(1,0)
Com relação às especificações de materiais e de serviços empregados na construção civil, julgue os itens subsecutivos.O caderno de encargos é parte integrante do edital de licitação e tem por finalidade definir o objeto da licitação bem como estabelecer as diretrizes técnicas e administrativas para a sua execução.
Com relação ao projeto básico e ao termo de referência definidos na Lei de Licitações e Contratos (Lei n.º 8.666/1993) e na Lei do Pregão, julgue os itens a seguir.Para a aquisição de bens e de serviços comuns, é permitida a utilização do pregão, inclusive eletrônico. Nas obras de engenharia, porém, deve-se elaborar projeto básico conforme a Lei de Licitações e Contratos.
Com relação a obras e operações portuárias, julgue o próximo item.
O cais de paramento fechado corresponde à área sob a plataforma de operação que apresenta um talude a partir do fundo do berço de atracação.
As operações de dragagem, comuns na maioria dos portos nacionais, podem ser suficientes para o aprofundamento de canais de navegação, mas, geralmente, são contraindicadas para o aprofundamento de cais.
A respeito de obras portuárias, julgue o item seguinte.
As estruturas de proteção denominadas quebra-mar possuem uma extremidade no oceano e outra no continente e sua função é mitigar efeitos das ondas.
O desempenho funcional de um pavimento pode ser inferido por meio do levantamento de irregularidades e a formação de índices estatísticos. Entre os vários indicadores existentes, um dos mais adotados é o IRI (International Roughness Index).O IRI corresponde a uma boa condição do pavimento quando:
Plataformas Elevatórias Móveis de Trabalho (PEMT) ou Plataformas de Trabalho Aéreo (PTA) são equipamentos móveis, autopropelidos ou não, dotados de estação de trabalho, cesto ou plataforma, e sustentados por hastes metálicas, lanças ou tesouras, capazes de ascender para atingir ponto ou local de trabalho elevado, e estão entre as formas mais seguras de realização de serviços em altura.Sobre as características e regras de utilização das PEMT no canteiro de obras ou nas frentes de serviço, analise as afirmativas a seguir.I. A PEMT deve ser dotada de dispositivo de emergência que possibilite baixar o trabalhador e a plataforma até o solo em caso de pane elétrica, hidráulica ou mecânica. II. No emprego da PEMT é permitido o uso de pranchas, escadas e outros dispositivos que visem a atingir maior altura ou distância sobre ela. III. A PEMT, como qualquer outro equipamento de guindar, deve ser utilizada de acordo com o plano de carga, elaborado por profissional legalmente habilitado e contemplado no Programa de Gestão de Riscos do canteiro de obras.Está correto o que se afirma em:
Analise a seguir alguns registros extraídos do diário de obras da empresa XYZ Construtora S/A, considerando que a obra está estaqueada a cada 20m.• Dia 20/04/2018: Execução de 400 m de base de brita graduada(pista de 7,2m); a partir da estaca 10, ensaios de compactação executados nas estacas 15 + 10,00 m e 25 + 15,00m; • Dia 21/04/2018: Sábado; sem expediente; • Dia 22/04/2018: Domingo; sem expediente; • Dia 23/04/2018: Execução de 1440m2(400 m de extensão X3,6 m de pista) de imprimação com CM-30; Execução de aplicação de CBUQ sobre 200m de meia pista que foi imprimada no mesmo dia; • Dia 24/04/2018: Execução de aplicação de CBUQ sobre 200m de meia pista imprimada no dia anterior; • Dia 25/04/2018: Execução de aplicação de CBUQ sobre o restante da meia pista não imprimada anteriormente.Da análise das páginas do diário de obras acima e do caderno de encargos, é correta a seguinte conclusão:
Entre os custos a seguir, pode ser considerado como custo indireto:
Um dos maiores defeitos que o pavimento pode apresentar é a fadiga do seu revestimento asfáltico. A norma DNIT 183/2018 – ME descreve o modo pelo qual se determina o comportamento de misturas asfálticas quanto à fadiga sob um carregamento repetido, à tensão constante, usando o ensaio de compressão diametral de tração indireta.Nesse método de ensaio:
Para a execução do serviço de concreto asfáltico, tem-se como referência a norma DNIT 031/2006 – ES.De acordo com esse documento:
A norma DNIT 111/2009 – EM define as principais características do cimento asfáltico modificado por borracha de pneus inservíveis pelo processo via úmida, do tipo “Terminal Blending”.De acordo com essa norma:
De acordo com a Publicação IPR-726 do DNIT, o Projeto de Terraplanagem deve contemplar ações de boa técnica e de proteção do meio ambiente.É um exemplo de ação que incorpora essas premissas:
Para o desenvolvimento de um projeto de pavimentação, uma das etapas principais é a definição do número N.De acordo com a Publicação IPR-723 do DNIT, para o projeto de uma pista simples em pavimento flexível, com duas faixas de tráfego, esse número representa:
São os componentes de um sistema de drenagem e manejo de águas pluviais urbanas: I. Guia ou meio-fio: é a faixa longitudinal de separação do passeio com a rua; II. Galerias: é o canal situado entre a guia e a pista, destinada a coletar e conduzir as águas de escoamento superficial até os pontos de coleta; III. Bocas-de-lobo ou bueiros: são estruturas destinadas à captação das águas superficiais transportadas pelas sarjetas; em geral situam-se sob o passeio ou sob a sarjeta; IV. Sarjetas: são condutos destinados ao transporte das águas captadas nas bocas coletoras até os pontos de lançamento. Possuem diâmetro mínimo de 400 milímetros; V. Poços de visita: são câmaras situadas em pontos previamente determinados, destinados a permitir a inspeção e limpeza dos condutos subterrâneos; VI. Trecho de galeria: é a parte da galeria situada entre dois poços de visita consecutivos; VII. Bacias de amortecimento: são grandes reservatórios construídos para o armazenamento temporário das chuvas, que liberam esta água acumulada de forma súbita7 Assinale a alternativa CORRETA:
Recuperar senha