(1,0)
No que diz respeito ao Controle Bibliográfico Universal, um conceito preconiza a catalogação de um item bibliográfico por cópia do mesmo item já catalogado, de acordo com o princípio de que um título deve ser catalogado uma única vez. Esse conceito é conhecido por catalogação:
Para arranjar e descrever um fundo arquivístico, é obrigatório que se conheçam as espécies documentais nele encontradas. Identifique a espécie documental de um 'documento emanado de funcionário de fé pública, no qual se transcreve algo já registrado em documento de assentamento, elaborado este segundo normas notariais ou jurídico-administrativas'.
A teoria das três idades é um dos fundamentos sobre os quais se assenta a arquivística contemporânea. Nela está a concepção do ciclo de vida dos documentos baseada na freqüência e na utilização que deles é feita. Na aplicação dessa teoria, é indispensável observar:
Na descrição de um conjunto documental, o campo que registra as datas-limite em um instrumento de pesquisa refere-se:
De acordo com o Decreto 5.301/2004, os prazos de duração da classificação de documentos sigilosos vigoram a partir da data de produção do dado ou da informação. Os prazos em vigor para a desclassificação, estabelecidos pelo decreto, são:
A Resolução nº 5 do CONARQ, de 30 de setembro de 1996, determina que a eliminação de documentos produzidos pelo poder público deve ser:
Diretrizes gerais para a preparação de descrições arquivísticas foram estabelecidas internacionalmente em 1999 pela Norma ISAD (G), que muito vem contribuindo para garantir o acesso aos documentos de arquivo. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir: I. As regras para descrição arquivística estabelecidas na Norma ISAD (G) identificam e definem 50 elementos que podem ser combinados para constituir a descrição de uma entidade arquivística. II. O princípio de que a descrição arquivística procede do geral para o particular é uma conseqüência prática do princípio do respeito aos fundos. III. Dentre os elementos abrangidos nas regras gerais para a descrição arquivística são imprescindíveis para o intercâmbio internacional: código de referência, título, produtor, data(s), dimensão da unidade de descrição e nível de descrição. Assinale:
O art. 26 da Lei 8.159/91 determina que o órgão central do sistema nacional de arquivos é:
Instrumento de pesquisa que descreve as unidades de arquivamento de um fundo, ou parte dele, cuja apresentação obedece a uma ordenação lógica. (Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística - Arquivo Nacional, 2005) O instrumento de pesquisa descrito acima é:
A passagem de um conjunto documental do arquivo intermediário para o arquivo permanente denomina-se:
Michel Duchein em seu artigo 'O respeito aos Fundos Arquivísticos: Princípios Teóricos e Problemas Práticos', define organismo como a forma mais genérica para designar todo produtor de arquivo. A dificuldade em definir um fundo em relação à hierarquia dos organismos produtores é uma realidade e por isso se torna necessário estabelecer alguns critérios. A respeito dos critérios exigidos para a definição de organismo produtor de fundo arquivístico, analise as afirmativas a seguir: I. Deve possuir atribuições específicas e estáveis estabelecidas em regimento. II. Deve ter denominação e existência jurídica própria e posição hierárquica definida no ato que lhe deu origem. III. Deve ter titular nomeado com poder decisório sobre todos os assuntos da organização. Assinale:
Na organização de um arquivo de instituição pública, o código de classificação de documentos, referente às atividades-meio ou fim, tem seus 'assuntos' hierarquicamente estabelecidos de acordo com:
Os princípios teóricos da moderna arquivística e suas aplicações desenvolvidas nas atividades de arranjo e descrição aplicam-se:
No processo de avaliação,
Em uma tabela de temporalidade é importante indicar prazos de
Recuperar senha