(1,0)
A antropologia urbana realizada atualmente no Brasil tem raízes em autores pertencentes à Escola de Chicago, mas também dialoga com trabalhos realizados no continente africano por autores da Escola de Manchester. A esse respeito, julgue o item a seguir.
A diversidade cultural encontrada nas cidades norteamericanas no início do século XX provocou indagações que geraram programas de pesquisa acerca de migrantes, tipos profissionais e características morais de bairros específicos.
O modelo de trabalho de campo antropológico instituído por Malinowski buscou unir o conhecimento teórico especializado à experiência direta do "outro". A monografia etnográfica, como forma de apresentação desse outro vivenciado em campo, tornou-se o produto por excelência da antropologia acadêmica moderna. A esse respeito, julgue o seguinte item.
Um dos pontos importantes das diretrizes traçadas por Malinowski é que o antropólogo aprenda a língua nativa dos povos estudados.
Quanto a teorias de contato interétnico, julgue o item a seguir.
Segundo a teoria de fricção interétnica, as relações entre sociedade envolvente e sociedades tribais não são, necessariamente, relações de oposição histórica e estrutural.
Na antropologia brasileira, é clássica a comparação entre os contextos de discriminação racial existentes no Brasil e nos Estados Unidos da América (EUA), expressos pelas categorias preconceito racial de marca e preconceito racial de origem. Acerca dessa distinção, julgue o item a seguir.
A concepção de branco e não branco varia, no Brasil, de indivíduo para indivíduo, de classe para classe, de região para região e em função do grau de mestiçagem.
Acerca dos estudos de antropologia urbana, julgue o item que se segue.
Considerando as dificuldades de aplicação da metodologia etnográfica aos contextos urbanos, as contribuições da antropologia para os estudos da realidade urbana são limitadas.
A sobrevivência dos territórios de quilombo deve-se, em parte, à estratégia de invisibilidade, tanto simbólica quanto social, empregada pelos grupos quilombolas.
Acerca de métodos e técnicas de pesquisa antropológica, julgue o item seguinte.
A análise de textos literários, bem como a comparação do fazer etnográfico com os estudos literários, faz parte do programa de pesquisa da antropologia clássica.
A antropologia política, como ramo clássico da disciplina, dialoga com questões fundamentais a respeito da possibilidade de comparação entre diferentes formas de organização social. A respeito desse assunto, julgue o item que se segue.
A proposta contemporânea de uma antropologia da política permite a incursão de antropólogos em áreas de estudo que são também de interesse da ciência política, como processos eleitorais e políticas públicas.
A análise de redes adotada pelos membros da Escola de Manchester mostrou-se um importante instrumento metodológico para estudar política e parentesco em sociedades complexas.
Grande parte das preocupações teóricas contemporâneas da antropologia diz respeito à possibilidade de superar dicotomias e binarismos postulados pela antropologia clássica. Nesse contexto, julgue o seguinte item.
Antigas críticas à sociologia durkheimiana, como a de Gabriel Tarde, vem sendo retomadas por autores contemporâneos, como Bruno Latour, para reafirmar a distinção entre natureza e cultura.
A noção durkheimiana do homo duplex reitera a distinção entre o sagrado e o profano, a sociedade e o indivíduo, postulada nas formas elementares da vida religiosa.
Julgue o próximo item acerca da antropologia contemporânea.
A antropologia das sociedades complexas rompe com a pretensão clássica de compreender a totalidade da vida, mas permite o estudo das conexões e articulações entre realidades culturais heterogêneas em contextos urbanos.
Os estudos de comunidade realizados no Brasil dialogam fortemente com autores da Escola de Chicago. Tais estudos concentram-se em populações de origem étnica diferenciada em grandes cidades ou em regiões rurais com práticas culturais consideradas tradicionais. Acerca dos estudos de comunidade, julgue o item subsequente.
O crescente individualismo das populações urbanas torna irrelevante o estudo das organizações familiares em tais populações.
Segundo Louis Dumont, a política seria a forma como as sociedades individualistas conseguem conceber a totalidade social. Mesmo assim, essa totalidade (o Estado) seria também concebida como uma individualidade frente a outras na arena internacional. Considerando essas informações, julgue o item que se segue.
O estudo das relações de parentesco foi uma forma encontrada pela antropologia para pensar a organização de sociedades sem estado.
Se as sociedades ocidentais se pensam como totalidades a partir da categoria política do Estado, sociedades como os Nuer, estudados por Evans-Pritchard, só se concebem como totalidades quando em oposição a outras sociedades com as quais mantêm relações conflituosas.
Recuperar senha