(1,0)
Basicamente, uma usina hidrelétrica compõe-se das seguintes partes: barragem, sistemas de captação e adução de água, casa de força e sistema de restituição de água ao leito natural do rio. Com relação à casa de força, ou, mais especificamente, às turbinas, julgue os próximos itens.
A turbina Turgo, que é uma máquina de ação na qual a incidência do jato d'água é lateral, pode operar com vazões relativamente grandes, mas tem sua aplicação limitada a pequenas quedas (inferiores a 10 m).
Quando se adota irrigação como alternativa para aumentar a produtividade de determinada plantação, dois aspectos essenciais são a escolha correta do método de irrigação e o manejo adequado da irrigação. Acerca desses aspectos, julgue os itens a seguir.
Em solos profundos, a irrigação deve ser planejada de modo a umedecer todo o perfil correspondente à máxima profundidade do sistema radicular.
A constituição de um sistema de abastecimento de água é dada por uma série de componentes, tais como: manancial, adutora, estação elevatória, estação de tratamento de água, reservatório dearmazenamento, rede de distribuição de água potável, entre outros. Com relação aos componentes desse sistema, julgue o próximo item.
No dimensionamento das adutoras, a vazão é condicionada, entre outros aspectos, pelo consumo de água da população e pela posição dos reservatórios em relação à adutora considerada.
O serviço de dragagem consiste basicamente na escavação e na remoção de solo, rochas decompostas ou desmontadas que estão submersos em mares, estuários e rios. Nessa atividade, para efetuar o pagamento e controlar o rendimento dos serviços, torna-se necessário efetuar a medição dos volumes dragados. Quanto às formas de quantificar os volumes dragados, julgue os itens a seguir.
A medição na cisterna é a forma mais direta e suficientemente precisa de medição.
A geração hidrelétrica de energia apresenta vantagens e desvantagens, se comparada a outras modalidades de geração de energia elétrica, tais como a eólica, a nuclear, a térmica, a solar etc.A respeito dessas vantagens e desvantagens em relação à geração hidrelétrica de energia, julgue os próximos itens.
A geração de energia elétrica a partir do aproveitamento da energia eólica apresenta a vantagem de não agredir o meio ambiente e a desvantagem de ter sua implantação limitada a áreas litorâneas.
No estudo de viabilidade do projeto de uma usina hidrelétrica, torna-se necessário definir, inicialmente, o potencial hidráulico da bacia hidrográfica onde o empreendimento será instalado e, posteriormente, determinar o tipo de turbina a ser utilizado. Acerca desses aspectos, julgue os itens abaixo.
As turbinas do tipo Francis geralmente são utilizadas em quedas úteis médias e possuem uma grande adaptabilidade a diferentes quedas e vazões.
Os principais órgãos constituintes de uma barragem são o maciço, o extravasor, a usina hidrelétrica, a tomada d’água, a transposição de nível (eclusa e escada de peixes), o dissipador de energia, entre outros. Em relação a esses componentes, julgue os itens subseqüentes.
Nas barragens destinadas à geração de energia elétrica, não é recomendável a construção de estruturas de transposição de nível — eclusa —, pois, durante essa construção, o potencial hidráulico do empreendimento e, conseqüentemente, a geração de energia elétrica diminuem.
Se o local onde se pretende construir uma barragem é caracterizado por solo e subsolo que apresentam baixa capacidade de suporte, é recomendável a construção de barragens de contraforte devido ao menor peso destas.
Muitas obras hidráulicas envolvem a construção de tubulações e dutos metálicos de grande diâmetro que exigem tarefas de solda na sua montagem. Com relação ao processo de solda desses dutos, julgue os itens a seguir.
Para as soldas de dutos em campo, geralmente os processos empregados utilizam metal de aporte — nos quais não é aplicada pressão para lograr a junta — e dependem de um arco elétrico como fonte de calor.
No projeto de um sistema de abastecimento para consumo humano que faça uso de captação de água de superfície, especial atenção deve ser dada à escolha do manancial e à do local para a implantação da captação. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
A captação de água de superfície deve situar-se em um trecho reto do curso da água ou, caso isso não seja possível, em local próximo à sua margem externa.
Recuperar senha