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Papel, manuscrito, cópia e livro são, respectivamente, modalidades de
fornecer informações básicas sobre o documento microfilmado. A microfilmagem de substituição incide sobre documentos
As sinaléticas servem para
Segundo Rosely Curi Rondinelli (Gerenciamento arquivístico de documentos eletrônicos: uma abordagem teórica da diplomática arquivística contemporânea. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2002. p. 57), o documento arquivístico eletrônico pode ser considerado a partir das regras de representação de seu conteúdo, assumindo o caráter textual, gráfico, imagético, sonoro ou uma combinação dessas diferentes linguagens. Com tal afirmação, a autora
São exemplos de gênero documental, de acordo com o Arquivo Nacional (ESTEVÃO, Silvia Ninita de Moura, coord. Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005. p. 99), os documentos audiovisuais, os bibliográficos, os cartográficos, os eletrônicos, os filmográficos, os iconográficos, os micrográficos e os textuais. Percebe-se, assim,
Dentre as técnicas de restauração, a reenfibragem é a que
A desacidificação, processo usado nos documentos em suporte-papel, consiste em
Considere as seguintes afirmações: I. O arquivamento de documentos deve atender às necessidades e normas do Tribunal. II. O Auxiliar Judiciário de Serviços Gerais deve criar uma sistemática pessoal de arquivamento de materiais e documentos. III. Para trabalhar com arquivamento de papéis e documentos é necessário que o Auxiliar Judiciário de Serviços Gerais seja treinado. Está correto o que se afirma APENAS em
Qualquer proposta de intervenção nos arquivos governamentais supõe a realização de um diagnóstico. Embora não haja modelos formalmente instituídos para cumprir essa tarefa, seu ponto de partida é o levantamento de informações sobre
A passagem de documentos para o arquivo permanente ocorre mediante
A documentação cartográfica é uma modalidade do gênero
Edital, edital de citação, códice e rascunho são, respectivamente,
Considere o trecho abaixo, de Heloísa Bellotto (Arquivos permanentes, 2007, p. 227). Os arquivos públicos existem com a função precípua de recolher, custodiar, preservar e organizar fundos documentais originados na área governamental, transferindo- lhes informações de modo a servir ao administrador, ao cidadão e ao historiador. Mas, para além dessa competência, que justifica e alimenta sua criação e desenvolvimento, cumpre-lhe ainda uma atividade que, embora secundária, é a que melhor pode desenhar os seus contornos sociais, dando-lhe projeção na comunidade, trazendo-lhe a necessária dimensão popular e cultural que reforça e mantém o seu objetivo primeiro. A autora refere-se ao serviço
O método pelo qual se coloca a folha de papel a ser reforçada entre duas folhas transparentes de termoplástico é o da
Os documentos pertencentes a um determinado fundo têm como característica essencial o fato de
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