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Matéria: Ciências Navais Diversas x
#216655
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Os ventos alísios, característicos das regiões tropicais, de ambos os hemisférios, originam-se da circulação geral da atmosfera.
Na costa do estado do Espírito Santo, eles são ventos de

#216654
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De acordo com a NR 6 (Equipamento de Proteção Individual), são dispositivos para a proteção contra queda:

#216653
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A adoção de um padrão de cores para a segurança do trabalho, conhecida por aqueles que trabalham a bordo de navios, minimiza as ocorrências de acidente de trabalho e de exposição ao risco. Nesse contexto, utiliza-se a cor vermelha para tubulações de

#216652
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De acordo com o RIPEAM-72, se uma embarcação com 120 metros de comprimento estiver encalhada, ela deve exibir, onde melhor possam ser vistas: uma luz circular branca na parte de vante, uma luz circular branca na popa ou próximo dela, mais baixa que essa luz circular branca na parte de vante, e, adicionalmente,

#216651
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De acordo com o RIPEAM-72, uma embarcação de propulsão mecânica, quando rebocando à noite, deve exibir, nos casos em que o comprimento de reboque for menor que 200 metros: luzes de bordos, luz de alcançado, e, ainda,

#216650
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O círculo de fundeio delimita a área dentro da qual o navio pode permanecer durante o período em que se encontrar fundeado.
O centro desse círculo é indicado pela posição do ferro, sendo o seu raio dado pelo comprimento do

#216649
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Um bom planejamento de uma travessia deve proporcionar ao Oficial de Quarto os recursos necessários para que ele possa conduzir a navegação segura do navio de berço a berço entre o porto de saída e o de chegada. Representa um aspecto INCORRETO a ser observado na elaboração desse planejamento:

#216648
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Certos sinais nas atividades de uma equipe do passadiço podem indicar que uma cadeia de erro está desenvolvendo-se.
Nesse caso, se dois sistemas, separados e independentes, utilizados na determinação da posição do navio, fornecerem, para o mesmo instante, duas posições não coincidentes, teremos uma indicação de desenvolvimento de uma cadeia de erro por

#216647
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Em relação à navegação com o prático a bordo, considere as afirmativas a seguir.
I – A despeito dos deveres e obrigações do prático, sua presença a bordo diminui a responsabilidade do comandante ou do oficial de serviço de cumprir seus deveres e obrigações para com a segurança do navio.
II – O monitoramento da progressão do navio deve ser executado pela equipe do passadiço durante o período em que o prático tem a manobra, exatamente da mesma forma que é executado sob quaisquer outras condições.
III – Se houver qualquer dúvida em relação às intenções ou procedimentos do prático, o oficial encarregado do quarto de serviço de navegação deverá buscar esclarecimentos com o prático e, se a dúvida persistir, deverá informar imediatamente ao comandante.
É correto APENAS o que se afirma em

#216646
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De acordo com o RIPEAM-72, as luzes de mastro, de bordos e de alcançado de uma embarcação de 60 m de comprimento devem ser especificadas, de modo a serem visíveis às distâncias mínimas, em milhas, respectivamente, iguais a

#214746
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Observando-se as curvas de giro de um navio para um mesmo valor de velocidade, verifica-se que o aumento do ângulo de leme provoca o aumento do

#214745
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Uma Linha de Posição (LDP) é o lugar geométrico de todas as posições que o navio pode ocupar, tendo efetuado certa observação em um determinado instante. Dentre os tipos de LDP, o que NÃO necessita de qualquer instrumento para ser obtido, sendo determinado por observação visual direta, a olho nu, é a

#214744
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No que se refere à manutenção de instalações elétricas de baixa tensão, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Invólucros, tampas e outros meios destinados a garantir proteção contra contatos com partes vivas podem ser removidos para fins de verificação ou manutenção, mas devem ser prontamente restabelecidos.

( ) Os condutores devem ser inspecionados quanto ao estado da isolação e de seus elementos de conexão, fixação e suporte, com vista a detectar sinais de aquecimento excessivo, rachaduras e ressecamentos.

( ) As tubulações metálicas de água são admitidas como eletrodos de aterramento e condutores de proteção.

As afirmativas são, respectivamente,

#214743
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Em relação aos projetos de impermeabilização, analise o fragmento a seguir.

O projeto _____ de impermeabilização define as soluções de impermeabilização a serem adotadas em uma construção, de forma a atender às exigências de desempenho em relação à _____ dos elementos construtivos e à durabilidade frente à ação de fluidos, _____ e umidade. Pela sua característica, deve ser feito durante a etapa da coordenação geral das atividades de projeto.

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

#214742
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Em sistemas de detecção e alarme de incêndio, os dispositivos do tipo iônico ou óptico, que possuem área máxima de ação de 81,00 m2 , podendo ser instalados até 8,0 m de altura, são os