínica marque a opção incorreta:
Peste Suína Clássica (PSC) é uma doença de origem viral (pestivírus), altamente contagiosa, que se manifesta na forma aguda, subaguda, crônica ou clínica inaparente. A infecção ocorre pela via oronasal, sendo as tonsilas o primeiro sítio de replicação do vírus, que em seguida penetra na corrente circulatória alcançando linfonodos, baço, rins, porção distal do íleo e cérebro. Entre as alterações macroscópicas, observam-se congestão, infarto e hemorragias em diversos graus (petéquias e equimoses) em quase todos os órgãos e tecidos. Apresenta esplenomegalia, congestão ou petéquias e sufusões na epiglote, principalmente, nos casos crônicos, presença de amigdalite necrótica purulenta. Próximo à junção ileocecal, podem ser vistas pequenas úlceras que geralmente são resultado de infecção secundária comumente causada por:
Recuperar senha