(1,0)
Um dado equipamento está localizado em um setor onde a potência de base é igual a 20 MVA. Os valores nominais desse equipamento são iguais a 40 MVA, 400 kV e 10% de reatância. Para que o novo valor da reatância desse equipamento seja de 0,2 p.u., a tensão de base no setor considerado deve ser igual a:
Um equipamento inserido em um sistema de potência possui valores nominais de potência e tensão de 15 MVA e 200 kV. Os valores de base adotados no setor onde esse equipamento está instalado são 90 MVA e 100 kV. Considerando que a reatância desse equipamento para seus valores nominais é de 0,05 p.u., o novo valor em p.u. dessa reatância para a nova base é:
Os valores nominais de potência e tensão de um equipamento elétrico são iguais a 10 MVA e 100 kV. Sabe-se que a reatância desse equipamento, considerando seus dados de placa, é de 0,2 p.u. e que as bases para o setor onde esse equipamento se encontra são iguais a 20 MVA e 500 kV. O valor dessa reatância corrigido é:
Em um setor de um sistema elétrico, em que as bases são de 10 kV e 100 kVA, existe um equipamento de tensão igual a 5 kV e potência de 50 kVA. Sabendo-se que sua reatância original é de 0,2 p.u., a nova reatância, considerando o setor em que se encontra, é de:
Um equipamento elétrico está inserido em um setor de uma sistema elétrico, em que as bases são de 2 kV e 120 kVA. O equipamento em questão possui uma tensão de 4 kV e potência de 60 kVA. Sabendo-se que sua reatância original é de 0,1 p.u., a nova reatância, considerando o setor em que se encontra é de
Um determinado equipamento de um sistema elétrico de potência tem em sua especificação a tensão de alimentação de 1.000 V, potência de 1.500 kVA e reatância de sub- transitória de 20%. Esse equipamento está em um setor onde a tensão de base é de 2.000 V e a potência de base, de 4.500 kVA.A reatância subtransitória desse equipamento, por ocasião da elaboração do diagrama de impedâncias, deve assumir, em p.u., o valor de
Recuperar senha