(1,0)
A antropologia política, como ramo clássico da disciplina, dialoga com questões fundamentais a respeito da possibilidade de comparação entre diferentes formas de organização social. A respeito desse assunto, julgue o item que se segue.
A noção de grupo corporado foi um importante instrumento para descrever os sistemas políticos encontrados no continente africano.
Acerca de métodos e técnicas de pesquisa antropológica, julgue o item seguinte.
A análise situacional é uma técnica desenvolvida nos anos 50 do século XX, resgatada atualmente pelos estudos de globalização e processos urbanos.
Grande parte das preocupações teóricas contemporâneas da antropologia diz respeito à possibilidade de superar dicotomias e binarismos postulados pela antropologia clássica. Nesse contexto, julgue o seguinte item.
A noção de socialidade, proposta por Marilyn Strathern a partir de seus estudos na Melanésia, pretende superar a dicotomia indivíduo/sociedade por meio de uma escolha pelo individualismo metodológico.
Pierre Bourdieu, ao propor o conceito de habitus, pretende superar limitações encontradas tanto pelo estruturalismo quanto pela fenomenologia, por meio do que ele denomina uma teoria da prática.
Julgue o próximo item acerca da antropologia contemporânea.
O estudo comparativo de noções de tempo e espaço, caro à antropologia clássica, é de grande valia para se compreender processos contemporâneos ligados à globalização e às transformações do capitalismo.
Os estudos de comunidade realizados no Brasil dialogam fortemente com autores da Escola de Chicago. Tais estudos concentram-se em populações de origem étnica diferenciada em grandes cidades ou em regiões rurais com práticas culturais consideradas tradicionais. Acerca dos estudos de comunidade, julgue o item subsequente.
A antropologia urbana feita no Brasil produziu um extenso corpo de pesquisas a respeito de migrantes, grupos étnicos e populações de baixa renda residentes em favelas, mas também se preocupou com valores e estilos de vida de diferentes segmentos das camadas médias urbanas.
A antropologia urbana realizada atualmente no Brasil tem raízes em autores pertencentes à Escola de Chicago, mas também dialoga com trabalhos realizados no continente africano por autores da Escola de Manchester. A esse respeito, julgue o item a seguir.
A ecologia humana foi uma proposta dos pesquisadores ligados ao Rhodes-Livingstone Institute para pensar processos de mudança social na Rodésia.
Segundo Louis Dumont, a política seria a forma como as sociedades individualistas conseguem conceber a totalidade social. Mesmo assim, essa totalidade (o Estado) seria também concebida como uma individualidade frente a outras na arena internacional. Considerando essas informações, julgue o item que se segue.
Dumont, seguindo os passos de Marcel Mauss e Max Weber, defende que a noção de indivíduo se desenvolveu como ideologia dominante somente no ocidente moderno.
Dumont contrasta sociedades individualistas com sociedades holistas, como a indiana, em que não há distinção entre as dimensões política e religiosa da vida social.
Na antropologia brasileira, é clássica a comparação entre os contextos de discriminação racial existentes no Brasil e nos Estados Unidos da América (EUA), expressos pelas categorias preconceito racial de marca e preconceito racial de origem. Acerca dessa distinção, julgue o item a seguir.
Quanto à estrutura social, a possibilidade de ascensão social é inversamente proporcional à intensidade das marcas apresentadas pelo indivíduo.
Para Clifford Geertz, a cultura seria uma teia de significados e um conjunto de símbolos públicos. À antropologia caberia desvendar esses sistemas simbólicos por meio de exercícios interpretativos de construção etnográfica. Com base no pensamento de Clifford Geertz, julgue o item a seguir.
A afirmação de que a escrita etnográfica é uma ficção reflete um profundo questionamento de Geertz acerca da viabilidade da própria antropologia.
A respeito do estruturalismo, julgue o seguinte item.
A antropologia estrutural, com forte influência da fenomenologia, se opõe à linguística por privilegiar a dimensão das regras inconscientes em detrimento da dinâmica da vida cotidiana.
A ciência do concreto se relaciona ao pensamento mítico por meio do método intelectual caracterizado por Lévi-Strauss como bricolage.
A possibilidade de transitar por vários mundos, com diferentes potenciais de metamorfose, está diretamente relacionada ao desenvolvimento de valores individualistas em contextos urbanos.
Uma das críticas aos estudos de comunidade diz respeito à circunscrição do campo de pesquisa, como se a comunidade estudada fosse uma totalidade autônoma, sem levar em conta os contextos de inserção em sociedades nacionais ou os processos de escala internacional.
Recuperar senha