(1,0)
Acerca de modelagem de dados, julgue o item a seguir.
Qualquer subconjunto dos campos de uma relação pode ser uma chave de pesquisa em um arquivo de índice.
Julgue o item seguinte, com relação a banco de dados NoSQL e à linguagem de consulta estruturada (SQL).
Em um banco de dados NoSQL, como o banco de dados gráfico, um objeto do mundo real é representado como uma tabela; cada registro da tabela forma uma linha cuja chave primária é representada por um campo numérico.
O comando truncate PESSOA; permite excluir todos os registros da tabela de nome PESSOA.
Julgue o item a seguir, a respeito de normalização das estruturas de dados e de melhoria de desempenho de banco de dados.
Uma tabela está na segunda forma normal (2FN) se ela estiver na 1FN e se todos os seus atributos não chave forem totalmente dependentes da chave primária.
Com relação a data warehouse e data mining, julgue o item subsequente.
A análise de data mining por padrão sequencial visa à identificação de fatos que geram outros fatos, sempre ocorrendo causa e consequência em momentos adjacentes.
Um ambiente de data warehouse permite acessos simultâneos ao mesmo registro, para consulta e(ou) atualização, sem a preocupação com bloqueios de deadlock.
A etapa de estratificação da técnica de árvore de decisão é responsável por determinar as regras para a designação dos casos identificados a uma categoria existente mais adequada no data mining.
A respeito de banco de dados, julgue o item a seguir.
Em uma arquitetura do tipo banco de dados distribuídos, quando um servidor de banco de dados não tem os dados solicitados em uma consulta, ele obtém esses dados em outro servidor e devolve o resultado de forma transparente.
A criação de tabelas e as restrições de integridade são atividades de administração de banco de dados descritas como DDL (data definition language).
No que se refere à tecnologia da informação, julgue o próximo item.Bancos de dados do modelo NoSQL são considerados orientados a objetos, pois armazenam os dados em formatos distintos dos utilizados em bancos de dados relacionais.
Assinale as seguintes afirmativas sobre Sistemas de Gerência de Banco de Dados (SGBDs) com V (verdadeiro) ou F (falso).( ) SGBDs relacionais como o MySQL ou PostgreSQL são voltados a informações estruturadas, e baseadas em esquemas predefinidos. Dão apoio à linguagem de consulta padronizada SQL, mas, sendo de código aberto, não garantem suporte ou manutenção.( ) SGBDs como Mongo e CouchDB são apropriados para informações semiestruturadas e classificados como baseados em documentos. Para fazer consultas, o Mongo oferece uma linguagem de comandos própria, e no CouchDB são definidas visões com linguagem de scripting.( ) SGBDs como Redis e Neo4J são classificados como par chave-valor e voltados a informações não estruturadas. Ambos são SGBDs in-memory e, portanto, adequados a aplicações que exigem excelente desempenho.A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Assinale as seguintes afirmativas sobre mecanismos de bloqueio no Sistema de Gerência de Banco de Dados Oracle (19c ou superior) com V (verdadeiro) ou F (falso).( ) Todo comando DML obtém automaticamente dois tipos de bloqueio: Row Lock (TX – Bloqueio em nível de tupla) e Table Lock (TM – Bloqueio em nível de tabela). Existem diferentes tipos de Table Lock, garantindo compartilhamentos mais ou menos restritivos com outras transações, tais como o Row Share (RS), que oferece o maior grau de concorrência para uma tabela, ou o Exclusive Table Lock (X), que proíbe outras transações de executar qualquer comando DML na tabela.( ) DDL Lock protege a definição de um objeto do esquema (schema object) resultante de alguma operação DDL sobre o objeto, ou que referencia o objeto. Enquanto o Exclusive DDL Lock bloqueia todo o Dicionário de Dados, o Shared DDL Lock bloqueia apenas o objeto em questão.( ) System Locks (Bloqueios em nível de sistema) protegem as estruturas internas da base de dados e memória. Esses mecanismos não são acessíveis ao usuário, que não tem controle sobre a ocorrência desse tipo de bloqueio e suas durações. Exemplos são Latches, Mutexes e Internal Locks.A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Considerando os tipos de índices disponíveis no Oracle (19c ou superior), analise as sentenças abaixo.I - Em um índice bitmap, cada chave está associada a um bitmap no qual cada bit corresponde a um possível identificador de tupla (rowid). É recomendado para colunas cujo número de valores distintos é pequeno comparado ao número de tuplas total e que não sofrem muitas modificações.II - Um índice bitmap de junção (bitmap join index) cria um índice de bitmap na coluna de uma tabela que é frequentemente juntada com outra(s) tabela(s) na mesma coluna. Essa pré-junção economiza recursos (e.g. CPU, memória) quando da execução da junção.III- Um índice reverso (key reverse index) é um tipo de B-Tree no qual os bytes da chave a ser indexada são fisicamente invertidos. É apropriado em situações que requerem a redução da contenção por blocos de índices.Quais estão corretas?
O Dicionário de Dados do Sistema de Gerência de Banco de Dados (SGBD) Oracle (19c ou superior) oferece várias visões, permitindo ao administrador do banco de dados obter informações sobre tablespaces e datafiles. Considere as seguintes sentenças sobre as visões disponíveis para gerenciar o espaço de tablespaces Undo (desfazer).____________ contém estatísticas para monitorar e ajustar o espaço de Undo. Pode ajudar a estimar a quantidade de espaço de Undo necessário para a carga de trabalho atual. O SGBD também usa estas estatísticas para ajustes (tuning).____________ contém estatísticas para monitorar e ajustar o espaço de Undo temporário. Pode ajudar a estimar a quantidade de espaço de Undo temporário necessário nos tablespaces temporários para a carga de trabalho atual. O SGBD também usa essas estatísticas para ajustes (tuning).____________ contém informações sobre segmentos de Undo.Selecione a opção que preenche, correta e respectivamente, as lacunas acima.
Considere as seguintes sentenças sobre recursos disponíveis para auditoria no Sistema de Gerência de Banco de Dados Oracle (19c ou superior).I - Quando uma nova base de dados é criada, o modo de auditoria padrão é o Mixed Mode Auditing, que permite tanto o Unified Auditing e a auditoria tradicional (recursos disponíveis nas releases anteriores a Oracle 12c).II - Apenas pessoas desempenhando o papel AUDIT_ADMIN podem utilizar recursos destinados à auditoria, tais como configuração dos itens auditáveis e políticas de auditoria, visualização e análise de dados de auditoria.III- O desempenho do Unified Auditing é comparável ao da auditoria tradicional (recursos disponíveis nas releases anteriores a Oracle 12c), mas os recursos de configuração são mais amplos e fáceis de serem utilizados.Quais estão corretas?
Recuperar senha