(1,0) Com relação à teoria e prática de arranjo em arquivos permanentes, julgue os itens subsequentes. Séries e subséries são níveis de classificação de um quadro de arranjo. As unidades de classificação surgem como resultado da aplicação de princípios de classificação em cada um desses níveis.
(1,0) A enorme quantidade de documentos que caracteriza o arquivo permanente público versus a necessidade urgente de pesquisa e divulgação motiva o estabelecimento de políticas de descrição que se concretizem em programas descritivos viáveis e eficazes. Heloisa Liberalli Bellotto. Arquivos permanentes: tratamento documental. São Paulo: T.A. Queiroz, 1991. p. 141 (com adaptações). Tendo como referência o texto acima, julgue os próximos itens, acerca do programa descritivo de documentos. A Norma Brasileira de Descrição Arquivística, diferentemente da Norma Internacional de Descrição Arquivística (ISAD-G), quando aplicada em um processo de elaboração de instrumentos de pesquisa, permite apenas a produção de um catálogo.
(1,0) A respeito da microfilmagem e da automação em arquivos, julgue os itens a seguir. A captura, como um dos procedimentos e uma das operações técnicas do sistema informatizado de gestão arquivística de documento, envolve o registro, a classificação, a indexação, a atribuição de restrição de acesso e o arquivamento dos documentos.
(1,0) Em relação às tecnologias aplicadas aos arquivos, julgue os itens de 82 a 91. O documento digital é composto por: hardware, software e informação armazenada em um suporte.
(1,0) Julgue os seguintes itens, que tratam de políticas, planejamento e técnicas de microfilmagem aplicadas aos arquivos. Na microfilmagem de documentos arquivísticos, o uso de logotipo e identificação do projeto de microfilmagem é proibido, mesmo que tenha sido realizado por meio de patrocínio, convênio ou intercâmbio.
(1,0) Acerca do gerenciamento da informação e da gestão de documentos aplicada aos arquivos governamentais, julgue os itens subsequentes. As atividades de protocolo estão diretamente relacionadas ao arquivo corrente, motivo pelo qual é razoável distribuir as atividades dos arquivos correntes em: protocolo, expedição, arquivamento, empréstimo e consulta, e destinação.
(1,0) Julgue os itens seguintes, relativos à preservação e à conservação de documentos de arquivos. Os depósitos de arquivo devem prever locais específicos para armazenamento de cada tipo de suporte, de acordo com suas especificidades.
(1,0) Com relação às tipologias documentais, julgue os itens que se seguem. Na identificação da tipologia documental, o objetivo da produção e a fundamentação legal são elementos pouco relevantes.
(1,0) No que se refere à aplicação e às características das espécies documentais, julgue os itens a seguir. O memorando, utilizado tanto em instituições públicas quanto em instituições privadas, é um meio de comunicação interna que, em algumas situações, também pode ser utilizado para comunicação externa.
(1,0) Julgue os itens a seguir, relativos a sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos (SIGADs). A incorporação de um documento a um SIGAD é conhecida como rastreabilidade, consistindo na análise e identificação do conteúdo desse documento.
(1,0) Julgue os próximos itens, no que se refere à gestão documental. As publicações oficiais compõem o arquivo impresso das instituições públicas e(ou) privadas e, como tal, configuram-se documentos de guarda permanente.
(1,0) Com relação às medidas preventivas adotadas para a conservação de acervos arquivísticos, julgue os itens seguintes. O ataque de brocas ao acervo ocorre na fase em que o inseto atinge a forma de larva.
(1,0) Acerca dos princípios e conceitos arquivísticos, julgue os itens a seguir. Quando se preserva a forma original de organização dos documentos, aplica-se o princípio da pertinência.
(1,0) Acerca do diagnóstico da situação arquivística, julgue os itens subsecutivos. A elaboração do plano de classificação de documentos e da tabela de temporalidade depende das informações coletadas nos diagnósticos da situação arquivística de um órgão ou empresa privada.
(1,0) Acerca do diagnóstico da situação arquivística, julgue os itens subsecutivos. O diagnóstico da situação arquivística do tipo minimalista tem como objetivo principal a formulação de uma política arquivística para um conjunto de órgãos de uma mesma área de atuação.
Recuperar senha