(1,0)
No que concerne à exodontia, julgue o item a seguir.
Para que os pacientes com doenças sistêmicas não tenham complicações cirúrgicas locais, o cirurgião-dentista deve fazer o acompanhamento dessas doenças.
A causa mais comum do retardo do reparo do alvéolo, após exodontia, é a infecção.
A perda dos dentes, um problema que afeta milhões de pessoasem todo o mundo, apresenta relação direta com distúrbiosmastigatórios, gastrointestinais, envelhecimento facial, eprejudica o relacionamento social. Como consequências,ocorrem alterações funcionais, estéticas e diminuição daautoestima. Em relação aos implantes dentários, que surgiramcomo alternativas para atenuar esses problemas, julgue os itensa seguir.
A modelação e a remodelação do osso são principalmente controladas, em parte ou no todo, pelo ambiente mecânico do esforço. Em geral, a densidade do osso alveolar se desenvolve como resultado da deformação mecânica causada pelos microesforços.
Acerca de aspectos diversos relacionados a terapêutica,exodontia, biossegurança e ética profissional, julgue ospróximos itens.
Constatada a necessidade de atendimento hospitalar advinda de atendimento feito por cirurgião-dentista, competirá ao acompanhante ou responsável pelo paciente internar o paciente em hospitais públicos ou privados, respeitadas as normas técnico-administrativas das instituições, mas será dever fundamental do cirurgiãodentista assistir o paciente durante a internação, mesmo sem obrigatoriedade de assumir a responsabilidade pelos atos praticados perante o hospital.
Considerando que, durante um procedimento cirúrgico deextração do segundo molar superior esquerdo em um homemcom 35 anos de idade, ocorra uma complicação do tipo recuodesse elemento para o seio maxilar, julgue os itenssubsequentes.Caso o paciente tivesse inalado acidentalmente um fragmento do elemento dentário e não se obtivesse sucesso na recuperação desse fragmento, o procedimento a ser adotado deveria ser a ventilação respiratória artificial do paciente com oxigênio puro e a solicitação de assistência do serviço de atendimento móvel de urgência.
Considerando que, durante um procedimento cirúrgico deextração do segundo molar superior esquerdo em um homemcom 35 anos de idade, ocorra uma complicação do tipo recuodesse elemento para o seio maxilar, julgue os itenssubsequentes.Se o paciente começar a tossir e apresentar desconforto respiratório, mas seu estado se restabelecer rapidamente, ele deverá ser acalmado, receber suplementação artificial de oxigênio e ser imediatamente encaminhado ao serviço hospitalar.
Considerando que, durante um procedimento cirúrgico deextração do segundo molar superior esquerdo em um homemcom 35 anos de idade, ocorra uma complicação do tipo recuodesse elemento para o seio maxilar, julgue os itenssubsequentes.Se o estado do paciente evoluir para uma insuficiência respiratória, será necessário realizar rapidamente a manobra de Heimlich para desobstruir as vias aéreas superiores.
Com relação a indicação ou contra-indicação da remoção deterceiros molares inclusos ou semi-inclusos, julgue os itensa seguir.
Quando um terceiro molar parcialmente erupcionado apresenta-se inclinado, com a coroa voltada para a face distal do segundo molar, é indicada a sua remoção, pois o risco de ocorrer uma lesão de cárie e comprometer a distal do segundo molar aumenta consideravelmente.
Dentes inclusos de pacientes com mais de 30 anos perdem a sua força eruptiva, e a ocorrência da maioria dos problemas associados a esses dentes tende a diminuir drasticamente a partir dessa idade. Assim, a remoção preventiva é geralmente contra-indicada após essa idade.
Bolsa periodontal na região do terceiro molar com comprometimento do dente adjacente indica a exodontia.
Considerando que, durante um procedimento cirúrgico deextração do segundo molar superior esquerdo em um homemcom 35 anos de idade, ocorra uma complicação do tipo recuodesse elemento para o seio maxilar, julgue os itenssubsequentes.
Se o paciente começar a tossir e apresentar desconforto respiratório, mas seu estado se restabelecer rapidamente, ele deverá ser acalmado, receber suplementação artificial de oxigênio e ser imediatamente encaminhado ao serviço hospitalar.
Se o estado do paciente evoluir para uma insuficiência respiratória, será necessário realizar rapidamente a manobra de Heimlich para desobstruir as vias aéreas superiores.
Recuperar senha