(1,0)
Acerca da antropologia jurídica, julgue o item subsequente.
O contexto moderno tem estimulado a relação entre antropologia e direito no que diz respeito a políticas de identificação ou de reconhecimento.
Na antropologia brasileira, é clássica a comparação entre os contextos de discriminação racial existentes no Brasil e nos Estados Unidos da América (EUA), expressos pelas categorias preconceito racial de marca e preconceito racial de origem. Acerca dessa distinção, julgue o item a seguir.
A ideologia racial brasileira é assimilacionista e miscigenacionista e se efetiva no cotidiano dos indivíduos.
A respeito da antropologia na sociedade multirracional brasileira, julgue o item subsequente.
No Brasil, a classificação racial não está restrita à classificação preto e branco, pois considera-se a marca do tipo racial.
O mito da democracia racial brasileira é uma forma de assumir que somos uma sociedade hierarquizada, que opera por meio de gradações.
Acerca dos estudos de antropologia urbana, julgue o item que se segue.
A antropologia da cidade estuda situações que ocorrem em cidades. O seu interesse limita-se aos efeitos dessas situações no contexto geopolítico urbano.
Segundo Louis Dumont, a política seria a forma como as sociedades individualistas conseguem conceber a totalidade social. Mesmo assim, essa totalidade (o Estado) seria também concebida como uma individualidade frente a outras na arena internacional.
Considerando essas informações, julgue o item que se segue.
A oposição entre status e contrato, postulada por Henry Maine, de forma evolucionista, é reproduzida pela antropologia social britânica, que opõe sociedades sem estado, organizadas pelo parentesco, a sociedades com estado, que enfatizam a dimensão contratual da organização política.
Para Clifford Geertz, a cultura seria uma teia de significados e um conjunto de símbolos públicos. À antropologia caberia desvendar esses sistemas simbólicos por meio de exercícios interpretativos de construção etnográfica. Com base no pensamento de Clifford Geertz, julgue o item a seguir.
Segundo Geertz, a cultura, como sistema simbólico, é composta de diversos subsistemas que se relacionam, como os sistemas legais, religiosos, ideológicos e até mesmo o senso comum.
O chamado triângulo racial da sociedade brasileira impede uma visão histórica e social adequada da formação dessa sociedade.
As formas de preconceito existentes nos dois países se diferenciam pela intensidade e não pela natureza.
O preconceito racial que existe no Brasil foi definido como de marca. Nos EUA, o preconceito racial é de origem.
Enquanto nos EUA o preconceito racial é considerado manifesto e irrefutável, no Brasil, a própria existência desse tipo de preconceito é motivo de debate.
Na atualidade, a diferença cultural é elemento que muitas vezes fundamenta a demanda por direitos feita por movimentos sociais organizados.
A respeito da perspectiva dos estruturais-funcionalistas acerca do direito primitivo, julgue o próximo item.
Segundo a teoria do evolucionismo cultural, os costumes dos selvagens seriam produto de uma lei firme e de uma tradição rigorosa.
A educação tem papel de destaque nos estudos fundamentados na teoria da fila, pois define a posição ocupada por um trabalhador em uma fila imaginária de pessoas em busca de trabalho.
De acordo com a teoria da fila, a produtividade é determinada pelo trabalhador e suas capacidades.
Recuperar senha