(1,0)
Qual teoria defende o pressuposto de que é na relação entre as dimensões filogenética e ontogenética que o homem se constitui homem e que o fluxo do desenvolvimento humano possibilitou ao homem, na sua relação com a natureza, a criação e utilização de instrumentos e signos?
O conflito decorre de expectativas, valores e interesses contrariados.Preencha corretamente as lacunas do texto a seguir com relação ao conflito."O conflito __________ compreende o aspecto __________ (valores, sentimentos, crenças e expectativas intercomunicados), o aspecto __________ (interesse objetivo ou material envolvido) e a (o) __________ decorrente da dinâmica desses dois aspectos anteriores." (VASCONCELOS, 2014, p. 19)A sequência que preenche corretamente as lacunas é
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre as relações interpessoais no âmbito escolar.( ) Ter boas relações com o grupo de trabalho, com a direção, funcionários e com os alunos é fundamental para que o trabalho seja completo e para que o ato de ensinar seja prazeroso.( ) Se as relações na escola, de uma forma geral, não estiverem equilibradas, o professor na sala de aula não fará um bom trabalho e seu relacionamento com os alunos também poderá ficar comprometido.( ) Ser um bom profissional significa somente comunicar-se bem e saber conteúdos específicos, sendo complementar perceber o afeto e a formação de valores no crescimento pessoal dos indivíduos.( ) Relações interpessoais positivas entre professor e aluno são fundamentais no processo de aprendizagem, uma vez que ambos trocam conhecimento, impressões de realidades, informações e crescem com isso.( ) Considerar os conhecimentos prévios dos alunos e estimular sua participação nas discussões e conversas nas aulas são atos de respeito e fazem com que o aluno sinta segurança e confiança no professor e em si próprio.De acordo com as afirmações, a sequência correta é
Analise as afirmações sobre o bullying, de acordo com Bullying: Cartilha (2010, p. 8).I - Os bullies (agressores) escolhem os alunos que estão em franca desigualdade de poder, seja por situação socioeconômica, idade, porte físico ou até porque numericamente estão desfavoráveis.II - Bullies significa dizer que, de forma “natural”, os mais fortes utilizem os mais frágeis como meros objetos de diversão, prazer e poder, com o intuito de maltratar, intimidar, humilhar e amedrontar suas vítimas.III - As vítimas, de forma geral, já apresentam algo que destoa do grupo (são tímidas, introspectivas, nerds, muito magras; são de credo, raça ou orientação sexual diferente, entre outros aspectos). Está correto apenas o que se afirma em
Avalie as afirmações sobre as relações interpessoais sociais, de acordo com Baia (2021).I - As relações interpessoais sociais, que alicerçam e constituem os processos individuais, são desenhadas por acordos, compatibilidades, simetrias, partilhas e solidariedades, mas também por imposições, coações, tensões, conflitos e contradições, o que significa que estão sempre em equilíbrio instável.II - As relações interpessoais sociais são configuradas pelos diferentes lugares sociais onde se encontram os sujeitos e suas maneiras de se colocarem na vida em sociedade, na cultura e na representação de papéis sociais, condicionam a construção social deles próprios e dos outros com os quais se relacionam.III - As relações interpessoais sociais se limitam imediatamente à condição do visível de como cada um age diante do outro e se processam de forma palpável e física, presencial.Está correto apenas o que se afirma em
Acerca da relação entre políticas culturais e educação, julgue o item que se segue.
Em uma política cultural cujas ações estejam articuladas à dimensão educativa, a participação dos agentes sociais e culturais deve ocorrer de modo consciente somente na etapa de acompanhamento dos resultados.
A educação é um instrumento relevante para que as políticas de culturas construam hegemonias fortalecidas e, assim, preservem a memória dos grupos comunitários.
As políticas públicas reconhecem que educação e cultura são dimensões que se articulam no processo de identificação comunitária, expressa pelos modos de viver e produzir a vida em comunidade.
Uma política cultural relaciona-se com a educação à medida que os processos educativos contribuam para a promoção da indissociabilidade entre os bens culturais e a comunidade para a qual esses bens sejam referência.
Julgue o próximo item, relativo à teoria e à prática de ações educativas em contextos culturais.
A mediação promovida por uma educação que compreende o bem cultural como fonte reconhece que signos e significados são elementos relevantes para a resolução de conflitos entre diferentes culturas.
Em relação aos paradigmas da educação e aos objetivos e conteúdos do ensino e da aprendizagem, julgue o item seguinte.Os paradigmas socialistas de educação, de modo geral, fundamentam-se em uma crítica à educação burguesa, em especial aos mecanismos de reprodução das relações sociais, e na rejeição a qualquer tipo de trabalho infantil.
Em relação aos paradigmas da educação e aos objetivos e conteúdos do ensino e da aprendizagem, julgue o item seguinte.Ao propor a desescolarização da sociedade, Ivan Illich criticou de forma severa os sistemas escolares, rotulando-os de reprodutores da sociedade, embora, em algumas de suas principais obras, concordasse com os autores que defendiam que boa parte do que se aprende resulta do processo de escolarização.
Em relação aos paradigmas da educação e aos objetivos e conteúdos do ensino e da aprendizagem, julgue o item seguinte.O paradigma da educação permanente originou-se em meados dos anos 70 do século passado, quando a UNESCO propôs que os sistemas nacionais de educação fossem orientados pelo princípio de que o homem se educa durante toda a vida.
Julgue o item subsequente, com relação aos objetivos, às diretrizes e às bases da educação nacional.
Constituindo o ensino religioso disciplina dos horários normais da escola pública, a dispensa dos alunos ficará a cargo do professor.
Considerando a realidade do Ensino Médio e do Ensino Superior no Brasil, julgue o item.
Entre as possíveis explicações para a taxa de insucesso na 1.ª série do Ensino Médio, pode-se mencionar a dificuldade de transição entre o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, bem como a necessidade de planejamento e organização dos estudantes, que necessitam conhecer a Formação Geral Básica, os Itinerários Formativos e as diversas formas de oferta da Educação Profissional Tecnológica.
Recuperar senha