(1,0)
A avaliação do estado nutricional configura-se como estratégia fundamental para o diagnóstico, a intervenção e o acompanhamento de pacientes clínicos e cirúrgicos em situação de risco nutricional. A respeito desse assunto, julgue o item que se segue.O valor obtido com base no cálculo da área muscular do braço possibilita estimar a quantidade das reservas corporais de energia e o estado nutricional atual de portadores de doenças catabólicas.
A avaliação do estado nutricional configura-se como estratégia fundamental para o diagnóstico, a intervenção e o acompanhamento de pacientes clínicos e cirúrgicos em situação de risco nutricional. A respeito desse assunto, julgue o item que se segue.A utilização do valor de excreção da creatinina urinária de 24 horas no cálculo do índice creatinina altura (ICA) possibilita detectar depleção da massa muscular magra e até mesmo estimar o total de massa magra na composição corporal.
A avaliação do estado nutricional configura-se como estratégia fundamental para o diagnóstico, a intervenção e o acompanhamento de pacientes clínicos e cirúrgicos em situação de risco nutricional. A respeito desse assunto, julgue o item que se segue.A medida do diâmetro do cotovelo pode ser utilizada quando o objetivo for avaliar o estado nutricional do paciente adulto conforme os pontos de corte do índice de massa corporal, considerando sua compleição.
Com relação à avaliação subjetiva global (ASG), julgue o próximo item.Considere que um paciente com peso habitual de 75 kg pese, atualmente, 67 kg, e que tal perda ponderal refira-se aos últimos seis meses. Nessa situação, de acordo com a ASG, conclui-se que o paciente apresentou perda de peso grave.
Com relação à avaliação subjetiva global (ASG), julgue o próximo item.A ASG não deve ser feita com pacientes geriátricos hospitalizados, em razão da grande variabilidade da composição corporal desse grupo de indivíduos e dos efeitos orgânicos tardios de doenças crônicas geralmente presentes nesses pacientes.
Um homem com trinta e nove anos de idade foi encaminhado para avaliação e tratamento, com diagnóstico clínico de obesidade e síndrome metabólica. Ele apresenta índice de massa corporal (IMC) de 44 kg/m2 , altura de 170 cm e circunferência da cintura de 120 cm. Possui padrão alimentar irregular, com presença de todos os grupos de alimentos, mas com baixa frequência de consumo de frutas e hortaliças. Realiza três refeições principais por dia (desjejum, almoço e jantar), sem regularidade de horários, geralmente fora de casa, e não pratica atividade física regular.
Acerca desse caso clínico e de aspectos diversos a ele relacionados, julgue o item subsecutivo.
O paciente do caso em tela apresenta IMC de grau II, limítrofe para obesidade de grau III ou obesidade mórbida, mas ainda não possui indicação para a realização de uma cirurgia bariátrica.
A circunferência abdominal é um índice antropométrico de simples aferição, representativo do conteúdo de gordura visceral. Considerando-se que o valor da medida desse parâmetro deve ser inferior à metade do valor da altura do paciente (em centímetros), é correto afirmar que o paciente apresenta elevado risco de doenças cardiovasculares, de diabetes do tipo 2 e de mortalidade por várias causas.
Como a glicemia de jejum sérica acima de 100 mg/dL é critério obrigatório para diagnóstico da síndrome metabólica, é correto inferir que o paciente em questão também apresentará esse parâmetro sanguíneo alterado.
Tendo em vista que o exame físico é um importante aliado do nutricionista para identificar alguns sinais de carências nutricionais específicas e preservação ou não de massa muscular e tecido adiposo, julgue o próximo item, a respeito desse assunto.
A espessura do músculo adutor do polegar é uma medida antropométrica prática e não invasiva que pode avaliar reservas musculares. Ela pode estar associada, também, à autonomia do indivíduo para se alimentar e ao risco de desenvolver complicações relacionadas à má nutrição.
Pessoas com atrofia na bola gordurosa de Bichat podem ter sofrido redução de suas reservas energéticas em curto prazo, o que frequentemente está associado a uma desnutrição aguda.
Recuperar senha