(1,0)
Estudo realizado por Carmo e colaboradores (2008) menciona a necessidade e a importância da existência de programas de orientação e incentivo à prática de exercícios físicos por pessoas idosas.
Em relação ao sistema musculoesquelético, é correto afirmar que mulheres idosas que praticam, regularmente, exercícios de resistência aeróbia e de força
Mesmo com vários benefícios da atividade física regular já constatados para a vida do idoso, ainda são encontradas diversas barreiras que atrapalham a adesão desse grupo populacional a essa prática. Motivos como falta de equipamento, falta de tempo, falta de conhecimento, medo de lesão e necessidade de repouso são constantemente encontrados no discurso da maioria dos indivíduos acima de 50 anos de idade, de ambos os sexos, para justificar seu sedentarismo. Muito já está sendo feito para que essas barreiras possam ser vencidas e cada vez mais pessoas com idades avançadas possam praticar atividades físicas regularmente. Ainda assim, a grande maioria dos indivíduos nessa faixa etária que praticam atividades físicas, de acordo com Matsudo e colaboradores (2001), cerca de 50% dos homens e 38% da mulheres começaram devido a
Leia o seguinte trecho de autoria de Carmo, Mendes e Brito (2008).
“A prática regular de atividades físicas durante o envelhecimento e nas idades mais avançadas é fundamental para que o idoso consiga prolongar ao máximo a sua capacidade funcional, continuando apto a realizar as atividades da vida diária, mantendo assim, sua _________ .”
Assinale a alternativa que contém as palavras que preenchem corretamente a lacuna do trecho citado.
Entender as diferenças nos processos do envelhecimento durante a vida, auxilia o professor a selecionar as atividades corretas para se alcançar determinado objetivo. Assim, considerando as afirmações abaixo, assinale a alternativa CORRETA.
“Quando generalizamos a respeito do comportamento e do desempenho ao longo do ciclo de vida, usualmente afirmamos que os indivíduos experimentam uma melhora contínua desde a pré-infância até a adolescência, uma estabilização durante o início da idade adulta, um lento declínio durante a meia-idade e um declínio maior durante a velhice.”GALLAHUE, D. e OZMUN, J C. , 2005.Embora, muitas alterações relacionadas à idade reflitam tendências gerais, o relato do texto acima pode se tornar um problema, inclusive em relação ao conhecimento do comportamento motor de adultos e idosos.Assinale a alternativa que MELHOR descreve essa problemática.
Estudos em gerontologia têm demonstrado que a atividade física, junto com a hereditariedade, alimentação adequada e hábitos de vida apropriados podem melhorar em muito a qualidade de vida dos idosos. A atividade física e aptidão física também tem sido associadas à diminuição da incidência de morbidade e mortalidade produzidas por doenças crônicas entre indivíduos de meia idade. Em termos práticos, a atividade física produz efeitos sobre a aptidão muscular do idoso e sua qualidade de vida. Marque a opção que não tem relação com os efeitos funcionais resultantes das alterações musculares no idoso sedentário:
Estudos em gerontologia evidenciam a atividade física como recurso importante para minimizar a degeneração provocada pelo envelhecimento, possibilitando ao idoso a manutenção de uma qualidade de vida ativa. Soma-se a isto, a hereditariedade, alimentação adequada e hábitos de vida apropriados, que podem melhorar e prolongar o ciclo de vida dos idosos com autonomia e independência. Dessa forma, com a prática da atividade física, os idosos tornam-se co-responsáveis na prevenção, tratamento e controle de algumas alterações degenerativas, exceto:
Ao desenvolver atividades ao ar livre com alunos idosos, o professor percebe, em alguns, a diminuição da temperatura corporal. Esse fenômeno é denominado
As atividades de Educação Física para os idosos deverão ser
Ao ministrar atividades físicas para idosos, o professor deve procurar desenvolver ações que facilitem a aprendizagem e a aquisição de padrões de movimento. Com esses objetivo, o professor deve
Recuperar senha