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Os métodos de arquivamento de documentos dividem-se em duas classes. São elas:
correto afirmar que, para arquivar documentos seguindo a regra de alfabetação, os sobrenomes que exprimem grau de parentesco, tais como Filho, Júnior, Neto e Sobrinho, devem ser
Os documentos apresentados em suportes sintéticos, em papel emulsionado ou não, contendo fotografias, diapositivos, desenhos e gravuras denominam-se
Quanto à natureza do assunto, denominam-se documentos ostensivos aqueles
No que se refere à política de descrição, assinale a opção correta.
A atividade que se baseia na interpretação dos documentos para determinar o seu local é conhecida como
Acerca da conservação de documentos, assinale a alternativa correta.
Acerca do método numérico cronológico, assinale a alternativa correta.
Já que a tecnologia digital é um meio mais frágil e instável de armazenamento, se comparada aos meios convencionais de registro de informações, a digitalização de documentos antigos e raros tem como justificativa principal
Questões sobre prèsas maritimas, de José Maria de Avelar Brotero, foi o primeiro livro publicado em São Paulo, tendo sido impresso na Typographia de Costa Silveira, em 1836. Sua raridade não se deve apenas à circunstância de não terem sobrevivido muitos exemplares da obra, mas
Os maiores e mais representativos conjuntos de obras raras em instituições públicas de São Paulo são os
Embora possua fundos originários de outras entidades, o Arquivo Público do Estado de São Paulo é precipuamente responsável pela custódia de documentos gerados pelos órgãos
Segundo Bellotto (2004), a diplomática aceita a classificação definida pelo Direito Administrativo para os atos administrativos, englobando as espécies com que costuma lidar na área governamental, tendo aí as conhecidas categorias documentais. Segundo o manual de documentação e arquivo, uma dessas categorias, pode ser um ato de cumprimento obrigatório, sendo de manifestação de autoridades supremas e devendo ser acatado pelos subordinados. Esses atos emanam do Poder Legislativo ou de autoridade administrativa e são conhecidos como atos
A inserção de documentos digitais em programas de gestão arquivística de entidades que integram o Sistema Nacional de Arquivos está definida na legislação arquivística e deve prever a implantação de sistemas eletrônicos de gestão arquivística, referentes a elementos como: registro e captura, classificação, tramitação, avaliação e destinação, recuperação da informação, acesso e segurança, armazenamento e preservação. Em relação aos sistemas eletrônicos de gestão de documentos, esses elementos são definidos como
A aplicação de critérios que orientam o trabalho do arquivista para a análise e a seleção de documentos de arquivo, identificando o valor administrativo, jurídico ou legal e fiscal, além do valor histórico, é um procedimento relevante para a pesquisa em diversas categorias profissionais. Esse entendimento esclarece os valores
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