Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Matéria: Análise Custo-Volume-Lucro x
#247703
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Análise Custo-Volume-Lucro
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Em relação aos indicadores utilizados para análise
econômico-financeira de uma empresa, julgue os itens seguintes.

O aumento da receita financeira proporciona acréscimo à margem operacional da empresa.

#247702
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Análise Custo-Volume-Lucro
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Considerando que uma empresa industrial consuma 60% de sua
receita de vendas com seus custos variáveis, possuindo uma
margem de contribuição unitária de $ 30, e que essa empresa
obtenha um lucro operacional líquido de $ 12.000 com a venda de
10.000 unidades, julgue os próximos itens.

O faturamento dessa empresa é superior a $ 740.000.

#247701
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Análise Custo-Volume-Lucro
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Tendo em vista que a análise de custos é um dos principais fatores
para a tomada de decisões em uma empresa, julgue os itens que se
seguem.

Para se obter a margem de contribuição, os custos fixos e variáveis devem ser subtraídos das vendas.

#247700
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Análise Custo-Volume-Lucro
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A permanência de determinado produto no mercado advém da coleta sistemática de informações relevantes à gestão do custo desse produto. A respeito dos custos para a tomada de decisão, julgue o item a seguir.

A margem de contribuição individualiza a potencialidade de cada produto e contribui tanto para a amortização dos gastos fixos quanto para a formação do próprio lucro.

#247699
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Análise Custo-Volume-Lucro
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Com relação ao estudo da relação custo versus volume versus lucro, julgue o próximo item.

Considere-se que certa empresa deveria atingir seu ponto de equilíbrio contábil ao faturar R$ 5 milhões com a venda de seu único produto, tendo, contudo, obtido prejuízo societário de R$ 300 mil, apesar de não ter havido variação em sua estrutura de custos e preços. Nessa situação, dado que os estoques da empresa estavam zerados no início do período, uma explicação possível para essa contradição é a de que houve aumento no estoque de produtos.

#232257
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Análise Custo-Volume-Lucro
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Três servidores, X, Y e Z, trabalharam em um projeto especial. Eles fizeram uso de horas de folga no desenvolvimento do projeto. Cada um deles dedicou ao projeto, respectivamente, os seguintes números de horas: 16, 26 e 12. O projeto recebeu um prêmio de R$ 29.000,00, oferecido por uma agência internacional, a qual determina que 50% do prêmio sejam divididos pelos realizadores do projeto, de modo que recebam tanto mais quanto menores sejam seus vencimentos. Sabe-se que os vencimentos dos três servidores são, respectivamente, R$ 1.200,00, R$ 1.300,00 e R$ 800,00. Se a divisão do prêmio for feita de modo proporcional aos vencimentos e ao tempo extra dedicado ao projeto, o valor pago ao servidor que receberá a maior parte do prêmio será igual a

#232256
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Análise Custo-Volume-Lucro
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Analise os dados provenientes da Indústria de Baterias Montes Altos Ltda., em junho de 2010.

• Fabricou 10.000 baterias por mês e conseguiu vender, em média, 80% da produção, por R$ 250,00 a unidade.
• Caso vendesse cada unidade por R$ 240,00, poderia vender 10% a mais.
• Caso vendesse por R$ 220,00 a unidade, poderia ven- der 9.680 unidades.
• Caso vendesse por R$ 210,00 cada unidade, poderia vender 9.800 unidades.
• Caso vendesse cada unidade por R$ 200,00, poderia vender toda a produção.

Considere, ainda, que
• o custo variável unitário é de R$ 100,00;
• a comissão dos vendedores é de 10% sobre o preço de venda;
• os custos fixos montam a R$ 300.000,00 mensais; e
• as despesas fixas totalizam R$ 400.000,00 mensais.

Considerando-se exclusivamente as informações acima, o preço que a empresa deve adotar, em reais, visando a maximizar o lucro, é de

#232255
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Análise Custo-Volume-Lucro
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Uma empresa industrial consegue obter um lucro operacional de R$ 200.000,00 mantendo uma produção de 10.000 unidades. Sabendo-se que sua margem de contribuição unitária é de ¼ do preço, qual o valor médio estimado, em reais, do custo variável unitário do produto?

#232254
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Análise Custo-Volume-Lucro
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A empresa X produz e vende unicamente o produto Y. A margem de contribuição unitária de Y duplicou do primeiro para o segundo trimestre de 2010.
A causa correta para que esse fato tenha ocorrido é:
Obs.: Mantendo-se constantes todas as outras variáveis.

#232253
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Análise Custo-Volume-Lucro
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A indústria Tupis produz, exclusivamente, os produtos Requeijão Cremoso e Doce de Leite. A diretoria da empresa pretende incentivar o aumento das vendas dos seus produtos com o intuito de aumentar os seus lucros. A decisão foi investir em promoção e propaganda, mas os recursos financeiros disponíveis não são suficientes para abranger os dois produtos. Sendo assim, a empresa Tupis deve incentivar as vendas do produto que apresentar