Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Matéria: Avaliação Educacional x
#243650
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Avaliação Educacional
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Toda instituição de Ensino Superior constituirá uma Comissão Própria de Avaliação – CPA, com as atribuições de:

#243649
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Avaliação Educacional
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A avaliação é um dos elementos fundamentais de todo o processo educativo. Ela está no dia a dia das pessoas, em suas práticas cotidianas e de forma essencial nos processos de formação escolar, estando principalmente alocado na prática pedagógica do professor.

Para que o(a) aluno(a) possa entender como está aprendendo, o processo avaliativo deve ser claro, contínuo e processual para que ele(a) possa perceber suas dificuldades, ao mesmo tempo, identificar as possibilidades de reconstruir sua aprendizagem, mediado pela ação docente.

Como aponta Vasconcellos, pela própria alienação inculcada na formação do docente, “a avaliação ainda desempenha mais um papel político que pedagógico, não sendo usada como recurso metodológico de reorientação do processo de ensino-aprendizagem, mas, sim, tanto por parte do sistema social quanto pelo escolar, como instrumento"...

#243648
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Avaliação Educacional
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Na sua origem a avaliação serviu como instrumento de poder e de ameaça (...), a avaliação foi e ainda é, na maioria das vezes, considerada como atividade final de processo e não como uma atividade a ser desenvolvida durante o processo.

A avaliação voltada à aprendizagem

#243647
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Avaliação Educacional
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A avaliação se diferencia da mensuração.

A mensuração é a(o)

#243646
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Avaliação Educacional
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Com base nas reflexões feitas por Vasconcellos (2005) sobre a avaliação, é INCORRETO afirmar que

#220566
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Avaliação Educacional
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

O instrumento de avaliação que consiste na “organização de uma coletânea de registros sobre aprendizagens do aluno que favoreçam ao professor, aos próprios alunos e às famílias uma visão evolutiva do processo” (HOFFMANN,J. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto alegre: Mediação, 2002, p.201) denomina-se

#220565
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Avaliação Educacional
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

O Comitê de Assistência ao Desenvolvimento da OCDE assinala que o propósito da avaliação é determinar a pertinência e o alcance dos objetivos. Assim, os critérios usualmente utilizados para avaliar o desempenho das políticas, dos programas e projetos são: eficácia, eficiência, efetividade, equidade, sustentabilidade. Sobre esses critérios, analise os itens abaixo:
I. Eficácia – capacidade de produzir os resultados esperados/desejados. II. Eficiência – capacidade de produzir os resultados esperados/desejados com o menor dispêndio de recursos (materiais, humanos e financeiros). III. Efetividade – capacidade de produzir resultados permanentes, diretos e indiretos, usualmente definidos como impactos. IV. Equidade – capacidade de contribuir para a redução das desigualdades e da exclusão social. V. Sustentabilidade - capacidade institucional de sustentar financeiramente a si e outros que, porventura, se envolvam no programa e/ou projeto.
Estão CORRETOS, apenas, os itens

#220564
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Avaliação Educacional
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Assinale a opção que apresenta a etapa do processo escolar que é interdisciplinar, tem como foco central a avaliação do processo de ensino e conta com a participação direta, efetiva e entrelaçada dos profissionais que atuam no processo pedagógico.

#220563
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Avaliação Educacional
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

As propostas de avaliação do processo ensino-aprendizagem em educação física que adotam um modelo mais qualitativo do que quantitativo devem levar em conta os elementos que compõem a totalidade da conduta humana e que se expressam no desenvolvimento das atividades propostas.

Soares et al. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez, 1992 (com adaptações).

Com relação aos modelos qualitativos de avaliação nas aulas de educação física escolar, assinale a opção correta.

#220562
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Avaliação Educacional
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A avaliação da aprendizagem é uma área polêmica da educação. Os objetivos da avaliação estão ligados à concepção e contextos educacionais e da sociedade em geral. Aponte a alternativa em que a instituição educacional está conectada com a concepção de avaliação progressista moderna.

#220561
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Avaliação Educacional
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A avaliação da aprendizagem dos alunos é um processo complexo, sua prática no contexto escolar está relacionada às experiências, à fundamentação teórica, aos valores e às representações dos educadores. Fernandes e Freitas, no texto “Currículo e Avaliação”, apresentam alguns equívocos comuns entre os professores sobre o tema.
Com base no fragmento acima, analise as afirmativas a seguir.
I. Para evitar maiores índices de reprovação, o professor não deve atribuir nota ou conceito que reflitam o processo de ensino-aprendizagem. II. A avaliação da aprendizagem é inerente ao processo escolar e deve acontecer independentemente da organização da escola. III. O maior índice de reprovação, como resultado de avaliações mais rigorosas do processo ensino-aprendizagem, garante a qualidade do ensino.
Segundo os autores citados, assinale a opção que apresenta os equívocos comuns entre os professores sobre o tema avaliação.

#220560
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Avaliação Educacional
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Toda instituição de Ensino Superior constituirá uma Comissão Própria de Avaliação – CPA, com as atribuições de:

#220559
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Avaliação Educacional
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A avaliação é um dos elementos fundamentais de todo o processo educativo. Ela está no dia a dia das pessoas, em suas práticas cotidianas e de forma essencial nos processos de formação escolar, estando principalmente alocado na prática pedagógica do professor.

Para que o(a) aluno(a) possa entender como está aprendendo, o processo avaliativo deve ser claro, contínuo e processual para que ele(a) possa perceber suas dificuldades, ao mesmo tempo, identificar as possibilidades de reconstruir sua aprendizagem, mediado pela ação docente.

Como aponta Vasconcellos, pela própria alienação inculcada na formação do docente, “a avaliação ainda desempenha mais um papel político que pedagógico, não sendo usada como recurso metodológico de reorientação do processo de ensino-aprendizagem, mas, sim, tanto por parte do sistema social quanto pelo escolar, como instrumento"...

#220558
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Avaliação Educacional
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Na sua origem a avaliação serviu como instrumento de poder e de ameaça (...), a avaliação foi e ainda é, na maioria das vezes, considerada como atividade final de processo e não como uma atividade a ser desenvolvida durante o processo.

A avaliação voltada à aprendizagem

#220557
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Avaliação Educacional
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A avaliação se diferencia da mensuração.

A mensuração é a(o)