(1,0)
A respeito dos métodos utilizados para avaliação antropométrica, julgue o item.A antropometria envolve medidas físicas de um indivíduo e as relaciona a um padrão que reflita o crescimento e desenvolvimento do indivíduo; tais medidas fazem parte da avaliação nutricional e são úteis para avaliar o excesso nutricional e(ou) a desnutrição.
Considerando um paciente do sexo masculino, com 56 anos de idade, saudável, sedentário, com índice de massa corporal (IMC) de 27,2 kg/m2, julgue o item.Em função da sua idade, o paciente deve atentar ao consumo de fontes de vitamina D e cálcio, haja vista a importância desses nutrientes no metabolismo ósseo.
Considerando um paciente do sexo masculino, com 56 anos de idade, saudável, sedentário, com índice de massa corporal (IMC) de 27,2 kg/m2, julgue o item.A fim de melhorar a absorção da vitamina D consumida pela dieta, é importante que esse consumo seja feito em conjunto com carboidratos, pois isso potencializa a absorção do nutriente.
Considerando um paciente do sexo masculino, com 56 anos de idade, saudável, sedentário, com índice de massa corporal (IMC) de 27,2 kg/m2, julgue o item.De acordo com as faixas aceitáveis de distribuição de macronutrientes propostas pelas AMDR/DRI (sigla em inglês para Ingestão Dietética de Referência, de 2005), as recomendações de consumo de carboidratos, proteínas e gorduras para o paciente em questão devem estar nas seguintes faixas, respectivamente: 40-65%; 10-30%; e 20-35%.
Considerando um paciente do sexo masculino, com 56 anos de idade, saudável, sedentário, com índice de massa corporal (IMC) de 27,2 kg/m2, julgue o item.O paciente em questão está com sobrepeso.
Acerca da composição corporal e dos métodos para sua avaliação, julgue o item subsequente.
A calorimetria indireta é um método indicado para realizar a avaliação da composição corporal em crianças.
Um paciente idoso foi considerado como desnutrido grave e recebeu classificação C em todos os parâmetros na avaliação global subjetiva (ASG) do estado nutricional. Com base nesse caso clínico, julgue o item que se segue.
A ingestão dietética provavelmente não foi avaliada na ASG.
Se o paciente se encontrava acamado ou sentado durante todo o tempo, a sua capacidade funcional será considerada grave.
O avaliador encontrou média de três aferições da prega cutânea triciptal inferior a 15 mm.
Houve mudança de peso nos últimos seis meses, com redução involuntária de peso superior a 10%.
No que se refere ao diagnóstico de sobrepeso e obesidade, julgue o próximo item.
A combinação do índice de massa corporal com a distribuição de gordura é insuficiente para uma avaliação clínica que vise detectar sobrepeso e obesidade em adultos.
As DRI são valores de referência de ingestão de nutrientes que devem ser utilizados para o planejamento e a avaliação de dietas de indivíduos ou populações. Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.A melhor estimativa da necessidade nutricional para um indivíduo é a RDA, definida como a média da necessidade de energia ou de nutriente para determinado estágio de vida e gênero, acrescida de dois desvios padrão. Média de ingestão habitual abaixo da RDA é indício de consumo inadequado de determinado nutriente pelo indivíduo.
As DRI são valores de referência de ingestão de nutrientes que devem ser utilizados para o planejamento e a avaliação de dietas de indivíduos ou populações. Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.O nível de UL de 2.000 mg/dia para o consumo de vitamina C, por meio de dieta e suplemento, foi estabelecido com base no risco de hemorragias.
A avaliação do estado nutricional configura-se como estratégia fundamental para o diagnóstico, a intervenção e o acompanhamento de pacientes clínicos e cirúrgicos em situação de risco nutricional. A respeito desse assunto, julgue o item que se segue.Para testar, por meio de inquéritos dietéticos pontuais, como o recordatório de 24 horas e o registro alimentar, a adequação do consumo de energia e nutrientes, é necessário comparar as estimativas obtidas com as disponíveis na literatura para os mesmos alimentos ingeridos pelo paciente, de forma a determinar a variabilidade intraindividual.
A avaliação do estado nutricional configura-se como estratégia fundamental para o diagnóstico, a intervenção e o acompanhamento de pacientes clínicos e cirúrgicos em situação de risco nutricional. A respeito desse assunto, julgue o item que se segue.O modelo de cinco níveis de organização da composição corporal segue uma ordem crescente de complexidade e é composto pelos níveis atômico, molecular, celular, tecidual e corpóreo total.
Recuperar senha