(1,0)
Com relação às características e peculiaridades das lesões e dos estados patológicos resultantes de ações sobre o corpo humano, produzidas pelos diversos instrumentos e meios vulnerantes, julgue o item seguinte.
Sinais gerais de asfixia, sinais externos locais de constrição cervical e fratura da apófise odontoide da segunda vértebra cervical são elementos do diagnóstico de enforcamento.
O conceito de asfixia é bastante amplo e controverso, porém, de forma genérica, pode-se conceituar asfixia como um estado de hipoxia e hipercapnia no sangue arterial. A respeito desse assunto, julgue o item subsecutivo.
A participação do mecanismo nervoso de morte é mais importante no enforcamento que na esganadura.
Cianose, petéquias, congestão polivisceral, fluidez do sangue e espuma no sistema respiratório são sinais de alta sensibilidade e alta especificidade para asfixias criminosas.
O soterramento pode ser definido de modo estrito ou genérico. De modo genérico, soterramento corresponde à ocorrência de asfixia por mecanismos como compressão torácica, sufocação direta, confinamento em locais de escombros, sem renovação aérea, onde pode haver lesões por material desmoronado. A asfixia por penetração de substância pulverulenta como terra e areia nas vias respiratórias corresponde a um mecanismo de soterramento estrito.
A respeito de morte por afogamento e por asfixia, julgue os itens subsecutivos.Em caso de estrangulamento, a presença de lesão da artéria carótida envolvendo a camada íntima pode ser constatada pela existência dos sinais de Amussat e Lesser.
A respeito de morte por afogamento e por asfixia, julgue os itens subsecutivos.Os sinais de Ponsold, Azevedo Neves e Thoinot são comumente encontrados em vítimas de afogamento.
A respeito de morte por afogamento e por asfixia, julgue os itens subsecutivos.O quadro de asfixia mecânica pela ação de meio físico-químico pode ser provocado por acidentes com soterramento.
A respeito de morte por afogamento e por asfixia, julgue os itens subsecutivos.Considere que, a uma temperatura ambiente de 38 ºC, um jovem tenha mergulhado, de forma súbita, em uma piscina de água fria que havia sido coberta durante a noite e que, apesar de saber nadar, tenha-se afogado. Considere, ainda, que, durante a necropsia, tenha sido verificada a presença de líquido nas vias respiratórias da vítima. Nessa situação, configura-se o quadro do afogado branco de Parrot.
A respeito de morte por afogamento e por asfixia, julgue os itens subsecutivos.Considerando-se que, durante uma perícia médico-legal, tenha sido verificado, no corpo de uma mulher morta, sulco único com profundidade variável e direção oblíqua ao eixo do pescoço, é correto afirmar que a vítima sofreu asfixia por estrangulamento.
Acerca da ação penal nos crimes contra os costumes, julgue os itens a seguir.O resultado morte caracterizado por uma asfixia mecânica, assim comprovada pelo laudo de exame de corpo de delito (laudo cadavérico), provocada por hemorragia interna, será suficiente para configurar o crime de homicídio qualificado.
A respeito de morte por afogamento e por asfixia, julgue os itens subsecutivos.Em caso de estrangulamento, a presença de lesão da artéria carótida envolvendo a camada íntima pode ser constatada pela existência dos sinais de Amussat e Lesser
Recuperar senha