(1,0)
Com a Lei de Terras de 1850, o acesso à terra só passou a ser possível por meio da compra com pagamento em dinheiro. Isso limitava, ou mesmo praticamente impedia, o acesso à terra para os trabalhadores escravos que conquistavam a liberdade.
OLIVEIRA, A. U. Agricultura brasileira: transformações recentes. In: ROSS, J. L. S. Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 2009.
O fato legal evidenciado no texto acentuou o processo de
Durante as três últimas décadas, algumas regiões do Centro-Sul do Brasil mudaram do ponto de vista da organização humana, dos espaços herdados da natureza, incorporando padrões que abafaram, por substituição parcial, anteriores estruturas sociais e econômicas. Essas mudanças ocorreram, principalmente, devido à implantação de infraestruturas viárias e energéticas, além da descoberta de impensadas vocações dos solos regionais para atividades agrárias rentáveis.
AB’SABER, A. N. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003 (adaptado).
A transformação regional descrita está relacionada ao seguinte processo característico desse espaço rural:
O bioma Cerrado foi considerado recentemente um dos 25 hotspots de biodiversidade do mundo, segundo uma análise em escala mundial das regiões biogeográficas sobre áreas globais prioritárias para conservação. O conceito de hotspot foi criado tendo em vista a escassez de recursos direcionados para conservação, com o objetivo de apresentar os chamados “pontos quentes”, ou seja, locais para os quais existe maior necessidade de direcionamento de esforços, buscando evitar a extinção de muitas espécies que estão altamente ameaçadas por ações antrópicas.
PINTO, P. P; DINIZ-FILHO, J. A. F In: ALMEIDA, M. G. (Org.). Tantos cerrados: múltiplas abordagens sobre a biogeodiversidade e singularidade cultural. Goiânia: Vieira, 2005 (adaptado).
A necessidade desse tipo de ação na área mencionada tem como causa a
Diante de ameaças surgidas com a engenharia genética de alimentos, vários grupos da sociedade civil conceberam o chamado “princípio da precaução". O fundamento desse princípio é: quando uma tecnologia ou produto comporta alguma ameaça à saúde ou ao ambiente, ainda que não se possa avaliar a natureza precisa ou a magnitude do dano que venha a ser causado por eles, deve-se evitá-los ou deixá-los de quarentena para maiores estudos e avaliações antes de sua liberação.SEVCENKO, N. A corrida para o século XXI: no loop da montanha-russa. São Paulo: Cia. das Letras, 2001 (adaptado).O texto expõe uma tendência representativa do pensamento social contemporâneo, na qual o desenvolvimento de mecanismos de acautelamento ou administração de riscos tem como objetivo
Na charge há uma crítica ao processo produtivo agrícola brasileiro relacionada ao
Mas plantar pra dividirNão faço mais isso, não.Eu sou um pobre caboclo,Ganho a vida na enxada.O que eu colho é divididoCom quem não planta nada.Se assim continuarvou deixar o meu sertão,mesmo os olhos cheios d'águae com dor no coração.Vou pro Rio carregar massaspros pedreiros em construção.Deus até está ajudando:está chovendo no sertão!Mas plantar pra dividir,Não faço mais isso, não.VALE, J . ; AQUINO, J. B. Sina de caboclo. São Paulo: Polygram, 1994 (fragmento)No trecho da canção, composta na década de 1960, retrata-se a insatisfação do trabalhador rural com
O texto retrata um fenômeno vivenciado pela agricultura brasileira nas últimas décadas do século XX, conseqüência
Na charge faz-se referência a uma modificação produtiva ocorrida na agricultura. Uma contradição presente no espaço rural brasileiro derivada dessa modificação produtiva está presente em:
Prova Agropecuária para o Enem + IMAO autor expõe uma tendência de aumento de produtividade agrícola por trabalhador rural, na qual menos pessoas produzem mais alimentos, que pode ser explicadaGEM 1
Localizado a 160 km da cidade de Porto Velho (capital do estado de Rondônia), nos limites da Reserva Extrativista Jaci-Paraná e Terra Indígena Karipunas, o povoado de União Bandeirantes surgiu em 2000 a partir de movimentos de camponeses, madeireiros, pecuaristas e grileiros que, à revelia do ordenamento territorial e diante da passividade governamental, demarcaram e invadiram terras na área rural fundando a vila. Atualmente, constitui-se na região de maior produção agrícola e leiteira do município de Porto Velho, fornecendo, inclusive, alimentos para a Hidrelétrica de Jirau.
SILVA, R. G. C. Amazônia globalizada — o exemplo de Rondônia. Confins, n. 23, 2015 (adaptado).
A dinâmica de ocupação territorial descrita foi decorrente da
Sobre o processo de modernização do meio rural, é correto afirmar que:
Em relação ao agronegócio e à mecanização do campo, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.( ) O processo de modernização da agricultura no Brasil teve início a partir de meados da década de 1960, com a chamada Revolução Verde. ( ) Esse novo padrão de desenvolvimento econômico imposto pelo agronegócio ocasionou a exclusão do homem do campo da geração de emprego e a diminuição da renda, entre outros. ( ) O agronegócio no Brasil é marcado por uma heterogeneidade estrutural que beneficia uma minoria e exclui uma grande quantidade de trabalhadores. ( ) O acentuado êxodo rural provocou o aumento dos postos de trabalho e de moradia, consequentemente, da melhoria e bem-estar social nas cidades.A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Sobre a concentração de terras no Brasil, Almeida (2013) faz as seguintes considerações:I. A maior concentração de terras está na região Nordeste. Além da herança colonial, a região passou por um processo de modernização agrícola que introduziu a empresa rural de grandes propriedades. II. A menor concentração de terras está na região Sul e está relacionada à colonização europeia que reproduziu o modelo de pequenas propriedades de agricultura familiar, principalmente na Serra gaúcha e no Oeste catarinense. III. Na região Centro-Oeste predominam as grandes propriedades de pecuária extensiva, de soja e de algodão. IV. Na região Norte, pequenas propriedades de ribeirinhos e posseiros disputam espaço com as grandes propriedades que têm se instalado na nova fronteira agrícola.Quais estão corretas?
Baseando-se em seus conhecimentos sobre a questão agrária no Brasil, leia atentamente as afirmações a seguir.
I. Os movimentos pela reforma agrária ganham força no Brasil a partir dos anos de 1950, com a formação das Ligas Camponesas.
II. A reforma agrária é uma política de reestruturação fundiária, ou seja, de definição de regras para a posse da terra, com a finalidade de atender sua função social.
III. No Brasil, os latifúndios (grandes propriedades rurais) são heranças das plantations do Brasil colônia.
Podemos considerar corretas a(s) afirmativa(s):
"As regiões são o suporte e a condição de relações globais que de outra forma não se realizariam." (Milton Santos). Sabe-se também que, para regionalizar, há a necessidade de critérios de acordo com objetivos e/ou interesses, como vegetação, ordem física, população etc. Dessa forma, assinale, nas alternativas abaixo, aquela que relaciona corretamente o produto produzido e a região em que ele ocorre.
Recuperar senha