(1,0)
Os estudos de comunidade realizados no Brasil dialogam fortemente com autores da Escola de Chicago. Tais estudos concentram-se em populações de origem étnica diferenciada em grandes cidades ou em regiões rurais com práticas culturais consideradas tradicionais. Acerca dos estudos de comunidade, julgue o item subsequente.
A participação em grupos vinculados a instituições religiosas constitui importante dimensão da formação de identidades diferenciadas em contextos urbanos, apesar de não se relacionar com a participação política.
A respeito do estruturalismo, julgue o seguinte item.
A distinção entre sincronia e diacronia tornou-se obsoleta a partir do estruturalismo de Lévi-Strauss.
Para Clifford Geertz, a cultura seria uma teia de significados e um conjunto de símbolos públicos. À antropologia caberia desvendar esses sistemas simbólicos por meio de exercícios interpretativos de construção etnográfica. Com base no pensamento de Clifford Geertz, julgue o item a seguir.
Ao equiparar a cultura a um texto a ser interpretado, Geertz abre caminho para o diálogo, posteriormente empreendido pelos pós-modernos, entre a antropologia e a crítica literária.
A descrição densa é uma técnica de escrita utilizada para desvendar as estruturas inconscientes do pensamento humano.
Julgue o próximo item acerca da antropologia contemporânea.
A tradição antropológica de estudos de rituais pode ser útil para compreender a dimensão simbólica da política em contextos nacionais contemporâneos.
O crescente contato entre diferentes populações no mundo atual inviabiliza a continuidade da disciplina antropológica, que vê seu objeto desaparecer.
Grande parte das preocupações teóricas contemporâneas da antropologia diz respeito à possibilidade de superar dicotomias e binarismos postulados pela antropologia clássica. Nesse contexto, julgue o seguinte item.
A teoria ator-rede pretende pensar a composição do social de forma a incluir humanos e não humanos.
Marshall Sahlins, com seu conceito de estrutura da conjuntura, propõe um tipo de análise que articule sincronia e diacronia, estrutura e evento.
Acerca da antropologia jurídica, julgue o item subsequente.
Alguns estudos no campo da antropologia jurídica têm ressaltado os paradoxos embutidos no código jurídico, os quais tendem a exigir normas uniformes de procedimentos.
O campo da antropologia do direito é o estudo das leis e costumes das sociedades denominadas primitivas.
O objetivo da antropologia jurídica é possibilitar a compreensão de como e de que modo, no decorrer de um contexto sociocultural, determinados costumes, regras e normas se transformam em leis e, enquanto tais, em fatos sociais.
Sob a perspectiva antropológica, o direito é um dos muitos sistemas normativos existentes na sociedade, e suas ferramentas conceituais e metodológicas são adequadas para lidar com os demais sistemas.
A respeito da perspectiva dos estruturais-funcionalistas acerca do direito primitivo, julgue o próximo item.
Malinowski pretende chegar a uma classificação das normas e das regras de uma comunidade primitiva e a uma distinção entre lei primitiva e outras formas de costume.
Quanto a teorias de contato interétnico, julgue o item a seguir.
O termo fricção interétnica é comumente atribuído à antropologia brasileira.
Uma situação de contato interétnico pode ser entendida como uma totalidade sincrética.
Recuperar senha