(1,0)
Uma das razões que fazem da cidade um lugar especialmente propício ao estudo das instituições e da vida social em geral é que, nas condições da vida urbana, as instituições se desenvolvem diante dos nossos olhos: os processos de seu desenvolvimento são acessíveis à observação e, definitivamente, à experimentação.R. E. Park. A cidade como laboratório social, 1929 apudCharles-Henry Cuin; François Gresle. História da Sociologia.São Paulo: Ensaio, 1994. p.192. (com adaptações).Considerando as teorias, os métodos e as técnicas da sociologia urbana, julgue os itens de 77 a 81.Diferenciação social e estratificação social são conceitos equivalentes que explicam a existência da diversidade de grupos em uma mesma sociedade.
Uma das razões que fazem da cidade um lugar especialmente propício ao estudo das instituições e da vida social em geral é que, nas condições da vida urbana, as instituições se desenvolvem diante dos nossos olhos: os processos de seu desenvolvimento são acessíveis à observação e, definitivamente, à experimentação.R. E. Park. A cidade como laboratório social, 1929 apudCharles-Henry Cuin; François Gresle. História da Sociologia.São Paulo: Ensaio, 1994. p.192. (com adaptações).Considerando as teorias, os métodos e as técnicas da sociologia urbana, julgue os itens de 77 a 81.Na sociologia urbana, os métodos privilegiados são o estudo do meio, as monografias acerca de bairros, a observação participante e a análise de histórias de vidas.
Uma das razões que fazem da cidade um lugar especialmente propício ao estudo das instituições e da vida social em geral é que, nas condições da vida urbana, as instituições se desenvolvem diante dos nossos olhos: os processos de seu desenvolvimento são acessíveis à observação e, definitivamente, à experimentação.R. E. Park. A cidade como laboratório social, 1929 apudCharles-Henry Cuin; François Gresle. História da Sociologia.São Paulo: Ensaio, 1994. p.192. (com adaptações).Considerando as teorias, os métodos e as técnicas da sociologia urbana, julgue os itens de 77 a 81.Urbanização é o fenômeno das sociedades industriais que envolve o deslocamento espacial de milhões de indivíduos, o que, consequentemente, acarreta mudanças radicais no modo de vida das pessoas e provoca problemas sociais qualitativamente novos.
Entre as grandes preocupações da Sociologia contemporânea, estão a pobreza, as minorias e a violência humana. Acerca desses fenômenos sociais, julgue os próximos itens.Não existe relação entre o crescimento da população urbana e o aumento da criminalidade nos grandes centros urbanos, visto que as instituições sociais responsáveis mantêm toda a população sob vigilância, o que facilita o controle e o planejamento dos órgãos do Estado.
Acerca da Revolução Industrial e das questões sociais dela decorrentes, julgue os próximos itens.Na Inglaterra, o rápido processo de urbanização contribuiu para a criação de novos valores éticos e sociais.
Os indicadores sociais do Brasil revelam gradual melhoria das condições de vida a partir de 1994. Ainda assim, o país enfrenta graves problemas que afetam significativamente a qualidade de vida e o bem-estar de sua população. A esse respeito, julgue os itens a seguir.No Brasil, a distribuição dos benefícios da previdência social reflete proporcionalmente o perfil de distribuição populacional nas áreas urbana e rural.
Com relação às práticas culturais no contexto urbano, julgue o próximo item.Para a análise das práticas culturais no contexto urbano, a área de antropologia estabelece um diálogo com a área de sociologia da cultura produzida no Brasil.
Acerca da urbanização e das cidades, julgue o item subseqüente.O sociólogo urbano Louis Wirth utiliza-se do conceito urbano para se referir a um tipo de comunidade cujo traço distintivo e exclusivo é o seu tamanho.
Acerca da atuação tradicional das instituições que compõem o chamado Sistema de Justiça Criminal na incorporação do princípio constitucional da igualdade, julgue o item que segue.Historicamente, as instituições que compõem o Sistema de Justiça Criminal se vinculam exclusivamente à defesa do exercício dos direitos políticos, especialmente por meio das atribuições de controle e repressão das polícias.
No que se refere à sociologia e ao desenvolvimento econômico e social, julgue o item.A partir da teoria do valor, a produção do espaço social citadino, referente aos usos do solo da paisagem urbana, apresenta-se, em cada momento histórico determinado, como espaços de valor de uso e espaços de valor de troca.
Uma das razões que fazem da cidade um lugar especialmente propício ao estudo das instituições e da vida social em geral é que, nas condições da vida urbana, as instituições se desenvolvem diante dos nossos olhos: os processos de seu desenvolvimento são acessíveis à observação e, definitivamente, à experimentação.R. E. Park. A cidade como laboratório social, 1929 apudCharles-Henry Cuin; François Gresle. História da Sociologia.São Paulo: Ensaio, 1994. p.192. (com adaptações).Considerando as teorias, os métodos e as técnicas da sociologia urbana, julgue os itens a seguir.Diferenciação social e estratificação social são conceitos equivalentes que explicam a existência da diversidade de grupos em uma mesma sociedade.
Uma das razões que fazem da cidade um lugar especialmente propício ao estudo das instituições e da vida social em geral é que, nas condições da vida urbana, as instituições se desenvolvem diante dos nossos olhos: os processos de seu desenvolvimento são acessíveis à observação e, definitivamente, à experimentação.R. E. Park. A cidade como laboratório social, 1929 apudCharles-Henry Cuin; François Gresle. História da Sociologia.São Paulo: Ensaio, 1994. p.192. (com adaptações).Considerando as teorias, os métodos e as técnicas da sociologia urbana, julgue os itens a seguir.Na sociologia urbana, os métodos privilegiados são o estudo do meio, as monografias acerca de bairros, a observação participante e a análise de histórias de vidas.
Uma das razões que fazem da cidade um lugar especialmente propício ao estudo das instituições e da vida social em geral é que, nas condições da vida urbana, as instituições se desenvolvem diante dos nossos olhos: os processos de seu desenvolvimento são acessíveis à observação e, definitivamente, à experimentação.R. E. Park. A cidade como laboratório social, 1929 apudCharles-Henry Cuin; François Gresle. História da Sociologia.São Paulo: Ensaio, 1994. p.192. (com adaptações).Considerando as teorias, os métodos e as técnicas da sociologia urbana, julgue os itens a seguir.Urbanização é o fenômeno das sociedades industriais que envolve o deslocamento espacial de milhões de indivíduos, o que, consequentemente, acarreta mudanças radicais no modo de vida das pessoas e provoca problemas sociais qualitativamente novos.
Recuperar senha