(1,0)
Julgue o item que se segue, referente à cárie dentária.
Medidas de vigilância em relação aos sinais da cárie em espaços coletivos otimizam o planejamento da intervenção para as populações adscritas, conforme a realidade encontrada.
Na abordagem individual, para diminuir erros clínicos, o diagnóstico principal deve ser obtido por radiografia, mediante a técnica interproximal, por meio da qual é possível diferenciar o avanço da doença nos tecidos mineralizados.
Na abordagem coletiva do combate à cárie, o monitoramento do índice ceo/CPOd e a avaliação do percentual mínimo de grupos livres de cárie com idades entre cinco e doze anos devem ser critérios de vigilância mínima para a cárie.
A etiologia da microbiota cariogênica pode ser diminuída por meio do controle mecânico do biofilme.
O tratamento restaurador não garante o processo de controle da doença.
No que concerne à doença cárie e à decisão de tratamento restaurador, julgue o itens subsecutivo.
A modificação na superfície do esmalte por remineralização ou por polimento em casos de lesões iniciais sem cavidade não impedem a progressão das lesões, mas tornam o dente mais resistente a um novo desafio cariogênico.
A doença cárie é o resultado do desequilíbrio do processo demineralização e se estabelece precocemente, antes do aparecimento deseus sinais clínicos. Julgue os itens seguintes, relacionados ao processode formação da cárie dentária.
Os Streptococcus mutans e sobrinus estão associados às perdas minerais iniciais localizadas da estrutura dentária causadas por ácidos orgânicos provenientes da fermentação microbiana dos carboidratos da dieta.
Nem todas as dentições, nem todos os dentes, nem mesmo todas assuperfícies de um dado elemento dental, em uma dentição, sãoigualmente propensos a desenvolver cárie dentária. Em relação à cáriedentária, que continua sendo a doença que mais comumente afeta osseres humanos, julgue os itens a seguir.
Em geral, a distribuição das lesões cariosas é simétrica. Corroborando com o fato de a arcada superior ser menos suscetível à presença de cáries do que a inferior, os incisivos superiores são os dentes que apresentam maior resistência às cáries.
A ausência de oclusão funcional de um elemento dental ocasionada pela perda de seu antagonista não interfere no acúmulo de substrato e de microrganismos na superfície oclusal, tendo em vista que a saliva é responsável pela autolimpeza bucal.
Na ausência de hidratos de carbono fermentáveis no meio bucal, a cárie inicia seu mecanismo de ataque.
Qual o significado da sigla “CPO” no formulário para avaliar o índice de “CPOD”, criado por Klein e Palmer, em 1937?
Assinale a alternativa incorreta sobre os principais fatores de risco que levam os usuários a adquirirem a cárie dentária:
De acordo com a literatura de referência, assinale a alternativa CORRETA.
As soluções neutras de fluoreto de sódio a 0,2%, utilizadas para bochecho, são recomendadas para uso:
A cárie dentária é uma doença decorrente do desequilíbrio entre os fenômenos deremineralização e desminera- lização. A desmineralização é decorrente de ácidos provenientes do metabolismo bacteriano.O principal ácido bacteriano envolvido no desenvolvimento da cárie dentária é o
Recuperar senha