Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Matéria: Agronomia x
#14707
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Agronomia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0)

A Erosão é o processo de “desagregação e remoção de partículas do solo ou de fragmentos e partículas de rochas, pela ação combinada da gravidade com a água, vento, gelo e/ou organismos (plantas e animais).” Dadas as seguintes afirmativas a esse respeito,

I. Erosão laminar é aquela causada por concentração das linhas de fluxo das águas de escoamento superficial, resultando em incisões na superfície do terreno, na forma de sulcos, ravinas e voçorocas e solapamento de margens de canal.

II. A erosão laminar é dificilmente perceptível; porém, em culturas perenes, pode-se perceber a sua ocorrência, após alguns anos, pela exposição das raízes.

III. O ravinamento corresponde ao canal de escoamento pluvial concentrado, apresentando feições erosionais com traçado bem definido, podendo aprofundar-se devido à erosão das enxurradas, atingindo até alguns metros de profundidade.

IV. As voçorocas têm dimensões inferiores às ravinas e são geralmente ramificadas. No mecanismo de desenvolvimento desta feição atuam tanto a ação da água de escoamento superficial quanto os fluxos d’água sub-superficiais, por meio do fenômeno de piping.

são corretas

#14706
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Agronomia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0)

Dadas as afirmativas abaixo, com base no tipo de germinação das sementes,

I. Na germinação epígea os cotilédones são postos para fora do solo pelo crescimento inicial rápido e vigoroso do epicótilo, como visto em sementes de feijão. Ao passo que na germinação hipógea, a parte aérea da plântula é posta para fora do solo pelo crescimento mais rápido do hipocótilo, como, por exemplo, em sementes de milho.

II. Na germinação epígea, os cotilédones são postos para fora do solo pelo crescimento inicial rápido e vigoroso do epicótilo, como em sementes de milho. Enquanto que, na germinação hipógea, a parte aérea da plântula é posta para fora do solo pelo crescimento mais rápido do hipocótilo, como, por exemplo, em sementes de feijão.

III. Na germinação epígea os cotilédones são postos para fora do solo pelo crescimento inicial rápido e vigoroso do hipocótilo, como por exemplo em sementes de feijão. Ao passo que na germinação hipógea, a parte aérea da plântula é posta para fora do solo pelo crescimento mais rápido do epicótilo, como visto, por exemplo, em sementes de milho.

verifica-se que

#14705
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Agronomia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0)

Para obter uma boa colheita de milho, o agricultor deve estar atento a algumas características como, por exemplo, o grau de umidade dos grãos na hora da colheita, cuja informação servirá para dimensionar a velocidade de rotação do cilindro debulhador. Tal velocidade deverá ser mais alta quanto maior for a umidade do grão.


Isto Porque

quanto mais alto for o grau de umidade dos grãos maior será a dificuldade em debulhá-los, exigindo maior rotação do cilindro batedor.

A esse respeito, pode-se concluir que

#14704
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Agronomia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Em um campo de milho, cuja produtividade foi 5.000 kg/ha, a porcentagem de perda e a eficiência da colheitadeira utilizada, considerando-se que houve uma perda de 150 kg/ha, foram, respectivamente,

#14703
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Agronomia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
4
médio

(1,0)

O conhecimento dos mecanismos de penetração dos herbicidas nos tecidos vegetais é fundamental para o sucesso do controle químico das plantas daninhas. Dessa forma, pode-se dizer que:

A eficiência de um determinado herbicida é diretamente proporcional à densidade de tricomas nas folhas.

Isto porque

Os tricomas presentes na superfície foliar podem interceptar as gotas pulverizadas, favorecendo assim sua absorção pela epiderme propriamente dita.

A esse respeito, pode-se concluir que